Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Padre Sales

Luiz Francisco de Sales Pessoa contava com apenas 38 anos de idade quando fora nomeado vigário em Campina Grande, para substituir o seu antecessor o Padre Calixto Correia da Nobrega.
A sua provisão foi conferida por Dom José Pereira da Silva Barros, Bispo de Olinda/PE, tendo em consideração as suas habilitações intelectuais e morais em 24 de fevereiro de 1885. Transcrevemos a seguir o decreto de sua nomeação:

Dom José Pereira da Silva Barros, por Mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo de Olinda, do Conselho de sua Majestade o Imperador,etc.
Pela presente Nossa Provisão, fazemos saber que pela boa informação, que temos das habilitações intelectuais e morais do Padre Luiz Francisco de Sales Pessoa e confiado dele fará seu ofício, como convém ao serviço de Deus e bem das almas desencarregando a nossa Consciência, lhe encarregamos a Freguesia de Campina Grande, na Província da Parahyba, para que nela diga a Missa, explique com clareza o Evangelho a seus fregueses em todos os domingos e Dias Santos de Guarda, e nas mais, em que lhes devem haver, ouvindo-os de confissão, absolvendo-os de todos os pecados e dos reservados declarados em Nossas Constituições e Portarias, porque então se governará, e lhes administrará todos os mais Sacramentos sufrágios da Santa Igreja e exercerá dentro dos limites da mesma Freguesia e fará tudo o  mais, que a seu ofício pertencer, ensinando-lhes a Doutrina Cristã; e com esta haverá aos preços e percalços que diretamente lhe pertencem, em razão do dito ofício, que servirá por tempo de um ano, que
começará da data desta em diante, se antes não mandarmos o contrário, e passado o dito tempo não servirá mais como Provisão Nossa, e mandamos sob pena de Direito aos Fregueses da dita Igreja tenham,hajam e reconheçam ao dito Padre por seu verdadeiro Pároco e como tal lhe obedeçam no que a seu ofício pertencer. E para que venha à notícia de todos, lhe mandamos passar a presente, que publicará a seus fregueses no primeiro domingo ou dia santo à Estação da Missa. E também lhe concedemos as faculdades especiais de absolver da excomunhão do aprisco, de casamentos, votos, habilitação ad petendum, aplicando aos moribundos a Indulgência Plenária, benzer imagens e ornamentos, pregar e confessar em todo o Bispado. Dado na Soledade, sob o Selo e Sinal da Nossa Chacelaria, aos 24 de fevereiro de 1885. Eu, José Gonçalves de Andrade, Segundo Oficial da Secretaria do Bispado, a escrevi – Arcediago Doutor Luiz Francisco de Araújo”.

E na conformidade de sua nomeação, tomou posse o vigário lavrando-se o termo respectivo pelo antecessor, Cônego Francisco Alves Pequeno:

“Certifico que, aos vinte e cinco dias do mês de março do corrente ano mil oitocentos e oitenta e cinco, à Estação da Missa Paroquial, dei posse de estilo, lendo a provisão retro. Ita in Fide Sacerdotis. Data supra – Matriz de Campina Grande. Está conforme: Cônego Francisco Alves Pequeno, Vigário. Coadjutor da Freguesia”.

Padre Sales foi o 16º Vigário de Campina Grande, atuando na paróquia entre os anos de 1885 a 1927. Nesta freguesia, desenvolveu árduo trabalho sempre com muito zelo e dedicação, em seus 42 anos de paroquiato.

Rau Ferreira (*)

(*) Cidadão esperancense, bacharel em Direito pela UEPB e autor dos livros SILVINO OLAVO (2010) e JOÃO BENEDITO: O CANTADOR DE ESPERANÇA (2011). Prefaciador do livro ELISIO SOBREIRA (2010), colabora com diversos sites de notícias e história. Pesquisador dedicado descobriu diversos papéis e documentos que remontam à formação do município de Esperança, desde a concessão das Sesmarias até a fundação da Fazenda Banabuyê Cariá, que foi a sua origem.

Referência:
- SEVERIANO, Francisco. A Diocese da Parahyba. Typ. da "Imprensa": 1906.
- TOMBO, Livro de. Paróquia de N. S. da Conceição. Bispado de Olinda. Nº. I, fls. 178. Campina Grande/PB: 1885.
- UCHÔA, Boulanger de Albuquerque. História Eclesiástica de Campina Grande.
Departamento de Imprensa Nacional: 1964.

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br