Um dos locais mais famosos de Campina Grande é a chamada "Rodoviária Velha", no centro da cidade. Na verdade, o local se chama "Terminal Rodoviário de Passageiros Cristiano Lauritzen". Por muito anos foi um pólo econômico, mas entrou em decadência após a inauguração do novo terminal, na gestão do Governador Wilson Braga.
Hoje é mais conhecido como um mercado popular, porém, ainda é usado como Terminal, pois dali ainda partem ônibus que percorrem linhas intermunicipais de curta distância.
A Rodoviária Velha também ficou conhecida pela sua boêmia, devendo-se ter muitas "estórias", já que é um dos locais mais antigos da cidade.
Uma curiosidade da Rodoviária Velha, contada pelo professor Mario Vinicius Carneiro: "Havia um deficiente visual, Josa, que ficava na Rodoviária Velha a gritar entre os passageiros e os que passavam sobre os horários dos ônibus. "Atenção, o ônibus da Real, das 15 horas, para João Pessoa, está lá trás" (não havia local pré-determinado de parada, pois era por ordem de chegada); "O guichê da Patoense é mais em cima, moça". Em troca de tais informações, pedia sempre uma esmola. Veio a Rodoviária nova e Josa, logo no primeiro dia, mudou-se para lá. Contudo, no dia seguinte estava de volta à Rodoviária velha. Isto porque, para sua tristeza, havia um serviço de som que desempenhava o papel que ele fazia. Josa morreu em 1991, de um ataque cardíaco".
Vídeo:
Reportagem da TV Itararé sobre a antiga Rodoviária de Campina:
Fontes Utilizadas:
Vídeo:
Reportagem da TV Itararé sobre a antiga Rodoviária de Campina:
Fontes Utilizadas:
-Anuário de Campina Grande - Grafset 1982
-Arquivos Pessoais
-Mapas do Google
-Professor Mário Vinicius Carneiro
-Professor Mário Vinicius Carneiro
-ALMEIDA, Adriana de. "Modernização e Modernidade-Uma Leitura sobre a Arquitetura de C. Grande (1940-1970
Existe uma curiosidade bastante pertinente a qual o Prof. Dr. Josemir Camilo certa vez comentou, é que o antigo terminal rodoviário possui a maior marquise sem colunas DO MUNDO. De fato, se percebermos é uma construção bastante peculiar, pois não existe colunas, e de acordo com o próprio professor, engenheiros de vários países já vizitaram a cidade para presenciar e estudar o ponto de equilíbrio de sua arquitetura.
Havia um deficiente visual, Josa, que ficava na Rodoviária Velha a gritar entre os passageiros e os que passavam sobre os horários dos ônibus. "Atenção, o ônibus da Real, das 15 horas, para João Pessoa, está lá trás" (não havia local pré-determinado de parada, pois era por ordem de chegada); "O guichê da Patoense é mais em cima, moça". Em troca de tais informações, pedia sempre uma esmola.
Veio a Rodoviária nova e Josa, logo no primeiro dia, mudou-se para lá. Contudo, no dia seguinte estava de volta à Rodoviária velha. Isto porque, para sua tristeza, havia um serviço de som que desempenhava o papel que ele fazia.
Josa morreu em 1981, de um ataque cardíaco.
Houve um erro quanto à data no meu comentário: Josa morreu em 1991.
O projeto estrutural da marquise é de Perylo Borba.
Boa tarde, vcs tem informações sobre as pessoas que travavam lá como camelô? A alguns anos atrás? Pois tinha um dos camelôs que era meu pai, vi ele eu tinha 5 anos hoje tenho 36 soube que ele já faleceu mais ainda existe um irmão dele trabalhando ai na rodoviária, o nome dele era Chico do óculos desde esse encontro nunca mais tive contato com ele e nem com alguém da familia
pelo que ouvi, a Marquise, é a única parte de Propriedade Pública - do Município, e então, responsabilidade da Prefeitura, haja vista, nos Mapas da Cidade, aparece como Praça Cristiano Lauritzen - no que é dedutível, a Rodoviária foi construída sobre a referida praça!!!!!
https://www.facebook.com/groups/682778178910367/permalink/1607658636422312/?app=fbl
Fiz pergunta ao Google sobre a rodoviária velha de Taubaté e o que apaceu como resposta foi a rodoviária de outra cidade. Lamentável!
Eu conheci o prof.Prerylo
Gente a notícia e boa usei para um trabalho, mais só fiz a metade 😸😸