O simpático casal, artesanalmente desenvolvidos em espigas de milho, com o passar dos anos foram batizados como "Milharildo" e "Sabugilda" e transformados em mascotes oficiais d' O Maior São João do Mundo.
A dupla sempre estava presente nos folders publicitários porém, inexplicavelmente, esses personagens se perderam em algum ponto pretérito da nossa História, sendo substituídos por logomarcas pontuais, modificadas ano à ano.
Sabugilda e Milharildo: Arte do Cartunista William |
*** *** *** ***
Muito pontual a contribuição de François Tabosa que nos informa uma curiosidade sobre a autoria da obra original, utilizada no folder acima:
"Professora Terezinha é a autora desta obra. Ensinava no Instituto Nordeste no Alto Branco. Se bem me lembro é anterior a 1984. Ela criou porque era professora de Educação Artística, fui aluno dela em 79 e 80 e 81, ela expôs o trabalho em algum evento, dai fizeram algumas alterações. A obra dela era bem acabada. Infelizmente não tenho mais contato com ela, lembro que ela morou no alto branco em frente a uma antiga creche em uma rua paralela a Av. Canal, na altura do clube Ipiranga."
Porque não tentar resgatar estes símbolos de nossa festa maior? Ainda temos tempo....
Professora Terezinha é a autora desta obra. Ensinava no Instituto Nordeste no Alto Branco. Se bem me lembro é anterior a 1984. Ela criou porque era professora de Educação Artística, fui aluno dela em 79 e 80 e 81, ela expôs o trabalho em algum evento, dai fizeram algumas alterações. A obra dela era bem acabada. Infelizmente não tenho mais contato com ela, lembro que ela morou no alto branco em frente a uma antiga creche em uma rua paralela a Av. Canal, na altura do clube Ipiranga.
Toda abertura do São João é assim uma expectativa e tome forró...
Solicito a alguns dos senhores informar se o Instituto Nordeste era uma escola pública ou particular, e se existia em Campina Grande no ano de 79 alguma escola pública com este mesmo nome. Grato.
O Instituto Nordeste era uma escola particular, localizado no bairro do Alto Branco na rua Estelita Cruz, próximo a Estelac Leal. Criei uma comunidade no Orkut (quando o usava) para encontrar antigos amigos. Estudei lá no ano de 80, 81 e 84 e 85, ela já existia no ano de 79, grande parte dos alunos eram bolsista ou meio-bolsistas filhos de funcionários da extinta Walig Nordeste. Dona Arlinda Era a Diretora e o então Pe. Lourildo Soares da Silva era o diretor, havia uma certa ligação com o Integrado da FURNe (hoje CCJ da UEPB), provavelmente por conta da diocese de Campina Grande ser dona dos prédios que abrigavam as escolas. Não sei que ano o instituto encerrou suas atividades.