Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

O Economista Edvaldo de Souza do Ó, se vivo estaria com 80 anos (*), esse grande benfeitor de nossa cidade, imaginou criar uma Faculdade de Economia para Campina Grande. Consultou o MEC este exigiu da Comissão Organizadora da Faculdade, apresentasse o espaço físico no prazo de 120 dias. O local escolhido foi ali por trás do correio, onde hoje funciona a Faculdade de Administração - UEPB. Onde deva existir no jardim do andar térreo, com base em alvenaria, uma placa comemorativa do tempo recorde da construção. Como o tempo era pouco para uma obra tão grande, a construção não parou nos dias quinta e sexta-feira santa, dedicados a cultuação da paixão de Cristo.

O padre Severino Mariano, em seus sermões na missa da Igreja Matriz, acusava o Prefeito Plínio Lemos e seu Secretário de Educação o Economista Edvaldo do Ó, de autênticos comunistas. Isto, numa época em que a maior ofensa a uma pessoa era taxá-la de comunista.

Iniciada a construção, dentro do prazo previsto pelo MEC foi entregue a obra e o seu primeiro Diretor foi o Professor José Paulino da Costa Filho. Essa Faculdade existiu até quando incorporada a UFPB, ficando como Faculdade de Administração, hoje pertence à UEPB. Entre outros, este foi um dos muitos empreendimentos trazidos por Edvaldo do Ó.

A Esse Economista, Campina Grande deve o surgimento das instituições: SANESA – concessionária de água da Paraíba, CELB – energia elétrica da Borborema, TELINGRA – telefonia de Campina Grande, Postos de Classificação do Algodão e de Sisal, funcionando no prédio anexo a biblioteca Municipal, a segunda Bolsa de Mercadoria do Brasil. A primeira ficava em São Paulo, alias na esfera administrativa de Segunda bolsa que abrangia os Estados do Nordeste, Campina Grande, possuía o poder de decisão.

Também foi Edvaldo do Ó, que transplantou do Rio de Janeiro para cá, aquelas Palmeiras Imperiais que existem o Açude Velho, cartão postal de nossa cidade. Houve um político local que pensou em aterrar aquele açude, mas não encontrou apoio para essa loucura.

Trezeano de alto grau, clube do qual foi presidente. Foi nesse período que o Treze F.C foi o único campeão invicto no estado. Edvaldo também foi também foi dirigente do Campinense Clube, teve um desentendimento com o jornalista esportivo Humberto Campos, torcedor fanático do Clube Cartola. Após um desses atritos, proibiu que o jornalista irradiasse um jogo do Treze. Humberto de Campos colocou uma escada no muro do Quartel da Policia Militar por onde pretendia exercer sua função. Foi ai que Edvaldo do Ó colocou uma lona na lateral do campo, porém não evitando aquele jornalista de fazer seus comentários de cima da caixa d’água do Quartel da Policia Militar. Assim era Edvaldo do Ó.

Texto Escrito por Josemar Ponte do Ó, Jornalista e Advogado Campinense (CLIQUE AQUI)

(*) Nota do Editor: o autor escrevera esta biografia no ano de 2008

13 comentários

  1. Anônimo on 10 de outubro de 2011 às 09:45

    A briga de Edvaldo do Ó não foi com Joselito Lucena?

     
  2. Ana Paula do Ó on 13 de outubro de 2011 às 16:57

    Deve-se a Edvaldo do Ó muito pela suas e seus empreendimentos e por ser um educador nato, não tive contando diretamente com ele pois não tive oportunidade, mas é e sempre será exemplo de professor para mim e muitos. Agradeço por sua existência e por sua incansável luta pela educação, Campina Grande deve a ele homenagem.

     
  3. gustavo ribeiro on 16 de outubro de 2011 às 09:01

    Tive a honra de participar com Dr. Edvaldo, da Bolsa de Mercadorias de Campina Grande. Criada por ele, a Bolsa foi a primeira do Nordeste e segunda do Brasil. Tudo que for dito sobre Edvaldo do Ó, ainda não será suficiente para definir esse grande Campinense.

     
  4. Adriano on 18 de outubro de 2011 às 13:26

    Campinense não Gustavo, dizem a boca pequena, que Edvaldo era "Campinagrandense" de fato, hehehe.

     
  5. Marcos Almeida on 31 de dezembro de 2011 às 03:14

    Campina Grande não dá o devido a Edvaldo Souza do Ó, foi um visionário e um grande cidadão de Campina Grande. Pena que hoje em dia não se faça mais pessoas desta estirpe em nossa cidade!

     
  6. Maia do Ó on 3 de fevereiro de 2012 às 21:35

    Pena que eu também não tive oportunidade de colhecê-lo, mas concerteza iria gostar dele.

     
  7. Marcos Marinho on 13 de setembro de 2013 às 18:12

    Aprendi muito com Edvaldo. E briguei demais, brigas - diga-se - por ele iniciadas. Era o maior brigão de Campina. Mas sempre nos entendemos. E deu-me o privilégio de ser o primeiro editor da Gazeta do Sertão (eu voltei de São Paulo para isso) e primeiro Secretário Geral da Bolsa de Mercadorias da Paraíba. Tenho muito ainda a contar sobre ele. Quem sabe, em um livro mais à frente. (MARCOS MARINHO)

     
  8. Unknown on 15 de agosto de 2014 às 12:26

    Como Comandante do 2º Batalhão da PM, tive a honra de conviver com esse grande homem público que é o eterno Edvaldo do Ó quando ele dirigia a Bolsa de Mercadorias da Paraíba, sediada em Campina Grande. Se um dia essa cidade mudar de nome, certamente será Cidade Edvaldo do Ó. (Coronel Costa)

