Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?



(por Jônatas Rodrigues)

A montagem em 3D trata-se da antiga Usina de beneficiamento ARAÚJO RIQUE & CIA, de grande memórias. Pertencia a família Rique, tendo seu Diretor-Chefe o importante empresário Sr. João Rique.

A usina beneficiava o algodão e fabricava óleo proveniente do caroço do "Ouro Branco". Foi introduzida em Campina Grande no ano de 1925, onde estendeu seu raio de ação por quase toda a Paraíba, possuía diversas filiais nos municípios do interior paraibano como Itaporanga, Catingueira, Patos, São Mamede, Taperoá e Uiraúna. 

A Araújo Rique & Cia, em 1937 adquiriu sua prensa hidráulica, equipamento de grande porte que era de fabricação alemã da marca Lindemann & Schnitzer, que tinha a capacidade média para prensar 25 fardos horários, com cerca de 35 toneladas de algodão diária. Seus armazéns tinham capacidade de armazenar cerca de 40.000 sacas frouxas de algodão, o que tornava uma das maiores e mais modernas do Nordeste. 

Nos anos cinquenta sofreu um grande incêndio em suas dependências. A antiga usina se localizava na Rua Miguel Couto, próxima ao Açude Velho, atualmente no local da antiga Araújo Rique & Cia, está localizada a revendedora de automóveis Cavesa.

O prédio da montagem foi construído em estilo Art D'ecó em meados da década de trinta. A arte gráfica foi desenvolvida no Google Sketch up 8, neste mês de junho de 2013. 

Powered by Issuu
Publish for Free
Nossos agradecimentos ao Colaborador Jônatas Rodrigues pela gentileza em nos enviar a arte acima.

4 comentários

  1. Jônatas Rodrigues Pereira on 29 de junho de 2013 às 09:36

    A ARAÚJO RIQUE & CIA FOI SEM SOMBRA DE DÚVIDA UMA DAS MAIS IMPORTANTES BENEFICIADORAS DE ALGODÃO DA PARAÍBA. FOI UMA DAS PRIMEIRAS A SE INSTALAR NA CIDADE E UMA DAS MAIS INFLUENTES NO RAMO. BONS TEMPOS EM QUE CAMPINA GRANDE ERA CONHECIDA COMO A "LIVERPOOL BRASILEIRA", DEVIDO A RIQUEZA DO "OURO BRANCO". AGRADECIMENTOS JÔNATAS RODRIGUES PEREIRA, COLABORADOR.

     
  2. Ronaldo Andrade Rique on 4 de setembro de 2016 às 12:18


    Sem dúvidas foi um grande marco na época, recordo-me bem, pois brinquei muito nas dependências da fábrica, acompanhando o trabalho do meu saudoso avô João Rique

     
  3. Danilo da Escóssia on 17 de junho de 2021 às 14:09

    Saudades pois também tive momentos de alegrias nas dependências a fábrica como chamávamos, pois meu avô trabalhava lá Olívio Rique

     
  4. Unknown on 17 de junho de 2021 às 14:59

    Verdade Olivio era irmão do meu avo João Rique recordo-me bem dele pela semelhança fisica com meu avo. Sua casa que tinha um enorme pé de fruta pão ficava na mesma rua que a do meu pai que por sua vez pertenceu ao meu tio Newton. Caso não esteja enganado a rua chama-se João Tavares.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br