Uma das alegrias daqueles que fazem este blog, é o de resgatar a história de alguns personagens importantes de nosso passado. O material a seguir nos foi enviado por George Henrique de Almeida Figueiredo, retratando a história de seu pai, José Figueiredo, ex-reitor da UEPB e ex-presidente do Treze Futebol Clube, além de outras atividades.
***
O Engenheiro José Cavalcante de Figueiredo nasceu em Campina Grande em 06 de Março de 1935. Filho de Luiz Gil de Figueiredo e Maria Esther de Cavalcante Figueiredo, foi casado com Zélia de Almeida Figueiredo, com a qual teve 4 filhos: Luiz Gil de Figueiredo Neto, Ricardo José de Almeida Figueiredo, Maria Esther de Almeida Figueiredo e George Henrique de Almeida Figueiredo. Faleceu em 04 de fevereiro de 1985 em Campina Grande-PB, vítima de um infarto fulminante.
José Cavalcante de Figueiredo |
Cursou o Primeiro Grau no Colégio Pio XI em 1950. O Segundo Grau no Colégio Estadual da Prata, concluindo em 1953. Logo após, foi aluno da primeira turma da antiga Escola Politécnica da Universidade Federal da Paraíba, concluindo o curso de Engenharia Civil em 1958.
Trabalhou como Professor de Inglês (1954) e Professor de Matemática (1955/1962) no Colégio Diocesano Pio XI. Atuou ainda, como Monitor de Topografia, Geodésica Elementar e Cartografia da Escola Politécnica da Paraíba nos anos de 1956/1958.
Entre os anos de 1956/1958, foi Auxiliar do Engenheiro Diretor de Viação e Obras Públicas da Prefeitura Municipal de Campina Grande.
Em 1959/1960, labutou como engenheiro da Comissão de Construção do Açude Público de Orós-CE.
Açude de Orós no Ceará sendo construído (Fonte: IBGE) |
Entre o período de Julho 1962 a Janeiro de 1964, foi Engenheiro Chefe do Laboratório Central de Solos e Concreto do DNOCS.
Em 1964, trabalhou como Professor de Física e Química da Escola Técnica de Comércio Municipal de Campina Grande.
Foi ainda Engenheiro Superintendente de Obras e Urbanismo da Prefeitura Municipal de Campina Grande, de dezembro de 1963 a abril de 1964. Depois, Engenheiro Chefe da 2ª. Unidade de Recuperação DNOCS de 1964 até seu falecimento em 1985.
Ainda em seu vasto currículo, a atuação como Professor titular das disciplinas de Mecânica Aplicada as Máquinas – Maquinas Hidráulica da Escola Politécnica da Universidade Federal da Paraíba.
Membro titular do Conselho Diretor da Fundação Universidade Regional do Nordeste (FURNe- Atual UEPB), seria o Presidente do Conselho e Reitor daquela universidade entre 1977-1981.
Como visto, apesar de ter morrido com pouca idade, José Figueiredo ainda teve tempo para ter uma vida social bastante ativa, sendo Membro do Rotary Club de Campina Grande; Membro do Club de Engenharia do Rio de Janeiro; Sócio Benemérito e Patrimonial do Treze Futebol Clube (e Presidente); Sócio proprietário do Clube Campestre de Campina Grande-PB; Socio Patrimonial do Clube dos Caçadores de Campina Grande-PB; Sócio Remido do Campinense clube; Colaborador da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra-PB e Membro da Loja Maçônica Regeneração Campinense.
José Cavalcante como Presidente do Treze Futebol Clube em 1973 |
Publicou o trabalho “Fundamentos para o Cálculo de Máquinas Hidráulicas”, editado pelo Departamento de Publicação da Escola Politécnica da Universidade Federal da Paraíba.
Quando de seu falecimento em 1985, vários amigos e jornais publicaram homenagens em sua memória. Algumas delas serão reproduzidas a seguir (Cliquem Para Ampliar):
***
Agradecemos a George Figueiredo no registro da história deste importante campinense.
Retalhos Históricos de Campina Grande é um grande projeto!
Campina Grande em seu passado teve grandes nomes. Passado glorioso, presente medíocre, futuro ameaçador.
Belissima homenagem•
Parabéns ao filho do nobre "campinagrandense" ao ceder arquivos sobre este importante ex-presidente de nosso querido Galo da Borborema
Obrigado Claudio Lima... Agradeço a Deus pela oportunidade da homenagem e ao Staff dessa excelente página que nos proporciona reviver momentos gloriosos de nossa terra. Valeu gente!
Excelente homenagem!
É a vida é uma ilusão!
Campina Grande é uma cidade que tem o privilégio de ter filhos ilustres como o Dr. Figueiredo. Parabéns George Figueiredo pelo Pai que você teve.
Do amigo e compadre, Alberto Santos Neto.
Não tive a oportunidade de conhecê-lo,mas sei que foi um grande homem, tanto de caráter quanto de honestidade. Com certeza servirá de exemplo a ser seguido por nossos filhos, seus netos. Que Deus o mantenha vivo em nossas memórias.
Justa homenagem a este grande campinense.