Jovelino Farias "Gaúcho", sendo auxiliado por Hilton Motta |
Um dos nossos ítens mais procurados era um exemplar de áudio protagonizado pelo nosso ínclito Jovelino Farias, o "Seu Gaúcho", um dos pioneiros do rádio campinense.
Fornecida por José Alves de Sousa, a entrevista consta do acervo de Pedro Farias, filho do saudoso Gaúcho, concedida especialmente para o nosso Blog, enriquecendo ainda mais nosso resgate sobre a gênese dos sistemas de comunicação em Campina Grande.
Captada, provavelmente, no longíquo ano de 1981, ou 1982 (haja visto o comentário de Gaúcho, durante seu depoimento, de que nascera em 1905 e contava com 76 anos), esta entrevista, promovida na Rádio Caturité, foi intermediada pelo radialista e ex-deputado estadual Leonel Medeiros (falecido em fevereiro de 2008), com a participação de Hilton Motta (o fundador da Campina Grande FM), Eraldo César, entre outros.
- José Alves de Sousa (foto acervo Gaúcho);
- Pedro Farias;
O ano da entrevista é 1981, a julgar pelos comentários da idade do Seu Gaúcho.
Sensacional! Sou radialista desde 1978 e um admirador e pesquisador do rádio no Brasil. Muito boa a entrevista, tanto pelo elevado valor histórico, quanto pela própria história do rádio de Campina Grande. Parabéns.
Marcelo Santos
novos_ventos@yahoo.com.br
Revivi o meu tempo criança 1963 em Zé Pinheiro.
Saudades de minha infância querida!
Recordo o meu tempo de infância em Zé Pinheiro, chego a ouvir a "difusora" tocando ao lado da igreja de São José, quando chegava da escola primária, o velho Instituto José Amorim da saudosa dona Dulce, onde estudei até o antigo "Admissão" antes de ir para o velho SENAI.
Este rapaz na foto ao do Gaucho é o Hilton Motta?
É sim, Paulo. Na repostagem a informação foi subtraída mas se trata mesmo de Hilton Motta auxiliando o mestre Jovelino. Esta foto foi cedida por Pedro, filho de seu Gaúcho e faz parte do material colecionado pela ex-vereador José Alves de Sousa a ser utilizado e uma futura biografia.
Acho que não é Hilton Motta na foto....eu como filho não estou reconhecendo esta foto como sendo dele, mais o que mais vale é a lembrança do meu pai.....Obrigado, Nixon Motta
P/Nixon Motta
Amigo, você não teria nenhum material de seu pai para nos enviar?
Sim tenho áudios, como faço?
Qual o E-mail?
P/ Nixon Motta:
Envie-nos o que quiser! Fique à vontade!
retalhoscg@hotmail.com
Gente vou procurar saber com meu pai quem é na foto com meu avô e se possível deixo aqui a informação
Moro em São José dos Campos, tambem fui aluno no Instituto José Amorim. Professores: D. Dulce, D Terezinha, D. Ivete, D. Áurea, D. Lourdes... Na época a mãe de D. Dulce ainda morava ao lado da escola. Lembro da banda, e da primeira comunhão realizada na igreja São José, todos saímos em fila da escola direto para a matriz. Conheci também Sr Gaúcho. Saudades. José Robson Nascimento. Um abraço a todos.