Maquete: Terminal Rodoviário Cristiano Lauritzen (1958 - Acervo: Diário da Borborema) |
Desde a inauguração do Terminal de Passageiros Argemiro de Figueiredo, em 25 de maio de 1985, no Bairro do Catolé, que nos acostumamos a chamar de "Rodoviária Velha" a Estação Rodoviária Cristiano Lauritzen, idealizada na segunda gestão do prefeito Elpídio de Almeida.
Através de contrato firmado com a empresa ENAC - Empresa Naiconal de Mercados Ltda, em maio de 1958, deveria ser construído em uma área de 4.307m² uma plataforma de embarque aliada a 140 boxes comerciais que, para os padrões da época, seria considerado um dos maiores centros comerciais do país!
Segundo a ideia original, previa-se a construção de dois edifícios anexos: um supermercado e um hotel de "linha internacional" (!!!) que, por dificuldades encontradas na desapropriação do terreno destinado a construção do hotel, a ENAC desistiu dessa parte da obra.
Obras de Construção da 'Rodoviária Velha' - Acervo Elpídio de Almeida |
Podemos citar como curiosidade da obra, um dado comentado pelo Prof. Dr. Josemir Camilo que o
antigo terminal rodoviário possui a maior marquise sem colunas DO
MUNDO. De fato, se percebermos é uma construção bastante peculiar, pois
não existem colunas, e de acordo com o próprio professor, engenheiros de
vários países já visitaram a cidade para presenciar e estudar o ponto de
equilíbrio de sua arquitetura.
O projeto estrutural da marquise é do arquiteto Renato Perylo Borba.
O projeto estrutural da marquise é do arquiteto Renato Perylo Borba.
Fonte:
ALMEIDA, Adriana de. "Modernização e Modernidade-Uma Leitura
sobre a Arquitetura de C. Grande (1940-1970)
http://1.bp.blogspot.com/-DefWAD4bx5g/TnUP-kxXaHI/AAAAAAAABw4/MWG4YEn2VRY/s1600/DSC04478.jpg
Nessa época eu morava em frente. Sofrimos o processo da construção, com tôdas as suas consequencias, dia a dia...Lembro-me que estavamos muito contentes depois da inauguração. Era como uma festa diária com tanto movimento na nossa rua...
Amo aquela localidade... É ali que ganho meu pão de cada dia.