O Bar Macaíba localizava-se na Rua Maciel Pinheiro, segundo seu endereço, nº 135, seria o prédio onde hoje é a Loja Esplanada, próximo à esquina com a Rua Semeão Leal.
Era um estabelecimento tradicional da época áurea da Rua Maciel Pinheiro e suas adjacências. O bar era de propriedade dos irmãos Francisco e Assis Macaíba, figuras conhecidíssimas, detentores de uma freguesia privilegiada, dentre eles: Elpídio de Almeida, Félix Araújo, Severino Cabral e Plínio Lemos.
O local era ponto de divertimento e entretenimento, uma vez que além das refeições servidas, haviam mesas de sinuca, das quais, segundo Ronaldo Dinoá, destacava-se como maior jogador de bilhar da cidade, o popular Alonso Sapateiro.
“Ah, quantas saudades do Bar Macaíba, da cozinheira Júlia, com seus tira-gostos famosos, dos seus freqüentadores[...]. O carnaval era a atração máxima da Maciel Pinheiro e, por tudo isso, o bar se preparava para a maior feste de nossa cidade, naquele tempo, Papai Noel e o Rei Momo tinham de passar pelo Macaíba, até porque a rua tinha como uma das suas principais atrações o famoso bar!”
Ronaldo Dinoá, em “Campina Grande, Ontem e Hoje!”
Comercial do “Bar Macaíba”, publicado no extinto jornal O Rebate,
em 04 de Outubro de 1956.
em 04 de Outubro de 1956.
Fontes Consultadas:
Jornal "O Rebate", de 1956 (MHCG);
DINOÁ, Ronaldo. "Campina Grande, Ontem e Hoje!"
Este comentário foi removido pelo autor.
Vejam essa música, um frevo em homenagem à famosa bebida servida no Bar Macaíba:
https://www.youtube.com/watch?v=iwrHBd_mrAg