Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Ainda respirando Eleições, o Historiador Bruno Gaudêncio nos envia a foto acima, que trata da composição da Câmara Municipal de Campina Grande, no período de 1959 a 1963, que correspondeu também à gestão administrativa de Severino Bezerra Cabral à frente do Poder Executivo.

Uma egrégia lista de cidadãos compõem o quadro dos edis:

Williams de Souza Arruda, então presidente da Casa, assumiria a Prefeitura de C. Grande no ano seguinte (1964) após a cassação de Newton Rique;

Ronaldo Cunha Lima seria eleito Prefeito em 1968 e, posteriormente, cassado.

Pedro Sabino era comerciante no ramo de algodão e de sisal, sendo um dos dirigentes da Cooperativa Central de Campina Grande. Ocupava o cargo de vereador desde 1947. Confira sua biografia clicando aqui!

Evaldo Gonçalves seguiria 'carreira política' como deputado estadual e federal.

Everaldo da Costa Agra, líder político na Zona Leste, viria a ser Deputado Estadual e, anos mais tarde, conseguiria o feito de eleger dois filhos como vereadores na mesma Campanha: Alberto Agra e Tota Agra (ambos já falecidos) para o quadriênio 1989 - 1992.

Zacarias Ribeiro, que foi presidente da Companhia de Luz Municipal (depois seria a CELB) viria a ser secretário de Agricultura do Governo de Newton Rique, no ano posterior (1964). Zacarias fazia parte dos "Soldados de Argemiro", denominação dada aos irmãos Ribeiro, por sua lealdade ao primo legítimo e correligionário, Argemiro de Figueirêdo. (Dados fornecidos por Gustavo Ribeiro)

Fernando Silveira é o autor da letra do Hino Oficial de Campina Grande.

Langstaine de Almeida disputara no ano de 1963 a Prefeitura de Campina Grande, onde sagrou-se vitorioso o empresário Newton Rique.

Mário de Souza Araújo continuaria sendo re-eleito vereador até o ano de 1988 quando não mais se candidatou e passou a ocupar cargos estratégicos no Governo Municipal.


1 Comment

  1. Anônimo on 1 de novembro de 2012 às 09:30

    Conheci a quase todos êsses vereadores. Os representantes das grandes familhas de uma época de Campina: Figueirêdo, Ribeiro, Agra, Gaudêncio, etc. O elegante Evaldo Gonçalves foi meu professôr, Pedro Cordeiro era o marido de uma prima da minha mãe e Fernando Silveira, meu amigo e professor da Radio Borborema a quem eu votei cada vêz que foi candidato.
    Alguns só conhecia de vista, mas todos eram pessôas bastante conhecidas naquele tempo. Lembro-me muito bem que a numerosa familha Ribeiro, (que era muito amiga da minha familha) era o "Batalhão de Argemiro". No período eleitoral não falavam de nada mas. Era como uma febre. rsrs. Acho que Argemiro devia agradecer muito aos Ribeiro.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br