Recebemos da educadora Anália Santos da Silva, o material a seguir, retratando a história do “Educandário Crianças do Brasil”, uma das mais tradicionais instituições de ensino de Campina Grande, que encerrou suas atividades ao fim do ano de 2011.
A história da escola se iniciou em um terreno localizado na rua Dr. Chateaubriand, no Bairro de São José. O terreno era de propriedade de José Ernesto da Silva Santos, que tinha como objetivo montar uma construtora de Engenharia Civil, e o responsável seria seu filho Sebastião Ernesto dos Santos (Engenheiro Civil). Neste local foi construído uma sala onde funcionava o escritório da construtora, porém, a firma não teve continuidade e o local seria aproveitado pelas professoras e irmãs: Anália, Cleonice e Clemilda, que dariam início a uma escola de nome “São Marcos”.
Tio Patinhas |
“Dona Anália”, chamada assim por seus alunos, nasceu no dia 02 de fevereiro de 1942 na fazenda Pedra D água, Cuité-Paraíba. Filha do casal José Ernesto dos Santos e Luzia Florentina dos Santos, tem como irmãos: Herotides, Iracema, Aristides, Djalma, Toinho, Everaldo, Marcondes, Iracilda e Sebastião. Casou-se com Geraldo Brás da Silva, no dia 28/12/1968. Do Enlace Matrimonial nasceram dois filhos: Giuliano e Gileno, proprietários da empresa “Turuna Pneus”, localizada nesta cidade.
Anália fez o curso primário na fazenda Boi Morto com a professora Eliza Macedo. Em 1958 fez exame de admissão com o professor Raimundo Suassuna. Em 1959 fez a primeira série ginasial no colégio Pio XI, a 2, 3 e 4 série ginasial, concluiu o curso pedagógico na Escola Normal de Campina Grande.
Foi através de sua educação, que “Dona Anália” se credenciou a iniciar sua instituição de ensino, assim em 1964, um ano depois da fundação de sua escola, mudaria o nome de seu estabelecimento, isto por determinação do Conselho Estadual de Educação. Foram apresentados três nomes sendo escolhido por unanimidade Educandário Crianças do Brasil, que permaneceu sempre no mesmo local, ou seja, à Rua Dr. Chateaubriand. n° 169 no bairro do São José.
Publicidades da Escola (Cliquem para ampliá-las)
O objetivo primordial da escola sempre foi o de proporcionar aos alunos uma educação sólida e integral voltada para a formação de jovens conscientes de seus direitos e deveres perante a sociedade.
A escola que tinha como lema: EDUCAÇÃO E COMPROMISSO COM O FUTURO MELHOR, encerrou suas atividades no fim do ano letivo de 2011, porém, com a certeza de que o melhor foi feito, já que vários médicos, advogados, contabilistas, economistas e as mais diversas profissões tiveram no Educandário Crianças do Brasil, as bases de seus conhecimentos. Pois é, mais uma bonita página da educação campinense que fica para a história, nos retalhos do passado.
Educandário Crianças do Brasil
'' Educando com qualidade e dedicação''
VÍDEO-TRIBUTO:
Fontes Utilizadas:
http://sites.google.com/site/ecbescola/
Boa lembranças eu tenho da "minha" primeira escola é uma pena que a mesma tenha fechado suas portas, ficamos com o registro do passado através das lentes da emoção de uma câmera, bem como as lembranças guardado na memoria de cada um que passou pelo E.C.B, saudades...
Eita a escola de Dona Anália, saudades!!!
Esse lugar marcou a minha infância durante os 5 anos em que permaneci lá. Era uma educação muito focada na cidadania. Iniciei os estudos na 1a série em 1991 e fui até a 5a em 1995. Esta última foi a 1a turma da 5a série. Antes a escola ia até a 4a. Foi realmente uma educação de qualidade. Dona Anália (dona da escola) está de parabéns pelos seus mais de 40 anos de serviços prestados a várias gerações de campinenes. Saudades e reconhecimento de um ex-aluno.
O mínimo que se podia fazer como homenagem a Dona Anália, seria o de dar o título de cidadã campinense a esta baluarte de nossa educação.
Minha primeira experiencia escolar, com 04 anos, foi nesse Educandário..Tempo bom: a gente era feliz e não sabia (ou sabia?)...hehehe
Que mergulho na história da educação de CG, aqui na prata temos bases sólidas de escolas do fundamental, que tiveram a gloria de existir, ajudando a gurizada na educação, somado ao ECB, temos o Instituto Lins Vasconcelos, O Pequeno Principe, Pingo de Mel e ainda outros que não me lembro agora. Adorei a ideia de dona Anália levantar estas informações e repassar alguns acervos.
Tenho muita vontade de obter a filmagem de uma encenação de teatro dos meus filhos, onde fui a lagrimas pelo belo trabalho que fizeram.
Não fui uma das melhores alunas e talvez dona Anália não guarde nenhuma recordação boa de mim,mas sinto muito orgulho de ter feito parte da história dessa escola onde estudei pouco e brinquei bastante,e fui uma criança levada mas muito feliz.Deixei essa escola em lágrimas no ano de 1994 na 3º série do ensino fundamental.Mas tenho boas lembranças dessa escola que fez parte da minha infância.
Meu Deus... que coisa boa rever pelo menos em video, essa escola e essas pessoas que tanto amo!! Uma pena que essa escola tenha fechado as portas, mas quando eu for a Cg novamente, com certeza vou lá para ver com meus proprios olhos!! Melhor epoca da minha vida.. ate hoje me emociono... Saudades dona Analia, seu Geraldo, tia Lela, tia Gorete, tia Laurizete... ave Maria... SAUDADES!!!
Saudades ; estudei o primário todo nessa escola.
Estudei no Educandário Crianças do Brasil por 3 anos! Voltei no tempo agora assistindo o vídeo! Boas lembranças
Saudades !! Lembrança boa ,morava no bairro de santa rosa e ia de ônibus pra escola! .
Lembrança muitooo boa ,morava no bairro de santa rosa.ia de ônibus para escola .
Cacetada, que saudades deu dessa escola. Estudei aí em 2001 quando morava na Liberdade.