Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

POR JOBEDIS MAGNO de Brito Neves

GRANDES TIMES DO FUTEBOL DE SALÃO DE CAMPINA GRANDE:

Foto do time do Estudantes da década de 60

Na foto Vemos:
João Mario, Saulo Ernesto (Ex-Prefeito de Queimadas), Renan, Hugo Bala. Agachados: Sebastião Vieira, Pibo e Aluisio.

 Em pé: Saulo (Ex-Prefeito de Queimadas), Lúcio Pato, Elcio (Erção), Marcus Vinícius, Hugo e Garrincha. Agachados: João Mário, Guerra, Sebastião Vieira, Pibo e Patricinho (Leal).

Time do Campinense:
Na foto de 01/10/1966 vemos: Mozart, Alexandre Miranda, Cil, Aldanir e Belo Madalena (já falecido). Agachados: Toinho Buraco, Paulo Raiff (Já Falecido) , Tonho Lidio e Marcilio Soares

Os trezeanos também recordam a fase áurea do Futebol de Salão. O  Treze armou a mais forte equipe do futebol de salão de Campina Grande, que conquistou campeonatos e torneios os mais diversos, durante a década de 60. Atletas talentosos como o arqueiro Humberto de Campos, Lêucio, Bolinha, Pedrinho, Aluísio Tonheca, Hermani, Jobedis e vários outros, deram, em suas atuações nas quadras de Campina Grande, inúmeros momentos de vibração à torcida trezeana.

Equipe do Treze em 1966:
Na foto: Pai Velho (treinador), Hermani, Humberto de Campos, Blinhas, Betinho Mota, e Alberto.
Agachados: Lêucia, Aluisio, Toneheca e Jóbedis

Time Titular do Treze em 1966:
Pai Velho (Técnico), Hérmani, Humberto de Campos e Bolinha, Acachados: Lêucio e Tonheca

Outras fotos relíquias do passado do arquivo pessoal de Marcilio Soares de  1968 e 1969. Uma foto é do time do 11 de Outubro (1968) Semana do Exército.

A primeira foto tá meio ruída pelas traças a escalação é a seguinte:
Beto - Marcílio - Socisgenes - Wagner - Claudio Feijão - Careca (irmão de Paulinho) - Robson Kabel e Luciano Agra (atual Prefeito de João Pessoa)

A outra foto é da AABB (1969) num jogo contra o Cabo Branco, jogo que o AABB venceu  7 X 2. A escalação é a seguinte: Marcílio - Tom - Cyl - Lêucio e Alexandre.

Time da AABB

 Na foto vemos o goleiro Janio, Beto, Tom, Joca, Cil e Wendel (aquele mesmo que jogou futebol no Botafogo do Rio de Janeiro que  vinha passar as ferias aqui em Campina) e Toinho Buraco. Agachados: Marcilio Soares, Alexandre Miranda, Wagner, Kabel (já falecido). e Giotto.


Equipe titular da AABB em pé: Toinho Buraco, Cil e o goleiro Tom.
Agachados:  Alexandre e Marcilio


Equipe do Campinense Tri Campeã da cidade:
Na foto vemos em pé: Chó, Luciano Sodré (já falecido), Jóbedis, Geraldo Leal, Carlindo, Alberto de Queiroz (já falecido) (Técnico) Mauricio Almeida  (Presidente) e José Santos (supervisor). Agachados: o massagista Lima, Marcilio Soares, Nego Gilson, Giotto, Wagner, Valdir Tomé e o  outro massagista  Paulão

Time do Campinense de futebol de salão na inauguração do Amigão:
Na foto vemos em pá: Luciano Sodré (já falecido), Waldir Ventinha, Wagner, Neto Frankim e Chó. Agachados: Nego Gilson,  Ricardo Amorim (já falecido), Giotto, Marcilio Soares e Jobedis

A Memória do Nosso Futebol de Salão

Através do nosso professor Bráulio Maia  Junior (outro grande atleta), conseguimos resgatar fotos importantes da história do nosso esporte, mais precisamente do Treze, Caçadores e de alguns desses antigos jogadores, que já não estão mais conosco.

Time de Futebol de Salão do Clube dos Caçadores de 1974 (Na AABB)
Em pé: Marcos Arakem (diretor  já falecido), Ademir, Renan, Jorge (já falecido), Ruberval (já falecido), Lucélio, Paulinho Virgolino, Natal (treinador). Agachados: Simonal, Toinho de Lia, Bráulio, Nem (já falecido), Mano Manchete e Bráulio Maia (diretor)


Assim, para efeito de resgate histórico, acrescento mais algumas fotos de times de futebol de salão de Campina Grande de Colegios da cidade, uma cedidas pelo os amigo Marcilio Sobral e outra do meu arquivo pessoal com destaque, aqui, para as formações dos craques.

