Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Quando comemoramos, neste ano de 2012, o aniversário de 148 Anos de Emancipação Política de Campina Grande, a cidade vive a expectativa de mais uma eleição municipal.

Aberto o segundo turno para escolha do novo prefeito, cabe-nos ressaltar que um dos dois escolhidos para gerir a administração no próximo quadriênio, terá a grande responsabilidade de planejar e executar as comemorações do Sesquicentenário de Campina Grande, em 2014!

Lembrando que haverá mais um período eleitoral coincidente, daqui a dois anos, será que sobrará empenho dos nossos futuros gestores para dedicar o mês de Outubro de 2014 para as festividades dos 150 anos da nossa cidade, ou eles estarão ocupados demais com as eleições estaduais?!

À apenas dois anos desta marca cronológica, quais as esperanças da nossa população quanto ao futuro da nossa cidade, ante um passado de glória e progresso?!

Já existem movimentos independentes partindo, principalmente, de Historiadores através das redes sociais que demonstram essa preocupação com a passividade com que vem sendo lembrado esse evento pelos órgãos institucionais.

À cada dia algo muda na paisagem urbana municipal e numa velocidade extremamente rápida!

O Blog Retalhos Históricos de Campina Grande vem resgatando nestes últimos três anos fotos que mostram a metamorfose pela qual passou o Centro da cidade nos últimos 90 anos, (já que temos fotos desde a Década de 20) e ficam as dúvidas:  quando completarmos 150 anos, o que ainda haverá restado de patrimônio arquitetônico? E nossas árvores, será que ainda estarão de pé? A Avenida Floriano Peixoto,  o Açude Velho, o Parque do Povo... e nossos Museus? 

Pois é, nossos Museus! Aqueles recantos destinados a abrigar e expor as relíquias do que foi evidência em algum momento do pretérito local, tão pouco visitados fisicamente... o que constará dos seus acervos em 2014?

E a Cápsula do Tempo enterrada no obelisco do Parque do Açude Novo, na gestão Evaldo Cruz desde 1974, será que ainda estará lá quando cumprir-se a data limite para abri-la?

Ao parabenizarmos nossa cidade e seus filhos pelo transcurso dos seus 148 Anos,  pensemos que algo à altura da Grandeza dessa Campina deve ser realizado e para seu pleno sucesso, antes de tudo, deve ser cuidadosamente planejado... se partirá da Administração Municipal, já deve constar das primeiras agendas do ano vindouro.

Pelo amor que esta cidade deposita aos seus filhos, natos ou adotivos, preferimos crer que estes lhe proporcionarão uma homenagem justa, digna e magna, que marcará todos nós, o que nos coloca em situação de expectativa, desde já.

De Paupinna à Villa Nova da Rainha, Campina SEMPRE Grande. Parabéns pelos seus 148 anos!

Editores do BlogRHCG
Foto: (c) Marcus Nogueira

16 comentários

  1. Anônimo on 11 de outubro de 2012 às 14:38

    Parabéns, minha linda Campina!

     
  2. Anônimo on 11 de outubro de 2012 às 14:40

    Que o Senhor Jesus abençõe sempre esse povo. Parabéns CAMPINA!

     
  3. Braulio José Tavares on 11 de outubro de 2012 às 16:07

    Uma idéia seria a divulgação massiva do que aconteceu no Centenário.Temos duas gerações que pouco conhecem do mais importante acontecimento na nossa Campina Grande.

     
  4. Anônimo on 11 de outubro de 2012 às 18:35

    150 anos, podem esquecer. Esse povo daqui, apos eleitos, so pensam no seu umbigo. E ainda mais com eleicao em 2014...

     
  5. Leda Maria on 11 de outubro de 2012 às 22:04

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  6. Leda Maria on 11 de outubro de 2012 às 22:07

    Parabéns!! Minha cidade querida, te amoooo!!! Sua filha adotiva jamais te esquecerá.

     
  7. Leda Maria on 11 de outubro de 2012 às 23:52

    És uma cidade maravilhosa onde tive o prazer de viver minha infância e adolescência, anos maravilhosos que hoje me fez reviver o tempo feliz que jamais esquecerei. PARABÉNS! CAMPINA GRANDE RAINHA DA BORBOREMA, pelos seus 148 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA!

