Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

                                   
                                   Monsenhor Sales erigiu no bairro de São José um santuário dedicado à N. S. da Guia. A sua construção tinha por objetivo “afastar do Juazeiro, do Estado do Ceará, os fiéis que iam para lá arrastados pelo mais injustificado e grosseiro fanatismo religioso”, segundo Monsenhor Severiano.
A obra apresentava linhas arquitetônicas ousadas para sua época (círculo), com uma inscrição em latim na sua fachada “Iter para tutum”, literalmente “Caminho para a salvação”. Foram arrecadados fundos em quermesses e rifas, além de importante contribuição daquela comunidade. O próprio terreno fora doado à paróquia em vista do crescimento pastoral de Campina Grande.
O ato inaugural aconteceu em 17 de novembro de 1917. Pelos trilhos da Great Western, vieram da capital o Bispo Diocesano Dom Adauto e numerosa comitiva trazendo a imagem de N. S. da Guia que seria entronizada no santuário.
Uma multidão católica fez-se presente, participando com grande fervor. Colocada a imagem no seu altar pelo Vigário Sales, falou o Revmo. Bispo ao povo campinense, que batia palmas e dava vivas entusiasmadas no largo da igreja.
Nos anos 40 esta capela serviu de sede provisória da Paróquia do Rosário, quando se demoliu a sua antiga igreja para a expansão da Avenida Floriano Peixoto. E em 1968, em razão da depreciação do tempo e fragilidade do material empregado na sua construção, foram feitas diversas alterações na sua estrutura original.
Rau Ferreira (*)

(*) Cidadão esperancense, bacharel em Direito pela UFPB e autor dos livros SILVINO OLAVO (2010) e JOÃO BENEDITO: O CANTADOR DE ESPERANÇA (2011). Prefaciador do livro ELISIO SOBREIRA (2010), colabora com diversos sites de notícias e história. Pesquisador dedicado descobriu diversos papéis e documentos que remontam à formação do município de Esperança, desde a concessão das Sesmarias até a fundação da Fazenda Banabuyê Cariá, que foi a sua origem.

Referência:
- N. S. ROSÁRIO, Paróquia, disponível em http://www.rosario.org.br/portal/.
- RHCG, Blog. Reminiscências: A Igreja de Nossa Senhora da Guia Ipor Jobedis Magno de Brito Neves), disponível em http://cgretalhos.blogspot.com.br
- UCHÔA, Boulanger de Albuquerque. História Eclesiástica de Campina Grande. Departamento de Imprensa Nacional: 1964.

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br