Time do 11 de Outubro:
Foto: Marcilio Soares, Marco José, Wagner. Agachados: Beto, Toinlidio e Kabel (Falecido)

 Time juvenil do Estadual da Prata Campeão do jogos Estudantil de 1968
Na  foto vemos: Leucio (Técnico),  Beto, Jóbedis, e Erimar.
Agachados: Lourinho, Valdinho  Carapuça, Paulinho Virgulino e Ademir

 Time do Campinense de 1973
Luciano Sodre  (falecido), Chó, Hugo Bala, Agachados: Nego Gilson, Jóbedis e Madruga (falecido)

 Time do Campinense Bi Campeão do futebol de salão da cidade
Na foto vemos Alberto de Queiroz (Técnico ja falecido), Geraldo LeaL, Carlindo, Chó, Wagner e Luciano Sodré (falecid). Agachado Adalberto Lima (massagista) Marcílio Soares, Hugo, Nego Gilson, Giotto e  Jóbedis

Fica a lembrança, ficam os registros, ficam as imagens dos craques. As películas são as retinas. Os arquivos são os neurônios. O futebol de salão de Campina Grande do passado era brilhante, era por amor à camisa. Ficou a emoção, ficou o impagável prazer recebido da arte do futebol, prazer em não esquecer do que foi visto. A peculiaridade simpática de ter visto bom futebol no velho AABB lotado e contagiante, com os torcedores torcendo pelo seu time de coração. A boa lembrança de ter tido tantos craques ali, pertinho, reais, mesmo sem replay (todos os sabados, as jogadas se repetiriam...). O prazer de poder relembrar, de lançar palavras e arrematar sentimentos, tabelando com as recordações, inclusive, as desses e de tantos outros craques.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O período de 50 anos é um tempo extremamente curto quando comparado àquele de que se tem conhecimento da existência da humanidade. Contudo, ele se alonga quando se pretende resgatar dados, fatos e acontecimentos num site como o RHCG que exercita a preservação da nossa memória. Quem acompanhou a história do futebol de salão  do passado campinense, sem dúvida alguma pôde verificar que o futebol de salão teve uma grande evolução, dentro e fora das quatro linhas.

JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES
Ex-jogador de futebol de salão

49 comentários

  1. Anônimo on 13 de abril de 2010 às 09:21

    PARABÉNS A VOCE JOBÃO E AO BRAULITO.
    REALMENTE É DE VIAJARMOS NO TEMPO E FICARMOS EMOCIONADOS, AO REVERMESMO QUE ATRAVPEÉS DE FOTOS DE GRANDES JOGADORES E DE AMIGOS, UNCLUSIVE DE ALGUNS QUE JA SE FORAM, E PARA MINHA SURPRESA, ENTRE ESSES QUE JÁ SE FORAM, VÍ RICARDO AMORIM E UM QUE JOGUEI COM ELE NO PIO XI(CEPUC), EM 1973-74 E QUE NÃO SABIA QUE JÁ SE FORA, O VEI NEM.
    AGORA UMA PERGUNTA.
    ONDE ANDA GIOTTO QUE FAZ MAIS DE 15ANOS QUE NÃO TENHO NOTICIAS DELE.

    ABRAÇOS E É DE ENCHER NOSSOS OLHOS.

    NORO PEDROSA

     
  2. JOSÉ DUARTE on 13 de abril de 2010 às 09:31

    Parabens JOBEDIS, pelo teu levantamento da história do FUTEBOL DE SALÃO em Campina GRANDE, especialmente fico feliz em rever tantos grandes jogadores que fizeram do nosso esporte na cidade ser reconhecido em todo o Brasil

     
  3. JOBEDIS MAGNO on 13 de abril de 2010 às 09:34

    PARABENS AO PORTAL PELA BONITA EDIÇÃO DO MEU TEXTO. APROVEITO PARA DIZER AO AMIGO HINORIO PEDROSA QUE NOSSO AMIGO GIOTTO TRABALHA NA CHESF E ATUALMENTE PRESTA SERVIÇO A EMPRESA EM RECIFE
    ABRAÇOS
    JOBEDIS

     
  4. Ricardo Antonio Madruga on 13 de abril de 2010 às 09:48

    Meu amigo jOBEDIS O POPULAR JOBÃO, grande e combativo JOGADOR DE ANTIGAMENTE da cidade. Voce vem fazendo faz tempo uma excelente pesquisa sobre a história do glorioso Everton e do nosso Bairro do São José, tendo inclusive feito ja a historia da igrejinha da Guia. Pois não é que agora o site RHCG resolveu destacar o seu trabalho parabens pela reportagem e a edição da matéria nota 1000000000000000000000
    Fiquei muito feliz com a reportagem, que pode ser lida e relida varias vezes que não cansa. Mas vou reproduzi-la mandar para alguns amigos espalhados no mundo. O portal RHCG será leitura obrigatória para quem se interessa pela história de Campina Grande do passado.

