Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Em 1979, Campina Grande participou do programa "Cidade x Cidade" de Silvio Santos, exibido na antiga TV Tupi. O programa era uma gincana, onde as cidades participavam de diversas provas, que contariam pontos para o resultado final.

A "Rainha da Borborema" enfrentou a cidade de Peruíbe, conquistando graças a mobilização de seus participantes, uma bela vitória. A época, as imagens foram exibidas pela TV Borborema. Uma fonte nos disse, que existe esse vídeo em algum canto de Campina Grande. Seria espetacular, se tal material fosse cedido a TV Borborema ou até a nós mesmo do RHCG, para que fosse exibido novamente, já que pelo que sabemos, a TV não tem esse registro em seu acervo.

Ocorreram várias seleções para a escolha dos participantes da gincana, como pode ser visto nessas matérias de jornal abaixo, cedidas pelo professor Mario Vinicius Carneiro:





Abaixo, alguns integrantes que participariam do programa de Silvio Santos em São Paulo:


A delegação se preparando para a viagem à São Paulo (Acervo Mário Vinicius Carneiro):



Já em São Paulo, Campina Grande enfrentaria a cidade paulista de Peruíbe, que fica na região metropolitana da Baixada Santista. Peruíbe é um vocábulo indígena que significa "no rio dos tubarões". A cidade é um dos 15 municípios do Estado de São Paulo, que pode ser considerada estância balneária, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Mesmo com toda essa importância, Campina Grande não tomou conhecimento e obteve grande vitória.

Crachá de identificação dos participantes

Agora um presente aos nossos visitantes. Professor Mario Vinicius nos cedeu uma gravação em áudio do programa. Mesmo não estando completo e com o áudio um pouco inaudível em certos momentos, pois foi gravado em frente a televisão, serve de um registro histórico de um evento que parou toda a cidade.


13 comentários

  1. Julio Cesar on 22 de dezembro de 2009 às 13:24

    Que legal esse acervo. PArabéns!!!

     
  2. SANDRO on 13 de junho de 2012 às 15:25

    Eu trabalhei na Tv Borborema e em 1988 eu assitir o video desse programa, em 1995 ouve uma reforma na tv e várias fitas foram levada para o sitio corvão onde fica a antena da antiga rádio borborema, talvez essa fita u-matic foi também, acho difícil, mas pode está por lá.

     
  3. Anônimo on 13 de junho de 2012 às 16:29

    Eita sera q existe ainda. Olha pessoal do rhcg.

     
  4. Anônimo on 13 de junho de 2012 às 18:16

    Se não me falha a memória Campina participou 2 vezes do programa e venceu as duas e também lembro que os campinenses não gostaram das imagens que fizeram da nossa cidades, pois foram imagens que mostraram um povo feio ou coisa do tipo.

     
  5. RHCG on 14 de junho de 2012 às 10:00

    P/ Anônimo

    Bem que queríamos ter acesso a esta raridade, com certeza postaríamos no blog. Estamos a disposição, como estivemos para os videos raros que já foram postados aqui no RHCG. Só depende de chegar a nossas mãos.

     
  6. gustavo ribeiro on 14 de junho de 2012 às 10:46

    Campina participou e venceu duas cidades de São Paulo. A outra foi São Roque. O prêmio por cada vitória, era um automóvel (tenho dúvida se já adaptado para ambulância). As imagens que alguns consideraram depreciativas, foram colhidas em um terreno baldio na Floriano Peixôto, antiga subida para o GRESSE, onde em dias de feira existia um "estacionamento" de animais (cavalos e burros). Ali também funcionava os "pela poico", que eram barracas improvisadas, usadas por barbeiros, para cortar cabelo de pessoas humildes (como também existia o foto mochila que ocupava a calçada do Posto de Saúde Francisco Pinto). A produção do SBT achou tudo aquilo inusitado e incluiu no filme dedicado a Cidade. Porém, Campina Grande ganhou notoriedade com a participação nessas gincanas. Lembro de brilhantes participações dos representantes Campinenses, como a do prof Mário Vinícius, aluno como eu do saudoso Colégio Integrado da FURNE.

     
  7. Anônimo on 14 de junho de 2012 às 14:22

    Na verdade o programa foi exibido pela Tv Tupi.

     
  8. gustavo ribeiro on 14 de junho de 2012 às 21:52

    Obrigado pela correção. Claro que foi na TV TUPI.

     
  9. Mário Vinícius on 15 de junho de 2012 às 18:44

    Gustavo, obrigado pela gentileza da lembrança do meu nome. Na verdade, fui apenas mais um, ao lado de outros tantos, na construção daquele momento histórico. Grande abraço.

     
  10. Unknown on 20 de junho de 2012 às 18:21

    Um dos participantes, Gilberto Muniz Dantas, é o atual prefeito de Fagundes.

     
  11. FERNANDO AZEVEDO (BADU) on 23 de julho de 2012 às 19:37

    SE EU NÃO ME ENGANO CAMPINA ENFRENTOU A CIDADE DE CAMPINAS EM SÃO PAULO.

     
  12. blogger on 11 de maio de 2020 às 23:35

    A preservação da memoria é a História sendo valorizada

     
  13. Anônimo on 4 de junho de 2023 às 23:08

    Acho que não foi Campinas.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br