Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Por Equipe RHCG


A foto acima, pertencente ao acervo CPDOC da Fundação Getúlio Vargas, mostra um flagrante durante a visita do ex-presidente Getúlio Vargas à Campina Grande, quando o prefeito campinense era o Dr. Elpídio de Almeida, à sua esquerda na imagem.

Nessa época, o senador paraibano Epitácio Cavalcanti Albuquerque (à direita na foto de gravata borboleta), conhecido no meio político como "Epitacinho", filho do ex-presidente João Pessoa, gozava da amizade particular de Getúlio, à quem convidou a visitar a Paraíba, promovendo e fortalecendo o PTB estadual.

Segundo os dados da CPDOC, esta foto foi captada no ano de 1950, durante a campanha para Presidência da República.

Nota: O braço que aparece à esquerda da foto, com a mão negra por trás da cadeira onde está sentado Getúlio Vargas pertence ao seu fiel e inseparável guarda-costas Gregório Fortunato, conforme mostra a segunda foto quando do desembarque da comitiva no Aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa.


Material Utilizado na Campanha Política

10 comentários

  1. Hebert on 30 de janeiro de 2011 16:55

    Este é um verdadeiro reclamo.

     
  2. mario vinicius on 3 de setembro de 2012 15:56

    Só uma ressalva: Epitacinho era, na verdade, filho de João Pessoa.

     
  3. Soahd on 3 de setembro de 2012 16:14

    UMA PARTICULARIDADE: Fleunylda Soares em 1950, conduziu Getulio Vargas, em Campina Grande, no automóvel do pai, o boavistense Luiz Soares de Araujo.
    O carro era um modelo Willys Overland especial.
    No carro acompanhava Elpidio de Almeida (prefeito), Epitacinho (Suplente de senador), Sebastião Lima (professor) eo Gregório Fortunato (guarda costas).
    Fonte: Livro Boa Vista de Sancta Roza- De Fazenda a municipalidade (1666- 1997)-Francisco de Assis Ouriques Soares.
    PS. quem foi este que foi excluido da foto?

     
  4. Anônimo on 21 de outubro de 2012 22:01


    Na segunda foto, como identificada a jovem que dirigia o veículo, o pouso do avião presidencial aconteceu no aerodromo de Campina Grande.

     
  5. Anônimo on 21 de outubro de 2012 22:05


    Post Scriptum - o veículo é o modelo Willys-Overland Jeepster

     
  6. Anônimo on 30 de março de 2013 16:59

    O fabricante de cataventos Yvel, Elifas Levy( parece-me de Boa Vista também) comprou esse carro que transportou Vargas e o utilizou por muitos anos.

     
  7. walmir chaves on 31 de março de 2013 04:55

    Caro Anônimo: Elifas Levy trabalhou no Banco Magalhães Sranco S.A nos anos 60? É filho de Niutides e irmão de Flávio que tambem trabalhou no mesmo Banco? São uns antigos amigos porem esqueci seu sobrenome!!!Com o nome do grande hermetista só conheci essa pessôa!
    Peço-lhe que me informe o que saiba dêle! Muito obrigado!

     
  8. Anônimo on 31 de março de 2013 11:35

    Sei apenas que morava no baairro da Prata( rua Pedro II) e a fábrica era na rua Rio Branco em frente ao mercado da Prata. O nome era uma homenagem ao hermetista.

     
  9. Anônimo on 31 de março de 2013 11:47

    Caro Chaves, lembrei agora. Esse "segundo" Elifas levy é o irmão de Flávio Barros primeiro( e acredito único) radialista campinense/paraibano que trabalhou nos microfones da lendária BBC de Londres (serviço brasileiro na capital inglesa) nos anos 70. Ambos residem hoje em João Pessoa mas perdi o contato. Flávio, salvo engano, dá aulas semanais de ingles a professores da UFCG em Campina.
    É isso.

     
  10. walmir chaves on 31 de março de 2013 16:17

    Obrigado pela informação. São meus amigos. Niutides era Contador da Radio Borborema e Flávio começava como Locutor da Radio Cariri que nessa época foi incorporada às Associadas. Elifas era un adolescente e tambem trabalhava na Radio.Era uma familha admirável... Perdi o contato faz quase 50 anos. Espero que um membro dessa familha vêja meu comentário e entre en contato!

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br