     
  5. Anônimo on 13 de abril de 2010 às 09:52

    Que bacana a história da fundação do futebol de salão de campina Grande, O pioneirismo e a visão do Jóbedis são admiráveis. Imagino o quanto deve ter lutado para fazer a historia do grande futebol de salão do passado de nossa cidade tão glorioso que era.
    Voces do site estão tambem de parabens.

    Fernando Liafuck Filho

     
  6. Francisco de Assis Dantas on 13 de abril de 2010 às 09:59

    Neste nova pagina do RHCG desfrutamos de uma viajem fascinante ao início da decada de 50, onde foi relatado vários acontecimentos históricos do futebol de salão de nossa cidade, dando origem a fatos que enriqueceram a história do futebol de salão na nossa grande majestosa Campina Grande. Parabens ao jobedis e site pelo excelente trabalho. Nota 10

     
  7. Francisco Urtiga on 13 de abril de 2010 às 10:07

    Pensando nessas lembranças do Jobedis sobre a memoráveis história do futebol de salão de antigamente de Campina Grande que vou comentar um pouco sobre uma prática esportiva que aos poucos está acabando em nossa cidade, quem não disputou os jogos escolares ou semana da pátria? Sei… Muitos de nós… Lembram como era gostosa e prazerosa? Eu que o diga!
    Participei muito dessas competições, onde havia uma integração em todos os sentidos, envolvia colégios, alunos e torcedores, pois a juventude ficava ansiosa para o começo desses jogos. Parabens jobão pelo excelente resgate dos jogos escolares de nossa cidade tambem

     
  8. mario vinicius on 13 de abril de 2010 às 14:24

    Além de parabenizar o autor pela excelente matéria, gostaria de chamar a atenção para um detalhe: o público presente em cada uma delas. O futebol de salão aqui em Campina Grande sempre empolgou a cidade.

    Parabéns, mais uma vez.

    Mário Vinícius

     
  9. Jonas Jose de Sá on 13 de abril de 2010 às 18:44

    Comentar? Amigo Jobão, nós temos é que agradecer Deus em primeiro lugar, e depois a você por nos dar esta oportunidade de ver a até
    se emocionar com esta relíquias.
    PARABÉNS JOBÃO.

    Abraço, Jonas Didi.

     
  10. João Mario on 13 de abril de 2010 às 18:46

    Jobedis !

    Mais uma vez parabéns, pois está realizando um sonho que sempre tive que era o resgate do nosso esporte amador !

    Tenho um sonho de materializar isso fazendo com que essas historias se encontrem no Museu do Esporte.
    Como já lhe falei, modéstia de lado, dei a sugestão a Alexandre atual secretario (amigo nosso no Tenis), para a criação do Museu do Esporte Amador no complexo Esportivo Plinio Lemos, que foi aceita de pronto,mas infelizmente deturparam a idéia e fizeram do Esporte dito profisional, que também é válido, não resta dúvidas !
    Mas está em tempo e conto com amigo para fazermos um projeto para a redenção total de todo esporte amador da nossa cidade !

    abçs
    João Mario

     
  11. Braulio Maia Junior on 13 de abril de 2010 às 18:52

    Amigo Jobão meus parabens pelo excelente artigo,passou um filme pela minha cabeça. Grandes recordações. Abraço Braulio

    Precisamos divulgar entre nossos amigos.
    Braulio Maia Junior

     
  12. Washington Pontes on 13 de abril de 2010 às 19:14

    Adorei a reportegem do futebol de salão das antigas em Campina Grande , precisamos resgatar o nosso passado glorioso com o futebol de salão alegre e bonito, com cheios s e confortaveis para que todos se sintam bem e a vontade.

    PARABENS Jobedis pelo resgate

    Washington Pontes campinense e morando atualmente
    Feira de Santana- Bahia

     
  13. José Prestes Maia on 13 de abril de 2010 às 19:25

    Agradeço a DEUS pelo privilégio de ter nascido em Campina Grande, obrigado meus pais por eu ter nascido no lugar mais abençoado do planeta terra.Minha "Rainha da Borborema, eu sinto o maior orgulho de ti, tu és tão abençoada que Deus quis eu nascesse numa linda cidade chamada Campina Grande. Hei de te amar e te defender até o meu último suspiro. Se outras vidas eu tiver (segundo a doutrina Espírita)quero novamente ser campinense, pois, ser campinense é viver uma felicidade indecifrável. TE AMO E TE AMAREI PARA SEMPRE.Como é gostoso este portal que fala do passado desta cidade que nasci e rever a belissima historia do futebol de salão do passado. Parabens ao grande Jobedis (grande jogador)
    e parabens ao site RHCG por tão bem resgatar esta grande historia

     
  14. Carla Rocha on 13 de abril de 2010 às 19:39

    Fico encantada com cada resgate que Jóbedis tras para nós internautas... Sinto-me muito feliz por saber que existe gente como ele, que por amor ao esporte e a Campina Grande nos enche os olhos e a alma com tantas lembranças boas e informações precisas e de opinião inteligente!
    Sou sua fã!!!

