Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

O jornal baiano “O Monitor” publicou em sua edição de Nº. 50, de seu segundo ano, a notícia do falecimento do Tentente-coronel Eufrásio Câmara em destaque:

“Em Campina falleceu o agricultor Eufrazio de Arruda Câmara. Era tenente-coronel chefe do estado-maior da guarda nacional d’aquelle município, cavalleiro da Rosa, e no Ingá, onde por muito tempo residiu, exerceu decisiva influência no partido conservador, e occupou, como em Campina, todos os cargos de eleição popular. Foi sempre alli delegado de polícia e supplente do juiz municipal. era senhor do engenho Cabaças”.

Nascido em 1829, era filho de Antonio Duarte Carneiro de Siqueira e Ana de Arruda Câmara. Proprietário rural e político, era dono do Engenho S. José de Cabaças, em Campina, e Bacamarte, no Ingá.

Rau Ferreira

Referência:
- ALMEIDA, Elpídio de. História de Campina Grande. Edições da Livraria Pedrosa. Campina Grande/PB: 1962.
- O MONITOR, Jornal. Anno II, Nº. 50. Edição de terça-feira, 31 de julho. Bahia: 1877.

2 comentários

  1. Anônimo on 15 de maio de 2022 às 19:04

    Capitão Duarte e Ana de Arruda Camara eram os avos do meu avô Dante da CunhaCavalcanti , que herdou terras e avos da minha tia avó que me criou! Eufrasio teve foi um homem bom , , mais de pavio curto. Semore apoiou muito o povo , era querido . E muito invejado! lamentável um fim tão trágico. RB

     
  2. Anônimo on 23 de janeiro de 2024 às 12:07

    Olá! Meu avô Feliciano era irmão de Dante!

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br