Um dos ícones ‘cult’ dos anos 90 na cidade de Campina Grande foi, com certeza, o ator Alberto Moraes de Lucena, que caracterizava o Palhaço Pipokinha.
Ídolo da criançada, o Palhaço Pipokinha consolidou seu sucesso artístico com a apresentação diária de um programa de televisão, o “Show do Pipokinha” exibido pela TV Borborema no horário de 11:00, que contava com a participação de vários artistas locais, entre eles os lançados pelo próprio Pipokinha em seus shows realizados nas casas de espetáculos, que aos poucos foram se tornando conhecidos em toda cidade, como por exemplo o cantor Adilson, a cantora Sandra Paula e o cantor Rickson que hoje faz sucesso no sudeste do país, além das auxiliares de palco denominadas ‘Pipoketes’.
Nessa mesma época, a Micarande ainda era um evento viável e, aproveitando a consolidação de um dos seus dias dedicados ao público infantil, foi criado o Bloco Pipokinha-Maravilha, tendo como atração principal a cantora baiana Mara Maravilha. Em 1995, a revista Veja considerou-o como o melhor bloco de carnaval infantil do Brasil, segundo consta em sites dedicados à cantora baiana.
Apesar do sucesso profissional, o ator Alberto Lucena sofria de depressão, o que levou a algumas atitudes irresponsáveis diante de público e outras tentativas contra a própria vida, dentre elas um mergulho nas águas do Açude Velho.
Por fim, no dia 12 de março de 2003, saltando do 3º andar do Edifício sede do Banco do Brasil de João Pessoa, depois de dizer “-Adeus” à quem se encontrava em uma lanchonete de frente à agência, Pipokinha encontra o “êxito” nesta que já não fora a sua primeira tentativa de suicídio.
Com Mara Maravilha, Bloco Pipokinha-Maravilha |
Segue alguns vídeos postados no YouTube com lembranças do Palhaço Pipokinha na TV:
Fontes Pesquisadas:
O Norte OnLine (12/03/2003);
http://www.youtube.com/user/melchiades1
Trabalhei filmando o programa do pipokinha na TV Borborema anos 1989,1990 e 1991, o tempo voa!
meu amigo isso era muito trash mas faz parte da minha infancia.
parabens pelo resgate. Pipokinha foi responsavel pela animação das crianças de campina grande por muitos anos. quantos adultos hoje não viveram grandes momentos naquela época.
Já tinha visto a matéria com o Carrapeta que vocês fizeram. Muito digno de aplauso esse registro que foi feito desses dois artistas que alegraram o publico infantil de c.grande por muitos anos.
parabéns pela lembrança! ótimo blog
Quanta saudade do meu amigo. Não esqueço nunca.
Patrícia Duque.
Nos últimos meses de sua vida ele conversava umas coisas meio sem lógica, tipo disco voador infelizmente pareçe que ele tava meio fraco do juizo, foi essa a impressão que tive quando conversei com ele pela última vez.
Ele chegou a tirar a roupa e sair correndo nu pelas ruas de Campina, pelo menos uma vez.
cara vc que comentou que trabalhou nos estudios do programa vc acha que ainda existe se não todos mais uma boa parte dos registros do programa eu participei de uma brincadeira na epoca e ganhei por sinal e gostaria muito de rever tem como entra em contato
Acho muito dificil algum arquivo do pipokinha na tv borborema, talvez vc encontre com familiares do pipokinha ou com alguém que fazia parte da sua turma, pipoketes,atrações, etc.
Muito massa o bloco pipoquinha maravilha. Uma pena q o palhaço que difundia alegria ter um fim tão trágico. Ouvi dizer q foi poe conta de um filho dele que faleceu, seria verdadade?
A micarande nunca mais foi a mesma sem o pipoquinha maravilha. =/
Já tomei muita cachaça assistindo aquelas apresentações bestas dele na pirâmide do parque do povo.
Pipoquinha era um saco! Perdiamos chaves e Chapolin!
Porque ele se matou?
O caminhão chegou
E o q trouxeram em cima dele ainda não sei
Não custa nada ir até lá..
Nao custa nd a gente ver o que se tem
So assim a gente pode escapulir
E conhecer ali baba e os 7 anões
Alibaba me deu, um doce docevq eh feito da abelha e do mel
Os 7 anões fizeram um círculo de 7 x7
E foram 49 belos dias
Mto riso mto amor e fantasia
Lala la la la la...
Era melhor ter ido ver o filme do pele
Tempo bom....saudoso! Pipokinha fez feliz muitas crianças de Campina Grande. Muito triste ele terminar assim, por falta de sensibilidade e amor ao próximo ele não foi visto como doente na época.
facebook.com/palhacopipokinha
Queria muito rever os programas onde tinha um grupo de dublava Mara maravilha 1990.pipokinha era um palhaço show.
