Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Philipe Figueiredo nos envia o link para conhecermos um breve relato da História das Empresas de Transportes Coletivos de Campina Grande 'Cabral' e 'Santa Rosa', originalmente postado em "Portal Ônibus Paraibano/Paraiba Bus", segue a íntegra da matéria:


CONHECENDO AS EMPRESAS CABRAL E SANTA ROSA
 
Pra quem gosta da história das empresas de ônibus paraibanas, hoje na série "Conhecendo as empresas" vamos conhecer a Viação Cabral e Santa Rosa, essa simpática empresa sediada em Campina Grande que há 47 anos presta um serviço de excelente qualidade no transporte de passageiros campinenses. Vamos agora viajar no passado e conhecer a bela história dessa empresa, fruto das pesquisas da equipe do Grupo Paraíba Bus!!!



História da Cabral

Em 1965 na cidade de Campina Grande, José Cabral da Silva juntamente com Hamilton de Sousa Cavalcante fundaram a então conhecida Empresa Cabral. Após o início das atividades, Hamilton decide retirar-se da sociedade para atuar em outras atividades, restando apenas José Cabral da Silva acompanhado de sua mulher e seus filhos.

A criação da Empresa Cabral teve como fato importante a aquisição dos dois primeiros ônibus, modelo OM 312, os “bicudinhos”, os quais foram utilizados na prestação de serviços da rota da Palmeira na referida cidade.

Após algum tempo, essa empresa começou a operar também na rota em direção ao bairro de Santa Rosa. Após alguns anos, a frota já era de 10 ônibus, o que motivou a aquisição de um terreno para guardar, revisar e fazer a devida manutenção da frota com a devida estrutura técnica.

Em 1978, mais um sonho era realizado, o da aquisição do primeiro ônibus totalmente novo, comprado diretamente ao fabricante. E em 1982 vem o primeiro ônibus novo para o inicio da substituição da frota.

Com o falecimento do fundador, fica a responsabilidade para a sua esposa, a senhora Abenita Nascimento Cabral, juntamente com seus filhos, de continuar o progresso da empresa com dignidade, coragem e responsabilidade.

Com o passar do tempo, a senhora Abenita decide passar o comando da empresa para seu filho Aroldo. Este assume o trabalho dos pais e após algum tempo, mas uma vez a família sofre com uma perda, mas não apenas de um familiar, e sim de um grande administrador que era assim como o seu genitor. A partir desse momento, assumem o comando e a direção da empresa, Toinho, Noaldo, Dioso e Albério, numa co-gestão entre irmãos.

Situação Atual

Atualmente a Viação Cabral possui uma frota de 44 veículos que circulam nas linhas: 077 Cinza, 092 Radial, 500, 505, 550, 055, 555 Grande Circular, 910 Continetal/Cuités, 902 Estreito, 910 Jenipapo e 009 Fazenda.

Para que a empresa tenha um bom funcionamento é necessário que todos os seus 180 funcionários trabalhem com responsabilidade, pois estão conduzindo vidas ou fazendo manutenções nos veículos que transportam pessoas.


As suas últimas aquisições foram os torinos da foto acima, além de alguns outros que circulavam no Rio de Janeiro. Em breve a empresa fará novas compras para a sua frota.

Agradecemos a direção da Viação Cabral por colaborar conosco para a elaboração desta matéria. Desejamos sucesso para todos que fazem parte da família Cabral.

8 comentários

  1. Anônimo on 6 de agosto de 2012 14:43

    Os ônibus que fazem a linha Genipapo são uns verdadeiros sucatões, um lixo de ônibus velhos.

     
  2. Anônimo on 6 de agosto de 2012 14:55

    Sou do tempo que a Cabral era conhecida como a "Quebral" em José Pinheiro.

     
  3. Anônimo on 6 de agosto de 2012 18:36

    Esse tempo ainda é atual é só ver os ônibus do Genipapo.

     
  4. Anônimo on 6 de agosto de 2012 18:38

    Acho que tem ônibus de Jenipapo que é da época quando começou a empresa,rsrsrs.

     
  5. Anônimo on 7 de agosto de 2012 23:26

    Esses ônibus é o cartão de visita quando chega um turista na nossa cidade via rodoviária, é brincadeira!

     
  6. Anônimo on 11 de setembro de 2012 14:20

    Poxa a cabral nao tem um onibus de 3 portas esta ruim o serviço prestado por ela vamos coloca mais carro novo

     
  7. Anônimo on 20 de agosto de 2015 02:18

    Estou a procura de um amigo que era motorista e fazia a linha monte santo geremias...ele se chamava MARCOS alguem sabe dele? Marcos negao. Aguardo

     
  8. Thales Sousa on 1 de fevereiro de 2017 13:52

    Conheço

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br