     
  15. Luis Carlos Cunha on 13 de abril de 2010 às 20:11

    Fantastica História do jOBEDIS, meu nome é João da Guia e morei no bairro do Jose Pineiro durante 20 anos, mas eu ficava mais no bairro do Bodocongó devido ao meu trabalho e de diversos amigos que tinha no bairro. Trabalhei tambem no comercio e frequentava o Bar Vitoria do Bairro do São José de Wamberto Pinto Rocha da Rua Lino Gomes. Ler a narrativa do Jobedis me fez voltar no tempo, os melhores anos de minha vida e no qual eu conheci o melhor amigo que que ja tive e leão do futebol de salão o famoso Jobão e meu outro amigo Madruga, que infelismente não esta mais entre nós. Obrigado por rever taantos craques da bola pesada

    13 de abril de 2010 20:07

     
  16. Wellington Medeiros on 13 de abril de 2010 às 22:39

    Ma-ra-vi-lha; fan-tás-ti-co... Falar mais o quê??? PARABÉNS.

     
  17. Ronaldo da Norbrega Tavares on 14 de abril de 2010 às 05:05

    Oi,Jobedis, parabéns pelo excelente trabalho jornalístico, estávamos
    precisando de alquem com iniciativa brilhante de resgatar a memória
    do nosso futsal,Abraços ,Ronaldo Tavares.

    Ronaldo da Norbrega Tavares (rnobregat@gmail.com)
    Enviada: quarta-feira, 14 de abril de 2010 2:41:09

     
  18. Braulio Tavares on 14 de abril de 2010 às 17:56

    Beleza de memorial. Foi uma alegria e uma grande saudade rever os nomes e os rostos dessa rapaziada, entre os quais tenho muitos amigos. Muitas noites de chuva saí do Alto Branco até a AABB para ver essa galera "comendo a bola". Saudade dos colegas que já foram - Alberto de Queiroz e Humberto "Raposeiro" de Campos... Parabéns, Jobedis!

     
  19. Anônimo on 14 de abril de 2010 às 20:38

    É de arrepiar, apesar de eu ter sido mero espectador dos grandes embates da história futebolistica de Campina. Parabéns,esse é de guardar pro resto da vida. Fa ltou o time do Santos e onêgo Carlim Anum.

    Grande abraço

    Lamarques (Macaxeira)

     
  20. Jobinho Vidal on 14 de abril de 2010 às 20:45

    Sou meio suspeito pra comentar algo de alguém q tanto admiro e de ter o privilégio de ser meu Pai. Mas não podia deixar de tecer meu comentário por esse excelente trabalho resgatando a história do futebol de salão de Campina Grande..
    Parabéns Papai!

     
  21. Martinho Farias on 14 de abril de 2010 às 21:07

    Jóbedis,

    Vejo sempre suas crônicas, suas histórias e suas alusões ao nosso bairro e a Campina Grande.
    Muitas cidades, muitas comunidades, muitos grupos de contatos, ficaram conhecidos, em função de pessoas que, de vez em quando, como você, por uma vontade da natureza, sente a necessidade de falar sobre toda a história que não foi contada.
    Vejo hoje um Jóbedis, antes, a mim comum, por ter participado na minha história, tomar esse lugar de destaque!

    Martinho

    Nota: Gostaria muito que vc elaborasse uma crônica sobre Madruga (Francisco Édson Madruga), uma pessoa que prá mim viveu muito, em seu pouco tempo de vida.

     
  22. Marcos Soares on 14 de abril de 2010 às 21:11

    Caro Jobedis,

    Muito valioso o registro que você está elaborando sobre o esporte amador de Campina Grande, resgatando a história de um passado de muito brilho que estava no esquecimento de todos nós que tivemos a felicidade de vivenciar.

    Infelizmente, naquele tempo, eu ainda não tinha o hábito de fotografar, mas muitas são as lembranças dos embates disputados, principalmente por uma equipe de futebol de salão que a AABB conseguiu formar, cujo técnico era o saudoso Alberto de Queiroz, embora guarde, ainda, muitas imagens na minha lembrança fotográfica.