Se Lisboa não tivesse feito aquela merda as coisas não teriam desandado tanto.
Ele fez parte da minha infância e assitia pela TV de Joao Pessoa,como também o programa do Chibata.Hoje,as TVs locais da Paraiba só retratam a violência,inclusive estimulando alguns bandidos a cometer atos ilícitos para passarem na TV e ficarem"famosos"por seus crimes.Nao se passa mais desenhos na nos principais canais da TV aberta,que lucra muito com propaganda de empresas e a audiencia e o sangue dos mortos.Os "jornalistas"e "repórteres"policiais são abutres,urubus,vivem do sangue alheio.Vinicius Henrique,Sikera Jr,Samuka e muitos.A imprensa da Paraíba é uma das piores do Brasil.Vergonha e nojo dos donos dessas emissoras...
Que pena que ele tirou a própria vida,mas como dizem muitos o mal do século é a depressão,e a maioria dos suicidas cometem o ato por problemas psicológicos...
Vc tem a gravação do grupo methodick de Recife
Fiquei muito feliz com essa homenagem, gostaria muito de ouvir a música o caminhão chegou, pra cantar pra meu netinho, procurei e não encontrei o vídeo.
Saudades.Isso é muito nostálgico !
Eu me lembro que na época Eu era pequeno e minha irmã se apresentava dançando e dublando Daniela Mercure com duas amigas no Espaço Cultural a onde era o programa do Jota show e o camarim do pipoquinha era lá no também eu fica brincando lá perto do camarim dele do pipoquinha um dia ele saiu dela e me viu e me abraçou e me deu um abraço hoje sou locutor e trabalho com irmão dele que por sinal e um comunicador tem🙏
Minha irmã era a Angélica cover do programa queria muito rever um programa que tivesse minha irmã
Pipokinha no Instagram @clubedopipokinha
Trash é sua vida!
E agora deve tá com cirrose.
PIPOKINHA que se encarece, e ninguém perdia nada, deixa de ser chato!!!?
No YouTube está cheio de documentários sobre a vida dele. Era uma pessoa amorosa simples e que dava oportunidade para todo mundo. Explosivo mas por ser perfeccionista. Tudo tinha que está organizado. Rinaldo resgatou toda história é essa semana saiu um documentário show de bola sobre ele e as atrações. Deus esteja com você Alberto. Porque só Jesus para confortar o coração de um pai que perdeu seu filho de dois anos afogado na banheira de casa. Fácil julgar e chamar de irresponsável. Quando não se está na pele de quem perdeu um filho. No lugar dele eu faria o mesmo.
Como faço pra pegar uma gravação desse tempo como conseguir me der informações que souber.
Triste ver que a mesma TV Correio que ele doou seu sangue a vida inteira, usou o momento da morte dele para ilustrar uma vinheta de seu programa sanguinário que existe desde aquela época até hoje (Prova disso: https://www.youtube.com/watch?v=IxAcWHeYUg4) é a mesma emissora que demitiu o Alberto Lucena (o querido Palhaço Pipokinha) em 2001 sem nenhuma justificativa.
Senhor Roberto Cavalcanti, não sei como o senhor dorme a noite. Eu não conseguiria dormir sabendo que demiti um funcionário no MOMENTO MAIS DIFÍCIL DE SUA VIDA que foi a perda de seu filho, ainda por cima uma pessoa depressiva que já havia tentado retirar sua própria vida VÁRIAS VEZES.
Sem filho, sem emprego, sem estabilidade mental para prosseguir a vida, sem nada e ainda por cima tendo a sua imagem vilipendiada e tendo o trecho de seu suicídio sendo mostrado por 4 anos consecutivos na abertura de um programa mórbido, por mais que sejam poucos segundos.
Se eu fosse o senhor, mudaria o nome de suas empresas de comunicação: passaria a assinar SISTEMA CORREIO DO CRAMUNHÃO. É isso que você é. O senhor não tem alma. Se ninguém nesses mais de 20 anos que se passaram não falou isso para você, EU FALO.
O SENHOR NÃO TEM ALMA E LUCRA COM A MORTE DAS PESSOAS, INCLUSIVE LUCROU E MUITO COM A MORTE DO ALBERTO LUCENA, O ETERNO PIPOKINHA.
QUE DEUS UM DIA LHE PERDOE, PORQUE SE UM DIA EU LHE ENCONTRAR, EU NEM SEI DO QUE EU SOU CAPAZ DE FAZER...