Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?



21 de Agosto... Será que esta data “entrou” pra História?!

Na nossa opinião, e de muitos outros, sim!

Em 21 de Agosto de 2009, estreamos na rede o Blog Retalhos Históricos de Campina Grande!

Em apenas três anos de atividade, já conseguimos colocar o assunto “Histórica de Campina Grande” no cotidiano de muitos leitores, pesquisadores, autoridades, curiosos... Enfim, conhecer a trajetória cronológica da Rainha da Borborema passou a ser uma atividade prática, dinâmica e até viciante para alguns que nos confessaram, através de um “click”!

Detendo e dispondo um vasto acervo fotográfico, o Blog RHCG conquistou o interesse dos campinenses pela forma objetiva com que contextualiza o entorno de cada foto postada, não se limitando a simplesmente exibi-la mas, sim, se preocupando em fundamentar a abordagem em sua plenitude, proporcionando ao leitor uma informação completa sobre o cenário que ele, curiosamente, está contemplando do pretérito paroquial.

Outro grande trunfo deste Blog é o acervo áudio-visual! Peças raríssimas de áudio e vídeo que nos são confiadas por seus detentores de fato e direito, nos oferecendo a possibilidade da digitalização e posterior disponibilização e, claro, promovendo a progressiva propagação pela ‘grande rede’.

O próprio campinense é parte ativa desse projeto. Sem a colaboração dos nossos conterrâneos, dificilmente teríamos alcançado estas marcas expressivas que comemoramos em tão pouco tempo. São os Colaboradores da História que nos brinda com raridades imensuráveis que fazem parte do acervo familiar de recordações, provendo-nos verdadeiros tesouros... aliás, agradecemos aos recursos tecnológicos atuais que evitam que nenhum deles precise se desfazer desses valiosos itens de estima familiar.

Quando comemoramos o fato de que nos tornamos uma das principais fontes de pesquisas pontuais para estudantes, profissionais da mídia e acadêmicos, somos muito gratos à sociedade como um todo por ter abraçado este Blog também como leitura diária.

Aliás, esta mesma sociedade, fazendo-se representada por sua Câmara Municipal de Vereadores, que já nos brindou com Moção de Aplauso nesta mesma data ano passado, também nos considerou “Serviço de Utilidade Pública” e já aprovou a concessão de Medalhas de Honra ao Mérito Municipal aos idealizadores deste Blog, Adriano e Emmanuel, feito a ser cumprido no mês de Outubro próximo, em meio às comemorações do aniversário de Emancipação Política de Campina Grande.

Quando comemoramos, frutuosamente, os resultados alcançados por este espaço que Campina Grande já adotou como Museu Virtual, ao longo dos seus três anos, também clamamos às autoridades responsáveis pela gestão do patrimônio Histórico e Arquitetônico, para que perseverem na vigilância e conservação dos mesmos para que, no futuro já desenhado em nosso presente, nossa cidade não seja dependente, exclusivamente, de arquivos fotográficos para o estudo do seu passado.

Obrigado Campina Grande.

Foto: Divulgação UOL

10 comentários

  1. Anônimo on 21 de agosto de 2012 às 08:01

    O estudo da história de Campina Grande é antes e depois do blog de vocês. Parabéns e nós que temos que agradecer a este tão sensacional espaço.

     
  2. Paulo Gomes on 21 de agosto de 2012 às 10:19

    Parabenizar esta tribuna é, no mínimo, uma obrigação de todos que amam nossa querida cidade.
    Desejo que continuem este belo trabalho para continuarmos a ser brindados com as postagens sempre interessantes deste blog.
    Parabéns a vocês todos que fazem com tanto empenho e carinho este trabalho, e parabéns também a Campina Grande por ter o privilégio de contar com tão eficiente memorial eletrônico.

     
  3. Anônimo on 21 de agosto de 2012 às 12:44

    Parabens rhcg

     
  4. Soahd Arruda on 21 de agosto de 2012 às 13:07

    Com certeza o nosso museu virtual, com direito a ser antigo e moderno convivendo em harmonia perfeita, para que os mais velhos tenham nas imagens, sua saudade compartilhada com os mais novos.Perfeito o Blog, e perfeito em trazer para a rede social, onde é rápido o acesso e a interação.

     
  5. Sandro on 21 de agosto de 2012 às 14:49

    Parabéns!

     
  6. Honório Pedrosa on 21 de agosto de 2012 às 15:12

    PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM O BLOG E COM CERTEZA DA MANEIRA QUE VAI, VAI CoMPLETAR 10, 50, 100 ANOS.
    UM ABRAÇO A TODOS DO BLOG RETALHOS HISTÓRICO DE CAMPINA GRANDE.

    Honório Pedrosa

     
  7. Anônimo on 21 de agosto de 2012 às 22:22

    Parabéns. O sucesso do site mostra o quanto os campinenses se interessam pela sua história.

     
  8. Lusa Piancó Vilar on 22 de agosto de 2012 às 09:08

    Parabéns aos criadores deste site de grande relevância, não só para o povo de Campina Grande, mas para todos os nordestinos que ao longo do tempo têm mantido importante relacionamento no contexto político, social e econômico do nossa região. Um registro histórico que perpassará todas as gerações, mantendo viva a memória e os feitos da nossa gente. Obrigada, a todos que contribuem direta ou indiretamente para o sucesso e a credibilidade deste grande empreendimento. Sucesso, sempre!

     
  9. Anônimo on 22 de agosto de 2012 às 21:26

    Que foto linda!

     
  10. Anônimo on 13 de setembro de 2013 às 11:53

    Parabéns a todos que contribuem com este blog! Sou campinense, com muito orgulho! Mesmo tendo saído de Campina aos 12 anos de idade, trouxe-a dentro do meu coração para Salvador, Bahia, onde continuo residindo.Já retornei, por várias vezes, à minha amada terrinha; fico feliz em poder acompanhar seu progresso, saber das novidades e principalmente, recordar uma época maravilhosa da minha vida, que foi desfrutada nesta cidade, especialmente, na Produção Mineral, de onde meu pai era engenheiro. O trabalho de vocês é excelente!
    Um grande abraço!
    Vera

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br