O Paulistano Esporte Clube foi fundado no dia 25 de novembro de 1929. A sua sede inicial era nas proximidades do antigo Cine Babilônia, na década de 40. Logo depois, sua sede foi transferida para o bairro de São José, localizada à Rua Major Belmiro.
O nome tem origem em homenagem a um clube paulista na década de 20, que excursionou pela Europa e conseguiu bons resultados, era o time do lendário Friedenreich.
O nome tem origem em homenagem a um clube paulista na década de 20, que excursionou pela Europa e conseguiu bons resultados, era o time do lendário Friedenreich.
O primeiro campo de futebol do Paulistano foi o campo das Beatas e ficava as margens da linha do trem em terreno onde funcionava a desativada SANBRA. A mudança para a Avenida Assis Chateaubriand na Liberdade, aconteceu na década de 50, depois que a diretoria da época negociou a venda do primeiro campo para a SANBRA com a intermediação do prefeito de então, o Dr. Elpídio de Almeida.
O Paulistano Esporte Clube, foi um clube inesquecível para o futebol paraibano, mesmo tendo como maior conquista um vice-campeonato, pois revelou muitos jogadores que brilharam no Treze e Campinense na década de 50 e 60, como o lendário zagueiro Uray, Zé Preto, Cido, Miraldo, Lelé, Tonho Zeca, Assis, Cará e outros tantos.
O primeiro confronto do Paulistano com o Treze aconteceu no dia 20 de junho de 1957, no campo do Paulistano, com a vitória do Galo da Borborema por 2x0.
Fotos do antigo campo do Paulistano (Diário da Borborema):
Foto Recente do Paulistano:
Meu avô, Iosário Lopes, foi treinador do time nos anos 90, passei minha infância indo a esse campo.
:D
E hoje de quem será o dono desse terreno? será que está abandonado?