Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


O Bar Macaíba localizava-se na Rua Maciel Pinheiro, segundo seu endereço, nº 135, seria o prédio onde hoje é a Loja Esplanada, próximo à esquina com a Rua Semeão Leal.

Era um estabelecimento tradicional da época áurea da Rua Maciel Pinheiro e suas adjacências. O bar era de propriedade dos irmãos Francisco e Assis Macaíba, figuras conhecidíssimas, detentores de uma freguesia privilegiada, dentre eles: Elpídio de Almeida, Félix Araújo, Severino Cabral e Plínio Lemos.

O local era ponto de divertimento e entretenimento, uma vez que além das refeições servidas, haviam mesas de sinuca, das quais, segundo Ronaldo Dinoá, destacava-se como maior jogador de bilhar da cidade, o popular Alonso Sapateiro.

“Ah, quantas saudades do Bar Macaíba, da cozinheira Júlia, com seus tira-gostos famosos, dos seus freqüentadores[...]. O carnaval era a atração máxima da Maciel Pinheiro e, por tudo isso, o bar se preparava para a maior feste de nossa cidade, naquele tempo, Papai Noel e o Rei Momo tinham de passar pelo Macaíba, até porque a rua tinha como uma das suas principais atrações o famoso bar!”
Ronaldo Dinoá, em “Campina Grande, Ontem e Hoje!”

Comercial do “Bar Macaíba”, publicado no extinto jornal O Rebate,
em 04 de Outubro de 1956.


Fontes Consultadas:
Jornal "O Rebate", de 1956 (MHCG);
DINOÁ, Ronaldo. "Campina Grande, Ontem e Hoje!"

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br