Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Projeto da Fachada do Estádio do Paulistano EC - Acervo MHCG

Historicamente a população de Campina Grande se acostumou a chamar o local de jogos e treinos do antigo Paulistano Esporte Clube, time fundada no ano de 1929, de "Campo do Paulistano", localizado na Av. Assis Chateaubriand, próximo ao Bairro do Tambor.

Em contraponto ao projeto da fachada postada acima, o estádio do Paulistano EC nunca foi construído, e até hoje, a única referência imobiliária que liga o time ao seu campo se encontra conforme a foto abaixo:

Campo do Paulistano - Av. Assis Chateaubriand (Foto: Google)

Campo do Paulistano - Av. Assis Chateaubriand (Foto: Google)

O que pouca gente sabe é que a existência desse campo influenciou diretamente na escolha do nome do Estádio Presidente Vargas, pertencente ao TrezeFC.

Segundo o depoimento de Antonio Fernandes Bióca, o introdutor do futebol em Campina Grande e um dos fundadores do TrezeFC, concedido em entrevista ao professor Mário Vinicius Carneiro, a conquista do Estádio do Galo da Borborema, à época, deve-se grande parte do crédito ao ex-interventor federal Argemiro de Figueiredo, que em nome do Governo do Estado, comprou parte do terreno destinado a instalação do popular "Campo do Treze".

Em agradecimento pelo gesto, a diretoria nomearia aquele espaço de Estádio Argemiro de Figueiredo. Porém, o Paulistano já detinha seu terreno e, já nomearia o seu futuro estádio com o mesmo nome. Diante do fato exposto, o próprio Argemiro sugeriu ao presidente do Treze que direcionasse a homenagem à Getúlio Vargas, o "Lula" da época, populista presidente da República.

Escutem a narração desse caso, contado pelo próprio Bióca, no áudio abaixo, acervo cedido pelo professor Mário Vinicius Carneiro, autor do livro "Treze Futebol Clube: 80 Anos de História".


5 comentários

  1. Edmilson Rodrigues do Ó on 25 de janeiro de 2013 às 14:32

    Meus diletos amigos, a princípio, eu sou apolítico. O Brasil, é o país mais corrompido do mundo. É o líder mundial em corrupção, violência e impunidade, no qual, democracia e ditadura se fundem num só principio:
    CORRUPÇÃO e IMPUNIDADE isto sem falar em EDUCAÇÃO, SAÚDE e SEGURANÇA PÚBLICA que foram banidas após o final do regime militar impôsto em 1964. Eu sou contemporâneo da ditadura Getúlio Vargas que atuou até 1945, assim como do Regime Militar de 1964 que perdurou até 1985. Nunca jamais fui admirador de qualquer dejeto político. Entretanto, fiquei profundamente triste e sem esperança com a comparação feita entre GETULIO VARGAS e "LULA" como populistas. Getulio Vargas criou leis que deram direitos aos legítimos trabalhadores brasileiros que geravam e continuam gerando divisas para o engrandecimento da nação, enquanto que o Lula, além de ter implantado o maior sistema de corrupçao e iniquidade jamais verificado na nossa história desde o ano de 1500, retirou recursos dos que trabalham para distribuir com vagabundos e delinquentes como explícita forma de manipulação e compra de votos. Portanto, comparar LULA com GETULIO VARGAS é um explícito e total desconhecimento da história. Se o Brasil fosse um país sério Lula estaria no seu devido lugar; a CADEIA.

     
  2. BlogRHCG/Emmanuel on 25 de janeiro de 2013 às 14:47

    Caríssimo Edmilson, o uso do termo 'populista' não pretendeu entrar na seara das particularidades dos ilícitos da politicagem mas, simplesmente, por se tratar de duas figuras que foram adotadas de forma carismática pelo povo brasileiro, em virtude dos seus atos sociais, que beneficiaram a sociedade em épocas díspares.
    Se fôssemos detalhar atitudes vexatórias, ambos se degladiariam em um honroso combate de abusos de bastidores. Basta que comecemos citando o Golpe de Estado impetrado por Getúlio em 1937, onde foram nomeados interventores da sua confiança pessoal para arrebanhar o controle político e administrativo do toda Nação, isso tudo de forma ditatorial... então, História é isso: opiniões acatadas por uns, renegadas por outros, porém, todos contribuindo para o bom debate acerca dos acontecimentos que nos fizeram chegar até nosso presente.

     
  3. Wagner on 25 de janeiro de 2013 às 16:48

    Moro perto desse campo e não imaginava nunca essa história.

     
  4. Walmir Chaves on 25 de janeiro de 2013 às 20:26

    Um assunto muito complicado: A comparação entre Getúlio e Lula. Eu não conheço bem a história da evolução de Lula até a Presidencia, pois não estava no Brasil e a de Getúlio conheci sendo um menino pois meu pai votou e simpatizou muito com ele. Lembro-me que sendo rapaz critiquei a meu pai por haver apoiado a um ex-ditador.
    Sabemos que a história não é algo absoluto e sim versões parciais, quase sempre manipuladas por intereses de poderosos dirigentes e de guerreiros vencedores!
    A corrupção, a violencia, a desonestidade etc., são inerentes ao hombre seja Rei, ditador o presidente eleito pelo povo!
    Porém é mais dificil aceitar quando quem a pratica é um Presidente que traiciona a confiança do povo, que de un Rei ou um Ditador que são impostos pela fôrça bruta.
    Para acabar quero dizer ao companheiro Edmilson Rodrigues do Ó que afirmar que o Brasil é o pais mais corrupto do mundo é não está bem informado da realidade Europea...
    Lembre-se que estas "aptidões" chegaram ao Brasil em 1500 a bordo da Santa Maria, Pinta e Nina!!! kkk

     
  5. Paulo Gomes on 27 de janeiro de 2013 às 18:52

    Simplesmente tiro meu chapéu para o colaborador Edmilson R do Ó pelo comentário lúcido e claro, postado acima, e acrescento, se o mesmo me permitir, que a continuar desta forma, logo logo veremos implantadas as novas bolsa-cabides "Bolsa Ignorância" e "Bolsa Vaquinha de Presépio". Dizem que quando uma mentira é repetida muitas vezes, torna-se uma verdade. Assim acontece com esta situação ridícula, onde o "São Lula" e sequazes são diariamente louvados e assim sendo, logo serão devidamente "canonizados". Porém,como dizia aminha falecida avó, "O diabo encobre,mas um dia descobre", esperemos com fé,quem viver verá.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br