Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?



O curso Bacharelado em Produção Musical da UFCG campus de Campina Grande, no dia 03 de maio às 20h00m estará realizando o show para gravação do DVD “Tem coco na Paraíba” do compositor Benedito do Rojão. 

A produção do DVD é uma atividade da disciplina Projeto Musical III ministrada pelo professor Carlos Alan Peres. Para produção do DVD foi montada uma equipe composta de 50 pessoas divididas entre vários grupos, produção de arte, documentário, iluminação, projeto gráfico, gravação de áudio, etc. Os componentes da equipe, além dos profissionais convidados,foram selecionados entre os alunos dos cursos de Música, Comunicação e Arte e Mídia da UFCG. O projeto se configura como uma aplicação de conteúdos contidos nas várias componentes curriculares do curso Produção Musical e do registro histórico de manifestações culturais autênticas do estado da Paraíba.

O show para gravação do DVD ocorrerá no Teatro Ariano Suassuna do Colégio Motiva, no bairro Catolé, com entrada franqueada ao público.

BENEDITO DO ROJÃO

João Benedito Marques é filho de Benedito Eliotério, natural de Goiana PE e de Regina Maria da conceição natural de Alagoinha-PB. Nasceu em 1938 no Sítio Juá, em Catolé de Boa Vista, antigo distrito de Campina Grande. Quando menino, não teve contato com outro tipo de música a não ser o coco. Sua diversão era ouvir os cantadores de coco de roda, que se reuniam quinzenalmente na casa de seus pais. Cresceu ao som de pífanos, ganzá zabumba, triangulo e caixa.  

A paixão pela música levou João Benedito a Campina Grande, Rio Grande do Norte e Aracaju. Nestas andanças Benedito foi violeiro, locutor, cantor e padeiro. Em Campina Grande Benedito amadureceu, como pandeirista e compositor.  Trabalhou na Rádio Borborema e em 1966 apresentou-se no primeiro programa transmitido pelo Canal 9, Televisão Borborema. Casou pela segunda vez. Conviveu com nomes como Jackson do Pandeiro e Rosil Cavalcanti e viveu os tempos áureos do “Eldorado”.  Cantou coco, rojão e samba para finalmente tornar-se Benedito do Rojão, nome que recebeu fruto da convivência com o sociólogo Márcio Caniello e com o músico Romério Zeferino, os quais não só determinaram o nome, mas também foram responsáveis pelo nascimento do compositor.

Como músico Benedito toca, canta e compõe. Mas não é só isso, ele também cuida dos vários aspectos relacionados a vida musical. Cuida do figurino, agenda os shows, contrata músicos e cuida de toda a logística para que seu público possa ouvir o que o compositor produz. Sua atuação está presente em toda a cadeia produtiva da música.  Benedito é seu próprio produtor! E como compositor é expressão artística pura - sem floreios e sem tecnicidade. Sua música é o instrumento através do qual a simplicidade, beleza e calor humano, contidos nas noitadas regadas a coco de roda que tanto o embalaram quando criança, se manifestam.


Divulgação:
Joaresa – 8883-8128 e 9654-2733
Amanda – 8610-9594
Sâmua – 8895-3014

3 comentários

  1. walmir chaves on 26 de abril de 2013 às 11:21

    Existe produção musical professional em Campina Grande?

     
  2. Anônimo on 27 de abril de 2013 às 13:21

    Walmir, com as facilidades tecnológicas oferecidas hoje em dia,qualquer lugar do mundo pode ter um super estúdio de qualidade montado no fundo do quintal.
    A era digital é assim mesmo.
    Portanto, aqui em Campina se produz CDs e DVDs de boa qualidade.
    O que falta é a rotina profissional para este tipo de atividade.
    Não é todo dia que se grava um CD ou DVD aqui na cidade.

     
  3. walmir chaves on 27 de abril de 2013 às 13:56

    Gracias, amigo pela informação. Eu me referia, justamente, ao que você diz que falta. Na Europa uma produtora é uma empresa que se resposabiliza de contratar o cantor, gravar o disco,enviá-lo as distribuidoras,promovê-lo nas Radios e Televisões e tambem ficar com a maior parte do lucro o da perda. rsrs Atualmente é um setor em crise.
    Entendo que isso não existe em Campina, pela sua resposta...

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br