Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Observem bem esta foto:


A imagem acima estava jogada no chão, esperando o carro do lixo passar. No dia 13 de outubro de 2012, ao passarmos na Rua Epitácio Pessoa no Centro, nos deparamos com esta e outras fotos numa casa próxima ao antigo colégio de Juracy Palhano. Não pensamos duas vezes e literalmente, a catamos da rua. Feito isso, limpamos a imagem, escaneamos e resolvemos colocar em nossa página do Facebook, para que a identificação fosse feita. Tivemos alguns comentários que reproduzimos a seguir:


"Isso deve ser do domingos sávio. Acho Seja dona terezinha( a mais alta) a morena tia glória." (Júlia Gomes Quirino)

"Segundo Lêdinha Quirino: Edifício Palomo, ao fundo; Dona Terezinha e Glória com uma turma da Escola Domingos Sávio, o fardamento é muito antigo". (Bráulio Tavares)

"Foto de alguma turma do Instituto Domingos Sávio, reconheço: Dona Terezinha( diretora) Glória e Mª Gaudêncio" ( professoras). (Luzinete Machado)

"Podem colocar na Memória Educacional!!! Trata-se de uma turma do Instituto Domingos Sávio!!! Um dos educandários mais tradicionais da cidade e responsável pela formação educacional de gerações e gerações de campinenses. A foto deve ter sido tirada na época da construção do prédio do Instituto no bairro da Conceição onde hoje funciona a Casa Luciana Brasil, podemos avistar ao fundo o edifício Lucas." (Hélder Racine)


Assim, sem dúvida é a foto de uma turma do Instituto Domingos Sávio, que se localizava no Bairro da Conceição, mais precisamente na Rua João da Silva Pimentel:

Prédio em que se localizava o Instituto Domingos Sávio (Imagem: Google View)

A tradicional escola que formou gerações, foi fundada no início dos anos 60 pela professora Terezinha Leite, que faleceu no ano de 2007. Foi um marco na educação campinense.

Dona Terezinha com um aluno
(Acervo de Wilson Mendonça Furtado Júnior)

4 comentários

  1. gustavo ribeiro on 16 de outubro de 2012 15:30

    A última foto mostra D. Terezinha com Júnior Furtado. Pelo bolo, farda de gala e vela, o evento era Primeira Comunhão.

     
  2. Adriano/RHCG on 17 de outubro de 2012 08:01

    Gustavo, você que sempre relembrava o DOmingos Sávio, pq não escreve uma crônica de suas lembranças de lá, publicaremos com o maior prazer. É só nos enviar para retalhoscg@hotmail.com

     
  3. gustavo ribeiro on 17 de outubro de 2012 15:09

    Farei com prazer.

     
  4. Ferraz on 13 de maio de 2013 10:35

    Estudei no Domingos Sávio na segunda metade dos anos 1960, alguém tem fotos desse período????

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br