Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


A imagem acima, captada pelo fotógrafo campinense José Cacho, fornecida gentilmente por José Ezequiel Barbosa Lopes, responsável pelo Blog Tataguassu, de História Queimadense, remete-nos à fachada lateral do Colégio Imaculada Conceição, o Colégio das Damas, nos Anos 40. Nota-se a inexistência do prédio dos Correios ao seu lado, uma vez que mesmo só fora inaugurado em 1950.

O Colégio Imaculada Conceição foi fundado, em Campina Grande, no dia 1º de março de 1931, por solicitação do Arcebispo D. Adauto de Miranda Henriques. O nome foi uma homenagem à santa padroeira da nossa cidade, Nossa Senhora da Conceição. As fundadoras foram as irmãs  Dominique, Alice, Livine e Martina, da Congregação das Damas da Instrução Cristã. A casa onde ficaram instaladas (a mesma instalação mostrada na foto), “era pobre, de biqueira, sem água e sem luz. Um antigo depósito de algodão ao lado, foi dividido com tabiques onde funcionaram as primeiras salas de aula”
 
Abaixo, o contraponto visual da mesma paisagem em foto do nosso acervo, atualizada do ano de 2010:

Fonte Consultada:
Site Colégio CIC Damas-CG (www.cicdamas.com.br)

2 comentários

  1. Alek on 11 de abril de 2010 às 14:09

    Parabéns pelo blog Manneh... é sempre um deleite vir aqui e me encantar com as histórias de Campina, cidade que adotei, depois de mais de 20 anos passados aqui...abraços,Lek.

     
  2. Unknown on 3 de junho de 2019 às 17:10

    Estudo lá, e é simplesmente um sonho... um verdadeiro modelo de tradição.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br