    Parabéns pelo seu trabalho.
    Espero, portanto, que outros que tiveram a ventura de participar daquela época de ouro, colaborem com o seu registro histórico.

    Abraço fraterno,

    Marcos Soares

     
  23. Claudio Nobrega on 14 de abril de 2010 às 22:18

    Jobedis, foi um grande prazer em rever tantos amigos e poder falar contigo novamente, você também faz parte da história de minha vida lá no Estadual da Prata, fico feliz em ver neste site o passado do nosso esporte Campinense, mais feliz ainda em ver que participou e participa ativamente do seu desenvolvimento, como este site expressa com a humildade e naturalidade. Também tentamos fazer o mesmo na cidade que vivo e nasci e não consegui.Apesar de ficar parte do tempo fora do Brasil, eu sempre entro da internet para ver as novidades especialmente de Campina Grande onde morei por mais de 20 anos. Parabens aos responsáveis pelo site e a você Jobedis pelo belo resgate.
    Abs e saúde a você e todos familiares e amigos . Claudio Nobrega

     
  24. paulo sergio gayoso meira on 15 de abril de 2010 às 20:58

    Ao ver estas fotos,fecho os olhos e volto 40 anos atras e me vejo nas arquibancadas vendo os nossos idolos locais ali bem perto como amigos.Valeu!!!

     
  25. Anônimo on 16 de abril de 2010 às 08:50

    QUANTA SAUDADES! FUI TORCEDOR E ADMIRADOR DESTES GRANDES JOGADORES DO FUTEBOL DE SALÃO DE CAMPINA GRANDE DO MEU PASSADO E ME LEMBRO BEM DE ALGUNS DESTES TIMES DE FUTSAL. ATÉ HOJE LEMBRO-ME DOS BRILHANTES jOGADORES, SEBASTIÃO, TOINHO BURACO, MOZART ENTRE OS MAIS VELHOS E DO JOBEDIS, MARCILIO, NEGO GILSON, GIOTO, MAGO LUCIANO, CHÓ, VALDIR VENTINHA E PC. NA ÉPOCA ERA MUITO BOM ASSISTIR OS JOGOS NA AABB. UM ABRAÇO CARINHOSO PARA ESTES QUERIDOS EX - JOGADORES AINDA VIVOS, HOJE, COM CERTEZA, RESPEITÁVEIS SENHORES.

    PARABENS AO GRANDE JOBEDIS PELO BONITO RESGATE DO FUTEBOL DE SALÃO ONDE TU SE DESTACAVA COMO UM DOS MELHORES JOGADORES ENTRE ESTES CITADOS

    José Cândido MORANDO ATUALMENTE EM de Belo Horizonte MG
    Naquela época: MORAVA NO BAIRRO DA pRATA E PERTO DO ESTADUAL

     
  26. Francisco Evangelista de Sousa on 16 de abril de 2010 às 09:00

    Fico muito emocionado e feliz ao perceber que a história continua sendo um grande instrumento de encontos e reencontros.Parabéns JOBEDIS e obrigado pelo resgate tão especial do futebol de salão do passado de Campina Grande
    Cada ex-jogador ainda vivo deveriam ler, se vanglorear e se manifesta neste espaço a respeito da história deles mesmos e ver que lançaram um pouco das sementes que lançaram no futebol amador da "rainha da borborema" investiram através de seus desportista,e que muito orgulham nossa querida terra.

    Francisco Evangelista de Sousa

     
  27. FfRANCISCO DE ASSIS POLICARPO on 16 de abril de 2010 às 09:12

    Jobão não acredito é tu mesmo fiquei arrepiado com o teu resgate do futsal das antigas. Quantas saudades e quantas historias ouvi da tua valentia e garra jogando a teu respeito se metade delas for verdade..eras realmente o cara, um leão,sempre que encontrava alguem da turma do Estadual e de Campina Grande perguntava sobre onde tu andava …valeu cara gostaria muito de te encontrar com certeza atraves do site vi teu email e nos veremos…nas vezes que eu for a Campina vou te procurar um abraçao..