    Espero em DEUS que no próximo ano, eu possa vir aqui te homenagear.

     
  8. Anônimo on 12 de outubro de 2012 às 02:46

    A primeira foto alguém pode identifica-la? já tentei e não consigo.

     
  9. Anônimo on 12 de outubro de 2012 às 04:23

    Eu não posso identificar essas fotos! A primera creio que é uma equivocação e a segunda, talvez pela iluminação, me confundo...O é que mudou tando Campina nos últimos anos? Alguém me esclarece?

     
  10. Paulo Gomes on 12 de outubro de 2012 às 14:52

    Excelente a ideia do Bráulio de enriquecer as informações sobre os eventos ocorridos no Centenário, e que realmente são tão pouco lembrados. Aproveito para novamente lembrar que em 2014 serão teremos os 150 anos desta terra muito querida. Alguma coisa já está sendo feita? Alguém está,pelo menos,lembrando deste fato? Tomo novamente a liberdade de indicar esta tribuna como uma das colunas mestra para este evento, respaldada pelos serviços prestados a esta cidade até hoje. Que assim seja!

     
  11. RHCG on 12 de outubro de 2012 às 16:50

    Paulo, deixemos algumas idéias então. Qual a maior paixão do brasileiro? Futebol. Em 1964, foi organizado um torneio para celebrar o centenário. Pq não aproveitamos que no mês de junho de 2014 as equipes principais do Brasil irão parar em virtude da Copa do Mundo, e não convidamos pelo menos 3 grandes, para que junto a Treze e Campinense, não façamos um torneio para celebrar os 150 anos?

    Outra idéia, pq durante o Festival de Inverno, não convidamos (contratando) grandes nomes de nossa MPB para fazer shows no Parque do Povo?

    Já pensaram um show de Roberto Carlos (nosso maior nome na musica) no dia 11 de outubro de 2014 no Parque do Povo, aberto a toda população?

    São só 2 idéias, tempo tem para agendar e conseguir os recursos financeiros.

     
  12. Braulio José Tavares on 13 de outubro de 2012 às 22:05

    É um ângulo diferente.No primeiro plano AV Severino Cabral,à esquerda o novo Museu,logo após o terreno vazio onde montam as atrações temporárias.Ao fundo,os prédios mais altos na margem do Açude Velho,e para aumentar a confusão,não aparece o espelho dágua.

     
  13. Braulio José Tavares on 13 de outubro de 2012 às 22:26

    Foi mal, é a primeira foto.Açude Novo,Colégio Pio XI(em forma de H),entre os dois está o Palácio do Bispo(Instituto PAX,Gabinete do Prefeito).E ainda a fachada do Cine Avenida e os frontões da Rua João Pessoa.O avião provavelmente sobrevoava a Rua João Suassuna.

     
  14. Anônimo on 14 de outubro de 2012 às 05:18

    Obrigado Braulio! Agora posso identificar...Fôi dificil...kkkk

     
  15. Paulo Gomes on 14 de outubro de 2012 às 09:02

    Excelentes ideias,mas acho que no período do aniversário da cidade, as principais equipes brasileira já estarão de retorno às suas atividades normais. Quanto ao show (ou shows) sará imprescindível a participação da prefeitura para sua viabilidade.

     
  16. Paulo Gomes on 14 de outubro de 2012 às 09:12

    Em verdade, com exceção destes comentários neste espaço, não vemos nenhuma movimentação,nenhuma referência, enfim, nada que se possa citar com vistas a esta ocasião. Neste aspecto,reina o mais profundo silêncio. Nossa esperança é que o futuro prefeito, acorde para esta realidade, sem falar do fato de ser lembrado como o prefeito do sesquicentenário de Campina Grande. E vejam só que responsabilidade histórica esta pessoa estará vivenciando. Esperemos que em 2014, um ano tão importante em eventos (Copa do Mundo,Eleições etc.) os responsáveis - se é que existem - por esta importantíssima data na história de Campina Grande nos brindem com uma belo trabalho.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br