A sociedade (e a própria imprensa) campinense se comoveu com o surpreendente (e até inesperado) anúncio do encerramento das atividades do tradicional periódico municipal Diário da Borborema, inaugurado em 1957 e que publicou os acontecimentos locais até o dia 1º de fevereiro último, quando 'cerrou suas portas'.
Sem falar no patrimônio intelectual que a marca Diário da Borborema nos proporcionava, o jornal possui um acervo impresso que narra toda a História, não só das suas atividades, como dos fatos ocorridos e registrados em Campina Grande e região, desde sua fundação.
Preocupados com o destino desse arquivo, que pode ser enviado à Brasília - indisponibilizando o prático acesso ao público local - a comunidade defensora do Patrimônio Histórico municipal lançou uma campanha para que seja mantido em Campina Grande esse acervo, sugerindo que a coleção seja adquirida e mantida por uma das nossas instituições superiores do ensino, como por exemplo a UEPB que desponta com estimado prestígio sócio-acadêmico, inclusive com espaços físicos em construção para acomodar o acervo.
Para tanto, após mobilização iniciada através das redes sociais, foi solicitada uma Sessão Especial na Câmara Municipal para discussão do assunto, onde se buscará as alternativas viáveis para o êxito do intento.
A Sessão foi solicitada pelo vereador Antonio Pereira e será realizada na próxima terça-feira (07/02), ás 09:30hs.
O Blog Retalhos Históricos de Campina Grande apóia esta Luta, pela preservação e manutenção desse importante acervo disponível e acessível à sociedade que ao longo desses 54 anos compôs as notícias lá impressas.
Vamos agora torcer para que o bom senso prevaleça e que possamos manter em nossa terra todo este patrimônio histórico e cultural. Porém tenhamos cuidado para que esta campanha não seja de cunho um ufanista de última hora. Não podemos e nem devemos simplesmente "jogar em algum canto" todo este tesouro. Que a instituição que, se habilitar para esta guarda, o faça da forma correta. Devemos pensar de imediato em digitalizar e tornar acessível para pesquisas todo o material acolhido. Que os anjos protetores da velha Serra da Borborema, tenham piedade e nos ajudem neste mister.
Hoje pela manhã em uma solenidade na UEPB, a reitora Marlene sinalizou que a instituição tem interesse em preservar este acervo,até porque foi a UEPB(nos tempos da URNE)que implantou o primeiro curso de jornalismo da Paraíba no distante ano de 1972.
Agora só nos resta torcer....