Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Um ano após sua morte, o ex-presidente João Pessoa teve sua imagem esculpida por um artista do Rio de Janeiro, encomenda de um grupo de abnegados campinenses, entusiastas do mártir da Revolução de 30.

Brado da imprensa local, o fato de Campina Grande ter sido a primeira cidade brasileira a confeccionar uma estátua do líder paraibano, sobrinho do ex-presidente da República, Epitácio Pessoa.

Originalmente, esta estátua foi afixada na antiga “Praça do Algodão” (entre as ruas Marquês do Herval, João Leite e Sete de Setembro), sendo mais tarde removida para execução das obras de re-urbanização promovida pelo prefeito Vergniaud Wanderley para o lugar em que está até hoje, na Praça Cel. Antonio Pessoa.

Fonte:
FILHO, Severino Cabral. "Da Fotografia e da Lembrança de Velhos: A Cidade Revelada. Saeculum Revista de História, 2007.
Foto Acervo do MHCG

4 comentários

  1. Comunidade do Orkut "Profs. de História CG/PB" on 26 de janeiro de 2010 às 00:27

    Apenas gostaria de fazer uma observação, em outra postagem (http://cgretalhos.blogspot.com/2009/12/ontem-e-hoje-estatua-de-joao-pessoa.html) vcs colocaram que a estátua estava na Marquês do Herval com João Leite e Sete de Setembro, e não na Maciel Pinheiro. Ah, envio por e-mail uma foto da mesma na citada praça onde hoje se encontra.

    abçs

     
  2. Retalhos Históricos de C. Grande on 26 de janeiro de 2010 às 08:16

    Observação anotada, e retificada! Muito obrigado pela participação.

     
  3. H. Racine on 11 de julho de 2010 às 11:55

    Sem ser inoportuno, gostaria de retificar a informação do Blog quando diz que Cristiano Lauritzen foi um dos entusiastas na confecção da estátua de João Pessoa, quando sabemos, segundo Elpídio de Almeida em seu livro História de Campina Grande,que o "gringo" faleceu em 18 de novembro de 1923 e a estátua só foi colocada em 1931.

     
  4. Anônimo on 27 de abril de 2013 às 11:48

    Me parece que foi a primeira estátua de João Pessoa em todo o Brasil. Como também a estátua de Juscelino, na praça da Bandeira foi a primeira em todo o Brasil.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br