     
  28. Lorena Cavalcanti on 17 de abril de 2010 às 11:28

    Oie, td bom? Ei.. eu estava vendo os jogadores e papai estava no time vocês colocaram o apelido dele Cil, mas o nome dele é Altamir , depois vou mostrar p ele o resgate de futsal q vcs fizeram, ele vai ficar muito feliz, vou pegar algumas fotos do time dele escaniar e te mando tb, bjos

     
  29. Anônimo on 2 de maio de 2010 às 09:07

    Jobedis, gostei muito do seu trabalho, mas senti falta de um atleta, ESPEDITO VILAR, lembra? Não só por ser meu irmão, mas era com certeza um grande atleta e ótimo goleiro. Pensei encontra-lo nas fotos ou ao menos nos comentários. Por exemplo, Zacarias não tem foto mas está nos comentários. Alguém deve ter foto dele. Abraços. Augusta

     
  30. Ana Lúcia Matos on 8 de junho de 2010 às 16:12

    Achei o máximo as informações obtidas através deste site. Desde que vi achei maravilhoso o resgate desta bela cidade. Através dele tive a curiosidade de obter dados que me fossem apresentassem a bela cidade e seu famoso São João. Nem mesmo sabia direito onde se localizava, mas com suas informações, adorei conhecer um pouco
    deste esportes e o futebol de salão e pelo belo resgate de um dos seus craques do passado. Sei que agora está um pouco longe de minha realidade. Gostaria de levar meu esposo e filhos para um a fantástica viagem dessas e conhecer Campina Grande que me fascina. Quem sabe um dia eu não realizo meu sonho. Parabens ao escritor Jobedis por tão belo resgate

     
  31. Luiz Andrade Dias on 9 de junho de 2010 às 16:34

    Jobedis
    Provavelmente você não me conhece,mais o pouco que sei de grande zagueiro de futebol de futebol de salão,aprendi com você,na epoca que vc jogava no estadual da Prata.
    Sou do Espirito Santo e residi nos anos 60 em Campina Grande e estudei no Gigantão e assistia os jogos e vibrava com sua valentia. Atualmente trabalho em um estudio de gravação,e também em uma radio comunitária como locutor,e faço as vinhetas.

    Fiquei muitissimo feliz quando sem querer descobri o site RHCG, mais feliz ainda quando matei a saudade vendo aqueles "grandes jogadores de Campina Grande do passado incriveis" com você e aquela galera maravilhosa,não vou tomar seu tempo,foi pura emoção, tudo isso tem um valor imenso na minha vida!!! Um forte abraço,muito sucesso,e que através destas materias possamos aprender verdadeiramente como se faz uma bela historia sobre o futebol de salão!!!!!!!!! Fique com Deus. ___________________________________________________

     
  32. jobedis Magno de Brito Neves on 8 de julho de 2010 às 22:06

    Os comentários ainda estão rendendo. Que bom assim o SITE RHCG fica movimentado. Particularmente eu teria ainda muita coisa pra contar sobre o Futebol de salão que daria um livro e tenho mais coisa mesmo para falar dos tempos passados. Puxo pela memória. E, ela vem ainda aos poucos. Mas para salvação da pátria e alegria geral do povo temos as colaborações diretas e indiretas. Diretas pelos comentários e envio de material novo. No momento estando tendo a grata surpresa em se deparar com tantos votos de parabens e belas palavras. Onde estes talentos estavam escondidos? E entre rimas e trovas eles estão soltando suas loas por aqui. E assim nos divertimos um pouco. Realmente por esquecimento mesmo esqueci de citar um grande goleiro do passado o grande Expedito, fica assim, registrado o pedido do anô nimo torcedor e irmão do mesmo.

    As contribuições indiretas e os temas sugeridos nos comentários e as fotos que estou gentilmente recebendo futuramente colocaremos aqui de conformidade com os responsáveis pelo site.

    Sem mais delongas obrigado a todos que mandaram suas mensagens.

     
  33. H. Racine on 12 de julho de 2010 às 07:02

    O nome do jogador que fazia parte do time dos caçadores é Toinho de Nydia que também era cunhado de Marcos Araken(falecido)e por acaso é meu tio!Hahahhahah.... O nome Toinho de Nydia é por causa da minha avó que se chamava D.Nydia.

     
  34. H. Racine on 12 de julho de 2010 às 07:03

    O nome do jogador que fazia parte do time dos caçadores é Toinho de Nydia que também era cunhado de Marcos Araken(falecido)e por acaso é meu tio!Hahahhahah.... O nome Toinho de Nydia é por causa da minha avó que se chamava D.Nydia.

     
  35. H. Racine on 12 de julho de 2010 às 07:03

    O nome do jogador que fazia parte do time dos caçadores é Toinho de Nydia que também era cunhado de Marcos Araken(falecido)e por acaso é meu tio!Hahahhahah.... O nome Toinho de Nydia é por causa da minha avó que se chamava D.Nydia.

     
  36. Anônimo on 19 de julho de 2010 às 23:53

    Antonio Carlos(Toinho de Nydia)
    Meu amigo vöce quase me mata aqui no Maranhão, que materia Jobedis, parabens, vöce me fez voltar aos bons tempos de Campina Grande, e ainda trazendo emoções fortes, boas, como rever os amigos e saudosas, em saber da ida de outros grandes amigos que vivemos tantos momentos bons, li e vou contiuar lendo RHCG porque viajo com tantas boas recordações volto a um passado cheio de alegria e saber que nossa terra tem passado presente e futuro brilhante, um abraço.

