Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Pç Epitácio Pessoa, Rua Maciel Pinheiro

Campina Grande – o grande empório dos sertões – despontava no cenário nacional no ano de 1937, como uma das maiores exportadoras de algodão. No ano anterior (1936) alcançara a marca de 10 milhões de quilos ou 55mil fardos! Esse dinamismo comercial refletia-se em outros setores, transformando a cidade num recanto aprazível e progressista.

Registrava já naquela época uma sala de cinema e um clube social - denominado de “Campinense” – que era freqüentado pela elite social. 

No aspecto do ensino, as aulas públicas eram freqüentadas por cerca de oito a nove mil crianças, que estavam distribuídas nos seguintes grupos escolares: Clementino Procópio, Monsenhor Sales e Afonso Pena.

A gestão municipal estava a cargo do Sr. Vergniaud Wanderley (1905-1986), que havia assumido a prefeitura em dezembro de 1935 e permaneceria até 1938, retornando para o quadriênio 1940/45. São louváveis as suas iniciativas para construção de edifícios modernos, como o Matadouro e a Praça Antônio Pessoa, além de abertura de novas avenidas e serviços de terraplanagem.

Naquele ano foi prodigalizado o notável empreendimento do abastecimento e linhas d’água de Campina, levado a efeito pelo interventor Argemiro de Figueiredo (1901-1982).

O Cassino Eldorado estava em pleno funcionamento e recebia artistas das mais variadas categorias. 

No esporte, o Treze F. C. ingressa na Liga Desportiva Campinense e no mesmo ano vence a Taça C. Mororó.

As notícias chegavam através do jornal A VOZ DA BORBOREMA.

Havia no município grandes lojas comerciais, como a “4.400” estabelecida na Maciel Pinheiro, e pequenas indústrias. E o setor calçadista gerava emprego e renda para as famílias campinenses. 

O desenvolvimento municipal pode ser visto nas fotos que ilustram esta publicação, denotando toda a pujança campinense da época.

Referência:
- O MALHO, Revista. Edição de 11 de março. Rio de Janeiro/RJ: 19237.
- PINHEIRO, A. C. Ferreira, Da era das cadeiras isoladas à era dos grupos escolares na Paraíba. Campinas/SP: 2002. 
- Site TREZEGALO, disponível em http://www.trezegalo.xpg.com.br/1937.html, acesso em 09/04/2013.
- Wikipédia, disponível em < http://pt.wikipedia.org>




0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br