Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Francisco de Sales  (Fonte: http://www.interpoetica.com)
Repentista e cantador popular nasceu em Campina Grande no dia 26 de outubro de 1916 [1915, segundo o batistério], no Sítio Covão.

Seus pais eram agricultores, tendo freqüentado a escola por apenas três meses. Contudo, foi considerado um dos grandes expoentes cordelistas, ao lado de Leandro Gomes de Barros, João Martins de Athayde e João Benedito.





Em 1927, passa a residir em Caruaru, no agreste pernambucano, onde trabalha como fotógrafo (lambe-lambe), raizeiro e revendedor de cordéis.

Entre os anos 40 e 54 abanda a viola e dedica-se inteiramente a composição, publicando o seu primeiro folheto em 1946 com o título “O casamento e herança de Chica Pançuda com Bernardo Pelado”, seguindo por “As presepadas de Pedro Malazarte” e “A mal-assombrada peleja de Francisco Sales com o Negro Visão”.

Como poeta de bancada passeou por diversos temas onde o mais recorrente eram os romances e conto de encantamentos, a exemplo do “Homem da vaca e o poder da fortuna”, publicado em 1963 e que foi adaptado por Ariano Suassuna para o teatro em 1973. Em sua sextilha de abertura, escreve:

Tem pessoa neste mundo
Que já nasce afortunada
Embora que passe tempos
Sem poder arranjar nada
Mas depois vem a fortuna
Lhe pegar de emboscada
(Arêda: O homem e o poder da fortuna)
        
E na “A casa mal-assombrada”, verseja:

Senhores, quem é poeta
está sujeito encontrar
com espírito maconheiro
cheio de truque e azar
que na vida foi poeta
morreu inda quer versar.

Digo assim porque comigo
deu-se uma trapalhada:
noite de senhor São João
eu caí numa emboscada
que pensei me acabar
sem ver o fim da jornada”.

Sua obra é extensa, contando uma centena de publicações por diversas editoras. Seus versos também trazem um pouco de desafios e emboladas que promoveu com outros renomados cantadores.

Faleceu em 20 de dezembro de 2005.

Rau Ferreira

Referência:
- AMORIM, Maria Alice. Francisco Sales Arêda: Seu crânio é uma pedra de safira. Site interpoética, disponível em http://www.interpoetica.com.
- ARÊDA, Francisco Sales. Homem da vaca e o poder da fortuna. Tip. e folheteria Luzeiro do Norte. Recife: 1963.
- PINTO, Maria Rosário. Francisco de Sales Arêda. Fundação Casa de Rui Barbosa. Site cordel, disponível em www.casaderuibarbosa.gov.br.
- SANTOS, Olga de Jesus. VIANA, Marilena. O negro na literatura de cordel. Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa: 1989.
- PERNAMBUCO DE A-Z, Site. Francisco de Sales Arêda. Disponível em http://www.pe-az.com.br.

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br