Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Por Edmilson Rodrigues do Ó

Este é um tema muito fascinante e o nosso nordeste é rico em sítios arqueológicos de grande valor cultural. Em tempos idos tive oportunidade de conhecer vários, dentre eles a famosa Pedra do Ingá (Itacoatiaras do Ingá), a Pedra do Boi Branco localizada no leito de um rio próximo a cidade de Garanhuns em Pernambuco, o extraordinário Parque Nacional das Sete Cidades no Piauí, Serra da Capivara também no Piauí. Todos são belíssimos para se observar a sua magnitude porém dificílimos de se traduzir tudo aquilo que em cada um deles está gravado.

Todavia, hoje refiro-me particularmente à belíssima PEDRA DO ICÓ e isto por uma razão muito justa, pois ela outrora já foi patrimônio histórico do município de Campina Grande. Porém, quando o então distrito de Pocinhos se emancipou polìticamente de Campina Grande em 10 de dezembro de 1953, a Pedra do Icó passou a pertencer ao município daquela vizinha cidade. Um detalhe interessante é que nas imediações da pedra em foco, existem outros monólitos com gravuras, algumas em formato de lagartos porém não esculpidos em baixo relevo mas sim desenhados em tinta ocre (vermelha) resistentes a todas as interpéries ao longo dos séculos.

PEDRA DO ICÓ EM 1983 - FOTO DE EDMILSON RODRIGUES DO Ó

A Pedra do Icó já foi citada no livro 6000 Years of Seafaring  de autoria do arqueólogo, pesquisador e escritor norte americano Orville L. Hope, edição de 1983, pagina 155 na qual o próprio autor emitiu sobre ela a sua respeitável opinião.

Fac-símile do livro 6000 Years of Seafaring de Orville L.
 Hope, Edição U. S. A. - 1983
Fac-símile do livro 6000 Years of Seafaring de Orville L.
Hope, Edição U. S. A. - 1983

3 comentários

  1. Anônimo on 17 de abril de 2013 às 09:32

    Eu já havia visto esta foto numa matéria do Jornal de Planeta, não sei o ano da matéria, mas o título era "Mistérios da esotérica PB", e o texto diz que a foto havia sido enviada por Edmilson R. do Ó. Eu gostaria de conhecer pessoalmente este estudioso e entrevistá-lo para um livro que estou escrevendo.Se ele se interessar meu e-mail é vanderleydebrito@gmail.com
    Sou Vanderley de Brito, eu posto em anônimo porque é mais fácil.

     
  2. walmir chaves on 17 de abril de 2013 às 11:30

    Parabéns, caro Edmilson, pelo postagem...

     
  3. Edmilson Rodrigues do Ó on 28 de março de 2024 às 19:49

    Sei que é difícil de acreditar. Mesmo assim, eu quero informar que somente hoje, quase 11 anos depois foi quando eu ví esta solicitação do grande pesquisador Wanderley de Brito

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br