O jornal baiano “O Monitor” publicou em sua edição de Nº. 50, de seu segundo ano, a notícia do falecimento do Tentente-coronel Eufrásio Câmara em destaque:
“Em Campina falleceu o agricultor Eufrazio de Arruda Câmara. Era tenente-coronel chefe do estado-maior da guarda nacional d’aquelle município, cavalleiro da Rosa, e no Ingá, onde por muito tempo residiu, exerceu decisiva influência no partido conservador, e occupou, como em Campina, todos os cargos de eleição popular. Foi sempre alli delegado de polícia e supplente do juiz municipal. era senhor do engenho Cabaças”.
Nascido em 1829, era filho de Antonio Duarte Carneiro de Siqueira e Ana de Arruda Câmara. Proprietário rural e político, era dono do Engenho S. José de Cabaças, em Campina, e Bacamarte, no Ingá.
Rau Ferreira
Referência:
- ALMEIDA, Elpídio de. História de Campina Grande. Edições da Livraria Pedrosa. Campina Grande/PB: 1962.
- O MONITOR, Jornal. Anno II, Nº. 50. Edição de terça-feira, 31 de julho. Bahia: 1877.
Capitão Duarte e Ana de Arruda Camara eram os avos do meu avô Dante da CunhaCavalcanti , que herdou terras e avos da minha tia avó que me criou! Eufrasio teve foi um homem bom , , mais de pavio curto. Semore apoiou muito o povo , era querido . E muito invejado! lamentável um fim tão trágico. RB
Olá! Meu avô Feliciano era irmão de Dante!
O Coronel Eufrásio , de quem tenho indicação te rsido filho do caitão Antônio Duarte Carneiro de Siqueira e de Ana ((ou Anna) de Arruda Câmara, teria sido irmão de
Maria de Arruda Câmara (Da. Maroquinha), casada com Manoel Antônio Gonçalves de Mello, meus tetravós. Agradeceria muito a comprovação desse dado (ser ele irmão de Maroquinha).