Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Entre o começo da década de 80 e meados da de 90 do século passado, o Brasil respirava automobilismo, principalmente, devido as performances de Nelson Piquet e Ayrton Senna na Fórmula 1.

Como sempre, nossa heróica cidade não poderia ficar de fora. Gilberto Gil certa vez disse que Campina tinha um anseio de ser Nova Iorque, já que estava sempre a realizar grandes eventos, mesmo sendo uma cidade interiorana.

E não é que resolveram “inventar” uma corrida de kart em pleno centro da cidade. Não lembramos exatamente o ano, acreditamos que talvez possa ter sido em 1990. O circuito improvisado, passava pelas ruas Venâncio Neiva, Beco do 31 e parte da Marquês do Herval. Um foto dessa corrida foi resgatada por Wilson Mendonça Furtado Júnior e cedida ao RHCG:



Foram realizados treinos livres, mas uma coisa incomodava os pilotos, que era o trânsito dos espectadores em plena “pista”. Realmente não existiam condições de se ter um evento ali, tanto é, que após ser dada a largada, os pilotos diminuíram a velocidade, ao perceberem que poderia acontecer um acidente de grandes proporções. O evento foi encerrado logo a seguir.

Mesmo após esse evento frustrado, fica aqui o registro da corrida. Se alguém tiver alguma informação sobre o ano correto, fotos ou até mesmo vídeos, mandem um e-mail pra gente (disponível no blog).

Corridas de Kart em Campina, porém, vem de antes do período citado acima. Professor Mario Vinicius Carneiro Medeiros, historiador, relata eventos ocorridos nos anos 70: "Recordo que por volta de 1972 ou 1973, houve uma corrida de Kart aqui na cidade. O percurso foi este: largada na Praça Clementino Procópio, subia pela Floriano Peixoto até o prédio da Prefeitura, dobrava-se à direita e voltava pela Afonso Campos até o ponto de partida". A professora universitária Soahd Arruda, por sua vez,  nos enviou outra foto, possivelmente do começo dos anos 80, realizada às margens onde hoje se encontra o Parque Evaldo Cruz, no trecho do convento das Clarissas:



Para finalizar o tópico, uma homenagem ao representante de Campina Grande no automobilismo, Valdeno Brito. Vamos relembrar sua histórica vitória de 2008, na “Corrida do Milhão”, em imagens da TV Paraíba:

2 comentários

  1. mario vinicius on 4 de fevereiro de 2010 às 13:41

    A primeira corrida de kart que vi na vida em Campina Grande foi na década de 70.
    O evento ocorreu entre a Praça Clementino Procópio, a Rua Afonso Campos e parte da Av. Floriano Peixoto, num domingo pela manhã.

    Recordo que o trecho que vai do semáforo ao prédio da antiga reitoria da FURNE ficou interditado e, assim, a faixa oposta ficou em mão dupla por várias horas.

    Depois, na década de 80, houve corridas de kart no Açude Novo. O circuito compreendia parte da rua do Açude Movo, a rua por trás do Convento das Clarissas e parte da rua que hoje está o Sallon Bar, indo em direção ao São José.

    Isto foi nos áureos tempos da "Feirinha do Shoppingo do Açude Novo" !

     
  2. neto on 8 de outubro de 2012 às 11:45

    lembro bem destas corridas do açude novo inclusive presenciei um atropelamento de uma criança que tentava passar de um lado para outro, pois não havia grades de segurança como pode ser visto na foto.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br