O vídeo postado ontem com imagens das ruínas do antigo Cine-Theatro Apollo, que funcionou em Campina Grande de 1912 a 1943 rendeu alguns comentários que remetem à emoção de se deparar com, mesmo que em VT, algo real que fez parte do passado da nossa cidade.
Dessa forma, o jornalista Diogo Almeida, colaborador do Blog, inclusive responsável pela gênese da página do RHCG no Facebook, nos fez uma excelente investigação até chegar no exato local de onde funcionara o Cine Apolo, e qual o aspecto que o imóvel detém atualmente.
Sigamos suas pistas:
1.: "Tomando como base esta imagem postada recentemente no Blog e a posição do Cine Apolo sendo nas lojinhas em frente e à direita do Pavilhão Epitácio, creio que seja estas ruínas no canto direito da imagem, quase tocando na Barão do Abiaí."
Observe o telhado em ruínas na parte inferior da foto, do lado direito!!! |
2.: "O que faria com que o antigo prédio do Cine Apolo seja hoje o que fica entre as Lojas Paloma e a Redepharma, cujos fundos dá pra uma parede vazia sem fachada sem nada, na Barão do Abiaí."
3.: "A Redepharma seria o antigo Mercado Novo."
4.: "Olhando exatamente o endereço do antigo escritório da VASP em Campina Grande, fica na Maciel Pinheiro, 276. Pelo Google Maps, olhando atualmente, até hoje o terreno atrás do prédio permanece vazio. Acho que ainda é possível encontrar resquícios do Apolo lá."
É este prédio aí:
Foto: Google |
O prédio é onde funcionou a Vasp. Certa vez, pedi para ver as instalações... As colunas ainda estavam de pé... Quando Quércia era governador de São Paulo, cogitou-se que o imóvel fosse adquirido e doado à PMCG para a instalação de um cinema de arte. Infelizmente a idéia não prosperou... Recordo ainda da entrevista do então governador falando sobre o assunto, ainda que rapidamente.
A dedução feita por Diogo está correta ! Parabéns !
O cinema ficava localizado no "quintal" da loja da VASP.
Quando um grupo de abnegados decidiu fazer alguma coisa para preservação do prédio, a VASP mandou imediatamente derrubar o que restava do velho cinema para impedir o seu tombamento(algo parecido com o que fizeram com o casarão de Cristiano Lauritzen). O pretexto era construir um estacionamento.
O estacionamento funcionou durante algum tempo, depois foi desativado.
Foto do avião da Vasp em Campina Grande.
Alguém tem foto do avião da Vasp em Campina Grande?