Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Observem bem esta foto:


A imagem acima estava jogada no chão, esperando o carro do lixo passar. No dia 13 de outubro de 2012, ao passarmos na Rua Epitácio Pessoa no Centro, nos deparamos com esta e outras fotos numa casa próxima ao antigo colégio de Juracy Palhano. Não pensamos duas vezes e literalmente, a catamos da rua. Feito isso, limpamos a imagem, escaneamos e resolvemos colocar em nossa página do Facebook, para que a identificação fosse feita. Tivemos alguns comentários que reproduzimos a seguir:


"Isso deve ser do domingos sávio. Acho Seja dona terezinha( a mais alta) a morena tia glória." (Júlia Gomes Quirino)

"Segundo Lêdinha Quirino: Edifício Palomo, ao fundo; Dona Terezinha e Glória com uma turma da Escola Domingos Sávio, o fardamento é muito antigo". (Bráulio Tavares)

"Foto de alguma turma do Instituto Domingos Sávio, reconheço: Dona Terezinha( diretora) Glória e Mª Gaudêncio" ( professoras). (Luzinete Machado)

"Podem colocar na Memória Educacional!!! Trata-se de uma turma do Instituto Domingos Sávio!!! Um dos educandários mais tradicionais da cidade e responsável pela formação educacional de gerações e gerações de campinenses. A foto deve ter sido tirada na época da construção do prédio do Instituto no bairro da Conceição onde hoje funciona a Casa Luciana Brasil, podemos avistar ao fundo o edifício Lucas." (Hélder Racine)


Assim, sem dúvida é a foto de uma turma do Instituto Domingos Sávio, que se localizava no Bairro da Conceição, mais precisamente na Rua João da Silva Pimentel:

Prédio em que se localizava o Instituto Domingos Sávio (Imagem: Google View)

A tradicional escola que formou gerações, foi fundada no início dos anos 60 pela professora Terezinha Leite, que faleceu no ano de 2007. Foi um marco na educação campinense.

Dona Terezinha com um aluno
(Acervo de Wilson Mendonça Furtado Júnior)

11 comentários

  1. gustavo ribeiro on 16 de outubro de 2012 às 15:30

    A última foto mostra D. Terezinha com Júnior Furtado. Pelo bolo, farda de gala e vela, o evento era Primeira Comunhão.

     
  2. Adriano/RHCG on 17 de outubro de 2012 às 08:01

    Gustavo, você que sempre relembrava o DOmingos Sávio, pq não escreve uma crônica de suas lembranças de lá, publicaremos com o maior prazer. É só nos enviar para retalhoscg@hotmail.com

     
  3. gustavo ribeiro on 17 de outubro de 2012 às 15:09

    Farei com prazer.

     
  4. Ferraz on 13 de maio de 2013 às 10:35

    Estudei no Domingos Sávio na segunda metade dos anos 1960, alguém tem fotos desse período????

     
  5. VALÉRIA SALSA on 16 de janeiro de 2019 às 23:06

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  6. Soenia Marques on 12 de fevereiro de 2021 às 23:10

    Que saudades!! Estudei no início dos anos 70. O Instituto era maravilhoso, preparava muito os alunos. D. Terezinha, D. Glória, D. Maria Gaudêncio, D. Thessalonisse, D. Helda, D. Gilvanisse e tantas outras professoras maravilhosas. Estudei do Jardim de Infancia a 4a. série.

     
  7. Anônimo on 29 de maio de 2022 às 12:50

    Esse é Júnior, filho de Dra. Terezinha com Dona Terezinha.

     
  8. Stardoll Truques (Priscila) on 29 de maio de 2022 às 13:00

    Boa recordação estudei com Junior Furtado muito simples. Como foi bom ver estás fotos.

     
  9. Anônimo on 20 de julho de 2022 às 14:55

    Estudei lá entre os anos de 1979 e 1984, e tenho as melhores recordações. Tenho certeza que a CMCG deve uma justa homenagem a Dona Maria Terezinha Leite (paulista radicada em CG, que mereceria a cidadania campinense póstuma), Dona Glória e Dona Maria Gaudêncio, grandes (enormes) educadoras campinenses, formadoras de várias gerações e guardadas nos corações de todos que passaram pelo IDS.

     
  10. Anônimo on 10 de abril de 2024 às 22:11

    Estudei no instituo do ano 1988 a 1992. Um dos melhores anos de minha vida! Ainda lembro de dona Terezinha, tia Glória me alfabetizando e dizendo que meu U estava parecendo com um R. Tia Auxiliadora do jardim 2 É minha paciente hoje em dia. Tia Solange da segunda série. Maria Gaudêncio na 3a série. Anos incríveis!

     
  11. Anônimo on 10 de abril de 2024 às 22:13

    Ainda lembro um dia que levei uma almofada de peido e coloquei para um colega sentar. Quem sentou foi tia Solange. Nesse dia ela riu. Noutro dia levei um sapo de brinquedo pra assustar uma amiga. Nesse dia tia Solange não me perdoou e tomou meu sapo, me levando pra diretoria

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br