Mais uma imagem espetacular do Centro de Campina Grande, em data não definida, porém com aspectos urbanísticos bem identificados!
A rua em diagonal é a Treze de Maio, onde à esquerda vê-se a esquina da Rua 04 de Outubro, com um terreno baldio como referência.
O casarão que vemos de frente ao terreno ainda existe; trata-se da antiga reisdência do Sr. Lívio Wanderley, o proprietário da Cinema Capitólio, que também é mostrado na foto, do lado direito... com um pequeno esforço na vista podemos ler o letreiro "CAPITOLIO" escrito na fachada do prédio do cinema.
A fachada do Cine Capitólio era voltada para a Praça Clementino Procópio, que está na foto em seu antigo formato triangular, onde vemos uma série de palmeiras. A praça ficava por trás do antigo conjunto de casas, que vemos do lado direito da foto, onde identificamos os prédios que compunham a antiga usina de luz e força (onde está a palavra "PANORAMA" na foto).
Acho que é do final dos anos 40s. No inicio dos anos 50s a Usina de Luz estava no inicio da Rua Vigário Calixto, em frente do Açude Velho.
Nossa Campina Grande não tem nada que se encontre no Centro dessa época. Agente é uma cidade sem passado. Parabens pelo material apresentado neste site. abração ao amigo Emanuel
Alguem conheceu a retreta? Nos anos cinquenta,nos sábados e domingos, nessa praça, entre às sete e dez da noite, rapazes e moças passeavam, flertando, procurando namôro! No domingo, depois da missa das onze, na Matriz, havia o passeio pela Maciel Pinheiro com o mêsmo fim. Muitos casais se conheceram assim...kkk
A fotografia foi feita de cima do antigo Grande Hotel(hoje secretaria de finanças do municipio)na avenida Floriano Peixoto