Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Nesta semana em que evidenciamos o início das Campanhas Eleitorais, após os registros de candidaturas, calha o encarte abaixo, datado de 1935.


Grande registro histórico, cedido pelo conhecedíssimo chaveiro Buru (Júnior), mais uma vez contando com o intermédio do foto-jornalista Cláudio Góes.

Esta cópia de panfleto da Campanha Eleitoral do ano de 1935 era parte integrante do livro "Da Revolução de 30 à Queda do Estado Novo", de autoria do jornalista Josué Sylvestre. Uma curiosidade peculiar: dentre as várias solicitações profissionais ao citado chaveiro para abertura de cofres antigos, este material é parte de um desses "achados"; material considerado velharia para alguns mas, de suma importância para aqueles que tecem a História da nossa cidade item por item, retalho por 'Retalhos'.

Dentre os candidatos presente na chapa do Partido Progressista daquele ano, encabeçada pelo revolucionário Vergniaud Wanderley, podemos destacar:

MARIA DULCE BARBOSA
Representava o então Distrito de Queimadas e, em 1949, quando foi eleita pela primeira vez, também foi a primeira mulher eleita vereadora da Região Nordeste.

ZACHARIAS DO Ó
Proprietária da primeira casa mortuária da cidade, na Década de 30. Foi co-fundador do Améria FC junto com Antonio Bióca.

DEMÓSTHENES BARBOSA
Egresso da cidade de Surubim-PE instalou-se em Campina Grande onde se firmou como comerciante de couros e peles; algodão; fazendas e gados. Foi proprietário da firma 'Demósthenes Barbosa & Cia' que detinha prensa de algodão.  Uma curiosidade: sua residência ficava localizada no local onde hoje está o prédio dos Correios e Telégrafos!

VENEZIANO VITAL
Pai do saudoso tribuno Vital do Rêgo, avô do atual prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rego Segundo Neto.

FRANCISCO MARIA
Pai do famoso jornalista campinense Chico Maria.

De acordo com o manuscrito no verso do panfleto, a raridade acima pertencia ao Sr. Silvino Fernandes Moura.

4 comentários

  1. andezza nunes on 1 de outubro de 2012 às 14:40

    cada dia que passa vejo a importancia desse blog para nossa história. parabéns a todos que fazem parte disso.

     
  2. Anônimo on 2 de outubro de 2012 às 05:01

    É realmente un documento impressionante! Estão representadas as grandes familhas de uma época de Campina Grande: Os Vital do Rêgo, os AGRA, os Ribeiro, os do Ó. Quase todos eran fazendeiros da região...

     
  3. Anônimo on 2 de outubro de 2012 às 10:36

    O fato de conseguir resgatar o panfleto deu realmente um glamor a propaganda eleitoral, que se fosse descrita simplesmente seus candidatos, nao ficava o charme de ver a grafia e registro que voces conseguiram..parabens aos colaboradores que viabilizaram esta divulgação.

     
  4. Ação e Vida. on 3 de janeiro de 2013 às 09:49

    Sempre que busco história sempre busco em retalhos históricos de Campina Grande, este site me deixa tão bem que me faz viajar em outras epocas chego até ficar com os olhos lagrimejando de alegria, belissimo blog.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br