A ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, também tem história em Campina Grande. A Deputada Federal nascida em Uiraúna em 1934, assumiu seu primeiro cargo público justamente na Rainha da Borborema, no ano de 1958, quando tornou-se diretora de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal. Em 1964, seria nomeada Secretária de Educação e Cultura dessa cidade.
Graças aos colaboradores, por intermédio de Soahd Arruda, através de sua parente a apresentadora de TV, Shamara Rached, foi possível a recuperação de algumas fotos deste período de Erundina, através do arquivo fotográfico de Guia Rached.
Nesta primeira imagem, Erundina está à direita, em primeiro plano, folheando o que parece ser fichas, papel muito utilizado no passado. Esta foto foi registrada na Secretaria de Educação de Campina Grande.
O segundo registro, trata-se de um encontro na Secretaria de Educação, com Erundina sentada, com o que parece ser uma caneta na mão (esquerda).
Luiza Erundina, graduada como Assistente Social, iniciou sua atuação política em Campina Grande, fazendo oposição ao Regime Militar. Em 1971 foi para São Paulo e em 1988, conseguiu sua maior façanha política, ao ser eleita prefeita de São Paulo pelo PT.
Eu conheci pessoalmente a Erundina. Era uma das muitas moças que se formaram com as freiras e que depois foram professoras em São Vicente de Paula. Era inteligente, dinâmica e trabalhadora.Se relacionava com minhas irmãs em obras de Ação Católica... Para mim foi uma grande e alegre surpresa saber (nos anos 90s) que era prefeita de São Paulo e naquele momento lhe escrevi uma carta enviando meus parabéns! Rsrs
Outra grande pesquisa do blog.