Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Muitos dos que passam próximo ao Parque da Criança, vizinho ao Açude Velho, não imaginam que ali já foi um dos locais de maior prosperidade de Campina Grande. No local onde hoje se localiza um ponto de lazer da população campinense, no passado foi o Curtume “Santa Margarida”, ou “Curtume dos Motta”, como ficou mais conhecido.

O curtume fundado em 1926 por João Francisco da Motta, Luiz Francisco Motta e Manoel Francisco Motta, foi um ponto de referência econômica na cidade de Campina Grande.
 
Foto Curtume 1926

Após a ida de João Francisco da Motta para Natal em 1935, quando fundou o Curtume São Francisco, seu irmão Manoel Motta tomou as rédeas do negócio em Campina, quando dirigiu o Curtume Motta Irmão (no mesmo local). Em 1981, o curtume fecharia suas portas em definitivo.

 Imagem do antigo curtume (seta apontando) em meados dos anos 80

Com a desapropriação do terreno por parte da prefeitura municipal, o local foi transformado em um centro de entretenimento, principalmente para caminhadas.

Imagem do Parque da Criança

Do antigo curtume, restaram apenas a entrada e a antiga chaminé.



Fontes Utilizadas: 
-Acervo Pessoal
-Memorial Urbano de Campina Grande – Editora União
-Diário da Borborema (Acervo)

14 comentários

  1. Anônimo on 1 de julho de 2010 às 15:18

    O Parque da Criança é realmente um equipamento urbano importante para a cidade de Campina Grande. O velho curtume teve sua memória preservada a partir da manutenção de alguns elementos que hoje fazem parte do parque. Uma bela intervenção!

     
  2. H. Racine on 10 de julho de 2010 às 17:44

    Gostaria de saber se alguém possui alguma foto da antiga fábrica de Pasteurização que ficava no final da Rua: João Suassuna, onde hoje esta localizada a Novo Rumo!!!Foi construida por Severino Cabral nos anos 30 e eu ainda recordo do prédio abandonado onde se destacavam os portões de ferro!!!!

     
  3. Anônimo on 22 de novembro de 2010 às 18:30

    O curtume dos MOtta foi depois de João Motta administrado por LUis Francisco da MOtta e não por Manoel Motta que se desligou fundando outro curtume em bodocongó

     
  4. Anônimo on 24 de fevereiro de 2011 às 22:24

    Luiz Motta foi o principal gestor do curtume,tornando-o grande exportador,inclusive ajudando seus irmãos nos seus curtumes,foi sócio tambem de seu primo Drault Ernani no curtume em Nazare das Farinhas(BA),Luiz Motta contribuiu realmente para o desenvolvimento de Campina e da Paraiba.Merecia mais reportagens sobre ele e seus empreendimentos.

     
  5. Anônimo on 24 de fevereiro de 2011 às 22:27

    O verdadeiro nome do curtume era São José.

     
  6. Daniel Motta on 29 de junho de 2012 às 13:14

    Olá, Sou Daniel de Almeida Motta, neto de João Francisco da Motta, e acompanho seu blog, estou em busca de informações sobre meu avô, consegui muitas informações com minha família ,e percebo que as que têm em seu blog são escassas, acho de extrema importância o conhecimento por parte da população do passado histórico de Campina Grande, quero saber a vida dele pós fechamento do cortume. Mais informações (

     
  7. Daniel Motta on 29 de junho de 2012 às 13:16

    informações:
    (dan_mottinhaaa@hotmail.com )
    https://www.facebook.com/danzinTT

     
  8. Anônimo on 26 de novembro de 2012 às 21:56

    O pessoal que escreveu a matéria deveria se informar melhor antes de publicar erroneamente fatos históricos de Campina Grande...

     
  9. Anônimo on 9 de maio de 2017 às 16:58

    Verdade .Eu sou bisneto dele

     
  10. Unknown on 1 de agosto de 2019 às 22:13

    Eu queria ter conhecido meu avó, por parte de pai, dizem que ele é a cara do meu pai!!

     
  11. Unknown on 23 de outubro de 2019 às 23:12

    boa noite!
    Alguém aqui dos Mottas, já ouviu falar em, Capitão Alfredo Motta, e seus filhos: Alcides Motta, Alayde Motta, Alvaro Motta, Alice Motta, ambos de Recife.
    Minha avó materna nos dizia, que tínhamos vário primos em Campina Grande.
    Estou pesquisando sobre, minha bisavó, Alice Motta de Queiroz, e seus irmão.
    qualquer informação, me contactar via whats. 8199676-3071
    André Pessoa

     
  12. Unknown on 4 de maio de 2020 às 00:17

    Vc poderia ter essa resposta com Vânia motta q faz a árvore genealógica da família,ela mora nos EUA,se vc quiser passo o contato dela e tb Teteza Motta

     
  13. Pedro Luiz Motta on 7 de agosto de 2020 às 15:50

    O principal administrador do curtume são José conhecido como curtume dos motta era Luiz Francisco Motta

     
  14. Ana Gabriela Motta on 20 de agosto de 2021 às 23:44

    O rapaz que escreveu contando a história conseguiu escrever os fatos todos errados , o curtume foi fundado por João Motta que logo e seguida trouxe seu irmão Luiz Motta onde tornará se grandes indústrias ,João Motta abriu em Natal um curtume similar ao curtume são José e ficou Luiz Motta como e filhos ,Manoel Motta abriu um curtume em bodocongo seguindo só


     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br