     
  37. Anônimo on 20 de julho de 2010 às 23:35

    Antonio Carlos(Toinho de Nydia)

    Olha Jobedis quando escuto hoje locutores e comentaristas esportivo de Globo Bandeirantes etc, usando termos que foram criados por nós, como trairagem, migué, bola cheia, é que sinto o quanto tinhamos iniciativas para estimular a prática esportiva, porque agente jogava e brincava após os jogos de uma forma que que a rivalidade dentro de campo se transformava em boas e grandes amizades, vi a matéria do Everton, que materia, vi amigos como Som, Fernado Canguru, Amigo, Sabara, vöce e tantos outros que gostaria de relatar pois assim como seu adversário, pois eu jogava no Belenenses da Conceição, Caçadores e Sucata futebol de salão e no Palmeiras pelo campeonato amador, más tive o privilegio de estar ao seu lado quando defendiamos em categorias diferentes o Estadual da Prata o nosso saudoso gigantão. Por onde anda Roberto Guarabira, Oberon, Mosaniel(nenen),Fuba(Foclórico),Edvaldo Moraes(Peba)e tantos outros que terei o maior prazer em reencontra-los, estou aqui no Maranhão a vinte e quatro anos, claro que visito Campina Grande, más devido o tempo ser curto, não vejo todos os amigos, vou ao Choop do Alemão, Miura que li a materia sobre a aposentadoria de Valmir, Bar do Cuscus, Bar do Quincas no Alto Braco, saio tentando revelose tenho que me contentar com o que consigo, pois é meu amigo, vöce foi e é muito feliz em resgatar essa historia tão verdadeira e bonita, e sua atitude deixa honrados todos os Paraibanos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, como sempre tive o orgulho de ser de Campina Grande, hoje mostro aos amigos que conquistei aqui no Maranhão o que vivi na minha tão querida cidade, mais uma vez um grande abraço, e estenda atodos os meus conteraneos, e quando for ai que seja em um futuro proximo, farei uma visita mais demorada ao Bairro São José, onde tenho muitos amigos e parentes.

     
  38. Jobedis Magno de Brito Neves on 16 de setembro de 2010 às 10:14

    Estou de volta para agradecer as inúmeras mensagens que alguns deixaram no RHCG e no meu email. Penso que ultrapassou todas as minhas espectativas que tinha quando abracei este projeto de resgatar a historia do futebol de salão de Campina Grande. Dentro dos meus limitados conhecimentos de informática e do pouco tempo que a minha vida profissional me permite e em muitas vezes em detrimento da minha vida pessoal, tentei manter a historia a fiel e com algumas dinâmica, o que tem permitido um elevado número de visitas um pouco espalhadas pelo mundo. Espero que continuem a participar como até aqui e que possam ir dando novas idéias para juntar ás que já vou tendo projetadas para a próxima etapa da historia do futebol de salão 3º parte.Obrigado a todos os que têm participado e espero que este espaço continue a ser um ponto de encontro e de boa disposição. Obrigado pelas mensagens de carinho! È muito bom saber que podemos contar com o apoio de vocês em cada historia e fotos que o Site coloca no ar. Qualquer pergunta é só deixar uma mensagem aqui no blog ou no meu email jobedismagno@hotmail.com, que logo em seguida eu volto com as respostas.
    Abraços a todos
    Jobedis

     
  39. jobedis Magno de Brito Neves on 5 de novembro de 2010 às 09:58

    Resposta a alguns comentários

    O irmão de um grande goleiro Expedito Vilar cobra que eu não citei o seu irmão como grande jogador acho que o mesmo não leu o texto inteiro pois está citado sim conforme o topico de Goleiros: Garrincha, Tom, Mozart, Humberto de Campos, Zacarias, Expedito, Mario José, Alberto, Carlindo, Cizinho, Renan, Chó, Janduy, Lucélio, Ademildo, Beron, Belo Madalena, Luciano Sodré, Ricardo entre outros.

     
  40. do Luiz Antônio Dantas. on 11 de janeiro de 2011 às 17:59

    Quem não se lembra, não tem tempo pra viver, já disse alguém mais instruído. De repente as empoeiradas peladas do campinho vêm à nossa mente, com sabor de clássico, disputadas em intermináveis partidas das peladas.
    Lindo este resgate do futebol de salão do passado de minha cidade linda Campina Grande. Essas lembranças vão criando teias de aranha na cabeça. Alguém precisa arejar de novo - e você ta aí pra isso. né mesmo?
    De repente, estamos sessentões, com três safenas no peito, principalmente pra fazer o coração agüentar mais um pouco e
    acumular mais saudade. É a vida, meu caro Jobedis. Com seu preço e, principalmente, ter você como cronista - de um tempo recente (foi ontem, né?).
    Enquanto revejo estes grandes jogadores do passado de nossa cidade e saborear cada letra e gozar cada palavra, fica um abraço e um agradecimento.

