Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Samarinata (Pç da Bandeira-CG) - Obra de Abelardo da Hora

Surgiu uma 'campanha' de busca e memória através do Facebook, encabeçada pelo fotógrafo César di Cesário, sobre o desconhecido paradeiro da antiga escultura "A Samaritana" que havia na Praça da Bandeira, antes da reforma total pela qual passou na Década de 80.

Como já é costume em Campina Grande, durante reformas, algumas peças apostas em próprios públicos são retiradas e, como se não fizessem falta ao cenário, são descartadas pelos responsáveis das obras. O texto disposto no perfil de César di Cesário é interessante e já desperta a sociedade local para a necessidade de resgatar esta figura que fez parte do cenário central da nossa cidade.

"Reza a lenda que, durante a reforma da Praça da Bandeira nos anos 90, a escultura intitulada A SAMARITANA do renomado artista Pernambucano Abelardo da Hora foi levada por particulares pra ficar em segurança até a conclusão da obra. O que se sabe é a praça ficou pronta e a escultura não voltou de onde foi retirada - à margem do espelho d'água - e não foi mais vista pela população. gostaria de saber se os responsáveis pela reforma da praça na época sabem aonde se encontra tal escultura e de seu estado de preservação, se é que ainda existe? com a palavra as autoridades atuais e da época."

Cumprindo nossa condição de Serviço de Utilidade Pública, quem detiver qualquer informação que possa ajudar a identificar o paradeiro da "Samaritana", utilizem as redes sociais ou informe diretamente  à Secretaria de Cultura Municipal, que a História de Campina Grande o recompensará.

13 comentários

  1. walmir chaves on 7 de fevereiro de 2013 às 09:40

    E que a devolvam ilesa! kkk Sinceramente, é pouco original essa escultura...

     
  2. Anônimo on 7 de fevereiro de 2013 às 15:45

    Por volta de 1994 a "Samaritana" foi vista pela última vez jogada em um canto do pátio do seminário diocesano(no Alto Branco)onde funcionavam algumas secretarias da prefeitura.Certo dia um motorista que fazia serviços avulsos para o município pediu a "Samaritana" para transforma-la em brita para o alicerce de uma casa que estava sendo construída por ele.
    Pedido feito, pedido aceito e a "Samaritana" hoje serve de piso em alguma moradia da grande Campina Grande.

     
  3. Paulo Gomes on 7 de fevereiro de 2013 às 19:02

    Que beleza hein? Quem ficou responsável pela "guarda" da escultura deveria ser responsabilizado. Sem questionar a sua originalidade ou não, a peça, acima de tudo, faz (ou fazia) parte de nossa história.

     
  4. Edmilson Rodrigues do Ó on 7 de fevereiro de 2013 às 20:42

    Infelizmente, no Brasil, o roubo, o assalto, a desonestidade, a falta de ética, escrúpulo, respeito, a corrupção, a injustiça, a impunidade, já fazem parte da nossa cultura. O progresso socio-econômico-cultural do Brasil pode ser comparado a um carro com os faróis invertidos iluminando a estrada por onde já passou.A "Samaritana" não foi a primeira; nem tão pouco, a última. Outras, com certeza, virão.
    E tudo continua como se nada houvesse acontecido. É a cultura dos que fazem e a indiferença da maioria que permanece em silêncio.

     
  5. walmir chaves on 8 de fevereiro de 2013 às 06:23

    Francamente, jamais houvera esperado un final tão trágico para a escultura! Quanta irresponsabilidade e falta de respeito pelo patrimonio municipal. Será que em Campina ninguém se preocupa de saber quando, como e em quê se utilizam seus impostos?

     
  6. Anônimo on 8 de fevereiro de 2013 às 12:15

    Na bíblia tem um dialogo entre Jesus e a mulher samaritana que ia pegar água no poço com uma jarra! Será que essa estátua se refere a essa mulher?

     
  7. Anônimo on 8 de fevereiro de 2013 às 16:24

    Claro. A samaritana é a filha de Samaria que fala com Jesus en uma fonte.

     
  8. Anônimo on 10 de fevereiro de 2013 às 13:39

    KKKKKKKK!!!

     
  9. Anônimo on 10 de fevereiro de 2013 às 13:39

    KKKKKKKK!!!

     
  10. Anônimo on 10 de fevereiro de 2013 às 13:39

    KKKKKKKK!!!

     
  11. Anônimo on 14 de fevereiro de 2013 às 17:41

    Que comentário mais engraçado! tô me acabando de rir, um comediante nato se perdendo. O brasil precisa conhecer o substituto de Chico Anísio.

     
  12. Anônimo on 23 de fevereiro de 2013 às 17:28

    A Samaritana esta no espelho d'água do novo museu de arte Assis Chateaubrind

     
  13. Anônimo on 25 de fevereiro de 2013 às 10:43

    Deve ser a "irmã" dela, porque a original foi destruída.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br