Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Vem à calhar, no momento em que ainda lamentamos o recente fechamento do Diário da Borborema, o texto abaixo, escrito por Josemar Pontes do Ó, de saudosa memória, acerca da participação do magnata Assis Chateaubriand em três importantes equipamentos implantados em Campina Grande, ao longo da sua História. Gabriela do Ó, assídua colaboradora quem nos enviou o texto seguinte:

CHEGADA DA TELEVISÃO, URNE E MUSEU
(Josemar Pontes do Ó)

Quando o Dr. Assis Chateaubriand, paraibano e dono da maior cadeia de comunicação do Brasil, comprou de uma só vez, nove estações de televisão para distribuir entre as principais cidades brasileiras. Edvaldo do Ó, conseguiu junto aquele empresário, colocar Campina Grande no rol das grandes cidades: Curitiba, Florianópolis, Vitoria, Salvador, Campina Grande, São Luiz, Fortaleza e Belém. Pensando bem, foi o esforço de Edvaldo do Ó que chegar televisão em nossa cidade. E a inauguração desse entretenimento se deu na mesma data e horário nas nove cidades escolhidas.

Dr. Williams de Souza Arruda, incentivado por Edvaldo do Ó, seu Secretário de Educação, criou a Fundação Universidade Regional do Nordeste – FURNE, a qual com aprimoramento e adaptação, passou a chamar-se Universidade Regional do Nordeste – URNE. Entretanto, cumpre aclarar que o governador Dr. Tarcísio de Miranda Buriti governador do Estado da Paraíba estatizou socorrendo-a da crise financeira que atravessava. Esse ato governamental se deu por conta do grande conceito que já possuía a nossa instituição de ensino superior.

As dificuldades eram tantas que estourou uma greve por falta de pagamento aos professores e funcionários, menos para os lentes: Anibal Porto, Promotor de Justiça, Afrânio Aragão, dono de um Cartório, Pereira Diniz, Procurador da Prefeitura e Alcindor Villarim, Promotor de Justiça, que mesmo sem receber seus proventos pela universidade, lecionaram por catorze meses sem faltar uma aula e por mais tempo se preciso fosse. Com esse amor a instituição, vê-se o alto grau de aceitação dessa universidade na região. Entre os estudantes existia mais forasteiro do que mesmo filhos da terra.

A professora Marlene Alves foi reeleita para mais um reitorado, prova que desenvolve com sabedoria, haja vista a boa receptividade entre professores, funcionários e alunos.

O Museu de Artes Plásticas que existiu no prédio ao lado da Secretaria das Finanças de Campina Grande, foi ali instalado devido o esforço de Edvaldo do Ó, junto ao Dr. Assis Chateaubriand, o qual também interessado no assunto conseguiu que várias empresas por imposição fizessem doações em quadros, para nossa casa de cultura. Unidos e pensando no engrandecimento de Campina Grande, esses dois homens possuidores de alta cultura sempre serão lembrados com respeito e admiração.

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br