Foto espetacular da década de 60, parte do albúm da Fundação Getúlio Vargas sobre o Centenário de Campina Grande, que mostra parte da Av. Floriano Peixoto, na altura do cruzamento com a Rua Rui Barbosa, no sentido em direção ao Teatro Municipal.
Sempre participando das 'elucidações' da cenografia fotográfica que expomos, Prof. Mário Vinicius discorre sobre a imagem: "Na esquerda, antigo Hotel Belfran. Na direita, o Ginásio Evangélico sendo construído.". Pode-se ver também, ao fundo, parte da torre da Igreja Congregacional da Rua 13 de Maio.
Foto:
Acervo CPDOC/FGV
Esse predio em construção é a parte detrás da igreja congregacional?
O prédio da esquina era a residência do engenheiro Austro França, depois ele transformou no Hotel Belfran.
Um detalhe: vejam a precariedade da iluminação pública que era feita com lâmpadas fluorescentes comuns.
Delícia de lembrança, esse foi meu caminho para a escola, no período em que morei na Prata e transitava por essas calçadas, muitas vezes tamborilando os dedos nas grades das casas, avizinhadas por cultura, comercio e educação providos pelo teatro, o colégio das Damas, e o cinema mais acima. Lembro-me bem do vento frio de inverno que soprava aí, de minha capa, minhas galochas, meus livros, a babá que me acompanhava no percurso da Escola de dona Léa...
Muito boa a foto. Vizinho à casa do Dr. Austro França está a residência de Pedro Sabino (e posteriormente do Dr. Alvaro de Araujo Pereira).
Adoro essa foto.
Dr Austro França foi um baluarte em Campina Grande e um dos maiores se não for o maior verticalizador da arquitetura moderna da Cidade. Saudades Hotel Belfran e Belfran Engenharia
Quem foi e o que fez o Dr. Alvaro de Araujo Pereira, referenciado num comentário como dono de uma das casas vistas na foto? É que meu avô trabalho por muito tempo como vigilante dessa residência depois de ser porteiro do Hotel Belfran.
Na.esquina o Hotel Belfran, onde residia o eng Autro França Costa; em.seguida, a do empresário Pedro Sabino, e vizinha, a do usineiro José Venãncio Duarte Barros, meu pai. Nossa casa, foi construída pelo dr. Austro.França.
Ivaldo Duarte. Álvaro Pereira era advogado.Depois foi meu vizinho, morando na casa de Pedro Sabino.Ele tinha 4 filhos.
Grato pelos esclarecimentos sobre quem eram os moradores da casa.