Recebemos de mais uma colaboradora do blog, Socorro França, fotos fantásticas de Campina Grande.
Que bom que a idéia proposta pelo blog, que é contar a história de Campina Grande através dos próprios campinenses através de seus arquivos pessoais, ou seja, de seus "retalhos", está obtendo êxito.
Por isso que o nome do blog: "Retalhos Históricos de Campina Grande", veio a calhar, pois não se tem uma preocupação de se ater a um determinado assunto ou a um programa histórico. As idéias vão surgindo e sendo postadas. Agradecemos a todos pelas palavras de apoio e da colaboração que temos recebido.
Que bom que a idéia proposta pelo blog, que é contar a história de Campina Grande através dos próprios campinenses através de seus arquivos pessoais, ou seja, de seus "retalhos", está obtendo êxito.
Por isso que o nome do blog: "Retalhos Históricos de Campina Grande", veio a calhar, pois não se tem uma preocupação de se ater a um determinado assunto ou a um programa histórico. As idéias vão surgindo e sendo postadas. Agradecemos a todos pelas palavras de apoio e da colaboração que temos recebido.
Vamos as fotos: na primeira imagem, um registro da Praça da Bandeira. Não sabemos a data correta da foto, mas percebam como era verde aquele local. Ao fundo, a Praça Clementino Procópio, Abrigo Maringá e o Cinema Capitólio. Tentamos, de todas as formas, ler o nome do filme que estava passando na época da imagem, uma vez que isto auxiliaria na identificação do ano da foto.
A seguir, uma imagem histórica da Rua Lino Gomes no bairro de São José, à esquerda, provavelmente, seria a AABB, hoje:
Acreditamos que esta primeira foto seja entre 1976 e 1980.
Na foto da rua Lino Gomes, com certeza era a AABB sim, do lado esquerdo. Do lado direito, morava Ramalho Filho, jornalista, amigo de papai; e quase vizinho a esse sobrado, moravam minhas colegas do Colégio Estadual Juraci e Zelia... onde andarão? A época era 1962 a 1965!
Gente, sou filha de Ramalho Filho... essa foto da Lino Gomes é um mergulho na minha história. Do lado direito, em baixo, o muro da casa do sr. Ezequiel, seguido do muro da Renda Priori (fábrica de latas) e, um pouco recuada, a casa que morei até dois após a morte do meu pai. O prédio em seguida, é a panificadora Aliança, de Churchill e, vizinho, a casa de Juraci, Zelia e Zé Viana. Do lado esquerdo, o muro da AABB e lá em cima, do mesmo lado, a fachada do Cine São José.
A título de observação, o título do filme termina com " do destino"
Rua Lino Gomes – Antigamente costumava-se dizer que "tudo estava na Lino Gomes" (padaria, cinema, vendas, parteira, açougue, bodegas, carvoaria entre outros). Porém, um estabelecimento marcou mais fortemente a história desta rua: a “Pharmacia São José”, fundada por seu Julio Aprigio, que chegaram ao bairro na decada de 30. Outras lojas comerciais foram surgindo ao longo dessa via, que passou por inúmeras mudanças. Inicialmente, era uma via de mão única, passou a mão dupla e voltou a ter mão única novamente. Recebeu sua primeira camada de asfalto na década de 70. Mas antes disso, o barro imperava, principalmente no trecho entre esta rua e o centro da cidade na Rua 13 de Maio, porque segundo os moradores da época, quando chovia os moradores tinham que colocar “galochas” nos sapatos para poder vencer o lamaçal.
12 de julho de 2010 19:14
Amigos, estou maravilhado com esta foto! Sou Evaristo Júnior, filho de seu Evaristo (comerciante do bairro)e Irene. Meu pai começou vendendo "confeito" na calçada do Cine São José por volta de 1963 - numa banquinha chamada "tripé" -quando ainda morávamos no Bairro do 40. Como deu certo, passou a usar um "Fiteiro" adaptado com pneus de bicicleta - que foi sendo administrado por meus irmãos Hélio, Esdras e outros e, finalmente, por mim. Vendíamos amendoim torrado, chocolate leite mel (hoje "baton"), biscoitos Waffer e Brasília, balas soft e de amendoim da Garoto... Comercializei por 15 anos até o fechamento melancólico do "São José" em abril de 1983. Moramos numa casa ao lado da Praça do Trabalho, desde 1968. Por último, moramos noutra casa no prolongamento da Lino Gomes, no mesmo lado do Cinema, defronte o Edifício São Miguel. Presenciei ao asfaltamento da Rua Lino Gomes entre 1977 e 1978. Meu abraço a todos os admiradores da História do nosso Bairro São José!...
Alguém acima identificou do Destino...pesquisando filmes, encontrei algo que pode ser adequado, mas faltam letras... "Armadilhas do destino", filme de 1966...acho que pelo tipo de onibus que vejo rapidamente na foto postal e o verde que não me tenho memoria para essa imagem, acredito que é uma imagem dos meados ou fim dos anos 60. Muito bom essa lembrança..voces do Retalhos de CG superam a cada dia com tanta novidade.
Exatmente Soahd. O Filme também me parece ser "Armadilha do Destino" de 1966! http://melhoresfilmes.com.br/filmes/armadilha-do-destino
"Armadilha do destino" foi o segundo filme dirigido por Roman Polansky(dizem que ele roubou o roteiro de um amigo).
Antes ele tinha feito "A faca na água" no país dele, a Polônia.
É uma comédia maluca com o ótimo Donald Plesence.