    Vi pedaços da cidade do passado no RHCG. Eu gosto de ler e gosto de ver, especialmente, a produção que resgata a memória. Sucesso!
    Luiz Antônio Dantas.

     
  41. Severino Evangelista de Sousa on 1 de abril de 2011 às 06:07

    É interessante como certas coisas passam a fazer parte da vida da gente. Na minha vida entraram o Treze Futebol clube, e, incrivelmente, o portal RHCG também está integrado a deste do primeiro acesso. Aprendi a acessar todos os dias. Quando, por qualquer motivo deixo de ler as materias meu dia não foi bem encerrado. Aproveito esta oportunidade para cumprimentar este cronista jobedis pelo belo resgate do futsal...ficou excelente. Parabéns!!!

     
  42. Zeca on 17 de janeiro de 2012 às 20:37

    Achei o site maravilhoso.A oportunidade que nos dá de relembrar os bons tempos e rever amigos e os times de futebol daquela época foi muito bom.Fiz parte do time de futebol infantil da AABB em que Alberto de Queirós era o técnico.Este time era quase imbatível. Somente quem rivalizava conosco era o time infantil do Treze. Naquela época nascia uma geração de craques do salão.

     
  43. Zeca on 17 de janeiro de 2012 às 20:50

    Sinto orgulho de ter feito parte e convivido com aquela geração do infantil da AABB e do Treze.Nestes times surgiram uma geração de craques do salão, tais como Giotto,Tiquinho,Buel,Sandoval,
    Chiquinho,Tom,nego Gilson,Geraldo,Chó,Evandro, entre outros, que brilharam nas quadras nos anos seguintes nos campeonatos, jogos colegiais,universitários e outros

     
  44. Charles Ferreira on 28 de abril de 2012 às 01:33

    Parabéns pelo excelente arquivo. Gostaria de saber se você possuem fotos das melhores equipes de futebol de salão de 1980-1990? Grato

     
  45. Patricia Isabella on 5 de agosto de 2012 às 12:05

    PARABÉNS PELA POSTAGEM, MAS SENTI FALTA DE UM NOME: JOÃO DA PENHA, FOI TÉCNICO NA DÉCADA DE 80 E ARBITRO DE FUTEBOL DE SALÃO. LEMBRAM-SE?
    INFELIZMENTE FALECEU EM 1985, VITIMA DE ANEURISMA CEREBRAL.
    MARCOU A HISTORIA DO FUTSAL EM CAPINA GRANDE.

     
  46. Unknown on 7 de agosto de 2015 às 23:58

    Revendo essas postagens....fotos,faz parte de minha história,jogos estudantis na AABB,como torcedor apenas,nossos ídolos,tantos rostos juvenis conhecidos,meu irmão Alberto(goleiro do Treze e da Seleção de 67),companheiros de EB Braulito,Mário,Tadeu, o velho Braulio Maia,quantas recordações felizes!
    Cinco décadas de História tão bem contadas,nossa história.

    Braulio José Tavares

     
  47. Unknown on 26 de dezembro de 2020 às 16:40

    Gostei muito deste momento de relembrar os velhos amigos da época -times de futebol de
    salão de campina grande, ao mesmo tempo fico triste por não esta meu nome, nos times do
    TREZE e SANBRA e depois fui ser árbitro da Liga de futebol e salão junto com João de Penha(falecido), Chagas e EU(antônio Urtiga)fui mora em manaus(41 anos) hoje morando
    aqui em campina grande.

     
  48. Unknown on 26 de dezembro de 2020 às 17:00

    Do Antonio Norberto Urtiga, Em tempo relembro que joguei no AUTO ESPORTE DA LIBERDADE, REAL MADRI DA O DOM BEZERRA, SANBRA E IPELSA.
    lembro quem apitou jogo de de entrega de faixas ao CAMPINENSE X contra o PALMEIRAS de São Paulo, Eu(URTIGA) na manha de um sábado em 1973, no ginásio Cesar Ribeiro.

     
  49. Unknown on 18 de novembro de 2021 às 12:14

    Hoje estou morando na minha cidade de Campina Grande, morei 41 anos em Manaus/AM.
    TENHO SOUDADES DOS AMIGOS DA EPOCA QUE JOGUEI futebol de salão, futebol de pelada(auto
    esporte da liberdade e outro times como tambem fui arbrito da LCF e Salão.
    Um abraço do Urtiga.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br