“Grande festa nordestina
Forró a cada segundo
Vamos fazer em Campina
O maior São João do Mundo”
(Ronaldo Cunha Lima)
Iremos contar aqui, neste pequeno especial, algumas curiosidades do período de 1983 a 1986, que fez com que a festa de Campina Grande mudasse o calendário turístico do Estado.
Em que pese à importância do Parque do Povo na construção do evento, Campina Grande sempre teve um São João forte, chegando Luiz Gonzaga a afirmar em entrevista a TV Borborema, que o forró tinha nascido aqui em Campina Grande (utilizem nosso mecanismo de busca para escutar a entrevista).
Clubes como Caçadores, Gresse, Campestre, Campinense Clube e até mesmo o velho Ypiranga, fizeram eventos juninos antológicos, além é claro, do São João de rua, das Quadrilhas juninas e dos movimentos culturais em geral, que traziam uma grande animação a cidade.
Todavia, o evento São João em Campina tomou um novo rumo a partir de 1983, aproveitando-se o espaço de um "Palhoção", criado pelo ex-prefeito Enivaldo Ribeiro, no local em que hoje se encontra o Parque do Povo. No vídeo abaixo, feito pela TV Itararé e apresentado por Pollyane Mendes, Eraldo César e Margarida Motta Rocha, narram esses primeiros eventos pré-parque do povo:
A festa seria denominada “Maior São João do Mundo”, caindo logo na graça popular. Desta forma, acabaria sendo escrita no calendário da Embratur em 1984.
Ronaldo Cunha Lima abrindo o festejo de 1984
No ano de 1985, com a criação da casa de shows “Forrock”, Campina Grande teve a oportunidade de receber grandes shows. Por outro lado, o Palhoção do Centro Cultural era amplamente utilizado pela prefeitura, como pode ser visto abaixo em fotos do Diário da Borborema:
O Palhoção
É dessa época também, a famosa música do artista Capilé, que se tornou uma espécie de hino do evento “Maior São João do Mundo”, lançado em compacto:
Cliquem abaixo e escutem os temas do disco:
Seria necessário agora, um local aberto para que o “povão” se aproximasse da festa, ou seja, o foco do evento seria o de atingir todas as classes sociais. Foi então que surgiu a Pirâmide e o próprio Parque do Povo, projetado pelo arquiteto Carlos Alberto de Almeida, que na época recebeu o nome de “Forródromo”.
Etapas da Construção da Pirâmide:
“Campinenses, declaro aberto o festejo junino do ‘Maior São João do Mundo’, que fazemos em Campina Grande. Declaro inaugurado o Parque do Povo, obra monumental e multifuncional, construído com recursos próprios do município”, disse o prefeito Ronaldo Cunha Lima em 1986, quando inaugurava o “Quartel General do Forró”.
Imagens da Inauguração do Parque do Povo:
Não é preciso dizer, que o evento se tornou um sucesso, além de servir de exemplo para as várias festas juninas do país, que procuraram imitar o modelo campinense. Em 1986, diversas redes de televisão se interessaram, talvez atraídas pela curiosidade, em mostrar reportagens sobre o acontecimento fazendo com que a festa de Campina Grande ficasse conhecida em todo o Brasil, sendo este fato, um dos motivos que consolidaram o evento como a maior festa junina do país.
Parque do Povo em 1986
Fontes Utilizadas:
-Diário da Borborema (fotos-preto e branco)
-TV Itararé (vídeo-reportagem)
-www.forroemvinil.com (Áudio de Capilé)
-Acervo de Welton Souto Fontes (foto do Parque do Povo em 1986-cor)
-Comunidade de Campina Grande no Orkut (foto da placa-cor)
Que acervo maravilhoso. Salve Campina e seu grande São João.
Vida longa a esse blog e que os que fazem não desanimem e nos brindem com os maravilhosos textos e fotos.
Minha primeira visita ao Parque do povo aconteceu em 1989. Nessa época um pout-pourri com Os Três do Nordeste foi a sensação do São João daquele ano. Um verdadeiro "forró de raíz", sem comparação com o forró de hoje, o forrobrega.
Sinto um orgulho tremendo de falar da minha cidade, abençoada e protegida por DEUS, composta de uma paisagem linda, capaz de brilhar os olhos de que vê. O Parque do Povo construído pelo poeta Ronaldo Cunha Lima, que revela o aconchego e o carisma da cidade. Povo humilde e batalhador e totalmente acolhedores.... sem dúvidas um otimo lugar para levar a familia para um passeio e lazer, tranquilidade, livrar-se da monotomia, da agitação dos grandes centros... uma verdadeira terapia
Para mim estes foram os melhores anos! Não havia tanta violência como de uns tempos para cá.Saíamos da faculdade diretamente para o parque do povo, saudades!!!
A TV PB fez uma entrevista com Ronaldo exibida após sua morte, ele contando como foi que tudo começou.
No you tube ENTREVISTA RONALDO ele conta detalhes sobre O MAIOR JOÃO DO MUNDO
Neste mesmo ano já morava na casa da minha Tia PENHA na Av. Assis Chateaubriand no bairro da liberdade. a CAMPANHA de doutor RONALDO pelos bairros também participei, bastante POPULAR e tudo era assim mesmo um terreno baldio central. Nos primeiros anos FOI UM PAVILHÃO com Bandeirinhas plástico, apresentação de quadrilhas, o som era de CARRO DE SOM.
Gostaria de ver o poema que ronaldo escreveu e está na placa de inauguração
Importante destacar que o famoso Forródromo, mais popularmente conhecido como “Pirâmide do parque do povo”, inicialmente deveria representar o símbolo maior do São João, uma grande fogueira, contudo, aos olhos da população, a construção monumental logo ganhou o apelido de pirâmide.
Opa