     
  9. Milton Bezerra das Chagas Filho on 21 de março de 2020 às 22:23

    Foi de imensa importância as realizações do professor, economista,administrador e desportista, Dr. Edvaldo de Souza do Ó para o desenvolvimento alcançado por Campina Grande, em vários setores, no cenário nacional e internacional. Muitos talvez não saibam o quanto foram beneficiados, pelas realizações deste grande campinense. Ocupou muitos cargos públicos. Foi Diretor de Administração da Prefeitura Municipal de Campina Grande- PMCG em 1956; Diretor da Escola Técnica de Comércio Municipal de Campina Grande-1956; Diretor de Educação e Cultura da PMCG-1956; Presidente do Conselho de Educação Municipal-1956; Membro da Comissão Municipal de Desenvolvimento Econômico-1956; Colaborador do XI Congresso Internacional de Geografia-1956;Diretor de Serviços Elétricos Municipais-1957; Diretor Comercial do Saneamento de Campina Grande-1959/63; Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e da Técnica 1963/64; Secretário de Economia da PMCG-1964/65; Presidente da Companhia de Industrialização de Campina Grande-CINGRA-1964/66; Presidente da Fundação Universidade Regional do Nordeste-FURNE- 1966/68; Presidente da Companhia de Eletricidade da Borborema-CELB-1966/68; Membro do Seminário de Administração de Àguas- Medelim- Colômbia- 1962; Coordenador de Planejamento da PMCG-1983; Presidente do Centro de Iniciativa Turística de Campina Grande- CENITUR-1985; Diretor da TBS- Transportes e Armazéns Gerais Ltda.-1970; Presidente da Bolsa de Mercadorias da Paraíba-1975; Diretor do Museu de Artes Assis Chateaubriand-1984; Presidente da Associação Brasileira de Bolsas de Mercadorias e Cereais- ABM -1985; Em 1952, participou da criação da União Universitária Campinense,UCC- cujas campanhas resultaram na decisão do Governador da Paraíba. Dr. José Américo de Almeida, através de uma mensagem enviada à Assembleia Legislativa da Paraíba, a criação da Escola Politécnica da Paraíba, com o Curso Superior de Engenharia Civil, primeiro curso superior de Campina Grande. O que temos hoje como Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, teve origem na Escola Politécnica em 1952. Como se observa, o grande potencial,econômico, comercia, industrial e cultural de Campina Grande a nível nacional e internacional, teve participação ativa de Dr. Edvaldo de Souza do Ó.

    Tive o grande prazer de o conhecer e desfrutar da sua amizade em julho de 1971, no estádio do Sport Club do Recife, na Ilha do Retiro em Recife-Pernambuco. Ele era o Presidente do Treze Futebol Clube de Campina Grande. Foi até o Presidência do Sport, Coronel Ivan Rui, à procura de atletas para contratar para a disputa do Campeonato de Futebol do Nordeste. Por indicação do então Técnico do Sport e bi-campeão Mundial Carlos Castilho e também de Tomires, ex-atleta do Sport e Treze Futebol Clube, Dr. Edvaldo trouxe-me, para jogar no Treze Futebol Clube.Tenho grande admiração por este grande homem que tive o prazer de o conhecer e desfrutar da sua amizade e de centenas de seus amigos. Que Deus o tenha!

    Milton Bezerra das Chagas Filho

     
  10. Unknown on 3 de julho de 2020 às 11:52

    Um grande campinense, porém pouco valorizado pela nossa geração atual, que prefere enobrecer os valores fúteis da pós-modernidade. Um dos maiores da história! Viva Edvaldo do Ó!

     
  11. Zilka Nanes on 19 de julho de 2020 às 13:14

    ❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤
    Olá. Se você foi ou é aluno da UEPB, se foi ou é servidor da UEPB, se seu trabalho é ou foi nas dependências de algum dos campi da UEPB, se alguma parte da história te liga a UEPB, faça parte do grupo FATOS E FOTOS ANTIGAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA no FACEBOOK. Te aguardo por lá.
    #FãsUEPB #SOMOSTODOSUEPB
    (Professora Zilka Nanes Lima- Câmpus I)
    ❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤❤️🖤
    https://www.facebook.com/groups/570040583658932

    No grupo FATOS E FOTOS ANTIGAS DA UEPB já tem algumas imagens e matérias do blog Retalhos Históricos de Campina Grande. Seria muito bom ter conosco os autores desta página, Adriano Araújo e Emmanuel Sousa.

     
  12. Unknown on 29 de abril de 2021 às 01:59

    Parabéns pelo Comentário

     
  13. Anônimo on 27 de março de 2024 às 21:32

    Deus quando olho para Campina disse aqui Irei colocar de tudo um pouco:honestidade,sinceridade,intelectual,inteligência,sabedoria,humanidade,sinceridade,muita luta e Amor e ETC por esta cidade ela será defendida por unhas e dentes,esta cidade deveria sé orgulhar dos seus grandes filho que daria sua vida para colocá-la no mais auto nivel social e cultural.os nossos filhos sempre quis ser o melhor ou quase o melhor:Dr Edivaldo do O,Assis Chatoubrian,Severino Cabral,willames Aruda,Dr Estenio Lopes,Nilton Rique,Ivan Gomes,Lívio,Duduta,cineasta e fotografo Jose Cocho,Serralheiro Graciano de Farias a quem os hospitais de Campina e cidade circulo vizinha devem muito,Geminiano Crispim eETC.Obigado Jesus por ter Abençoado Campina com tantos Gênios e ainda ser Abençoada pelo Padre Genival da paróquia do Rossario.Feliz o povo que se orgulha de sua historia e seu passado.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br