Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Hoje tivemos a grata surpresa de receber mais algumas fotos antigas para o acervo do blog. O colaborador Antônio Everson Pombo de Farias nos enviou 5 imagens datadas dos anos de 1974 e 1975. As fotos e os textos abaixos são de autoria de Antônio Everson:

FOTOS 001 E 002 – CASTELO DA PRATA 1974


AS FOTOS MOSTRAM AS NOSSAS ESCAPADINHAS DO ESTADUAL DA PRATA PARA O ENTÃO MISTERIOSO “CASTELO DA PRATA”. REZAVA A LENDA DA ÉPOCA QUE O SEU CONSTRUTOR O SR. RAIMUNDO VIANA, TERIA SONHADO QUE MORRERIA SE CONCLUISSE A CONSTRUÇÃO. O CASTELO ERA A CONSTRUÇÃO MAIS IMPONENTE DAQUELA ÁREA (POR TRÁS DO GIGANTÃO), MANTEVE-SE INACABADO POR DÉCADAS E FOI LAMENTAVELMENTE DEMOLIDO EM 2008.

FOTOS 003 E 004 – AEROPORTO JOÃO SUASSUNA 1975 - BOEING 737 200 – SUPER ADVANCED


AS FOTOS MOSTRAM O PIONEIRISMO DE CAMPINA GRANDE, QUE PASSAVA A RECEBER VÔOS REGULARES A JATO, BEM ANTES QUE CAPITAL DO ESTADO. É INTERESANTE VER NA FOTO 003 COMO ERA O “TERRAÇO DO AEROPORTO”; AS AERONAVES FICAVAM TÃO PERTO, QUE IMPREGNAVAM AS NOSSAS ROUPAS COM O CHEIRO DE QUEROSENE DE AVIAÇÃO.

FOTO 005 – ESQUÍ AQUÁTICO NO AÇUDE VELHO – 1975



A FOTO MOSTRA A SURPRENDENTE PRÁTICA DE ESQUI AQUÁTICO NO AÇUDE VELHO, EM MEADOS DA DÉCADA DE 1970. NOTA-SE NA FOTO A CONSTRUÇÃO DA ÁREA ONDE VIRIA A SER O  BAR 2002, GRANDE POINT DA JUVENTUDE DA ÉPOCA. A IMAGEM NOS DÁ UMA IDEIA DE COMO AQUELA ÁREA PODERIA SER MELHOR CUIDADA E UTILIZADA PARA O LAZER DA NOSSA POPULAÇÃO.

Nós que fazemos o "RHCG", ficamos maravilhados com tamanhas preciosidades. Esta última foto, do Açude Velho é surpreendente. Esperamos que mais leitores do blog se sintam estimulados a nos mandar mais fotos, ou mesmo vídeos e áudios.

7 comentários

  1. Odair Fonseca on 31 de julho de 2010 às 19:17

    Grandes raridades. Saudades de minha juventude.

     
  2. Jobedis Magno de Brito Neves on 1 de agosto de 2010 às 08:26

    Vendo estas antigas fotos de Campina Grande eu não podia deixar de fazer um comentário. As fotos são lindas e expressam bem as coisas boas de nossa cidade de antigamente. Mas confesso que os politicos da cidade e os orgãos publicos de preservação dos monumentos historicos nada fizeram para conservar alguns monumentos historicos da nossa historia. Fico muito chateado e triste quando penso que muita coisa boa foi esquercida e pouco quase nada foi preservado. Os nossos casaroes, antigas pracas e monumentos. A primeira fotos de antigos alunos do Estadual da Prata e seus fardamentos de caqui que maravilha essas fotos!!!!!! Eu estudei no Estadual da Prata e visitei este Castelo muitas vezes com antigos colegas do Gigantão. Vivi esta epoca, parabens ao RHCG e ao autor das fotos, foi fantastico e importantissimo na valorização da nossa cultura.
    Um abraço

     
  3. Anônimo on 1 de agosto de 2010 às 12:30

    Já assisti um filme antigo sobre Mônaco, esta última imagem do Açude Velho é identica a algumas imagens do filme. Como parecia pela imagem, ser limpa a água do açude nos anos 70. A impressão que fica é que essa área poderia ser o grande point da cidade. Falta investimento para isso.

     
  4. glaucio f. de lima RJ on 5 de agosto de 2010 às 14:43

    nasci na bela vista,que vista bela que eu via la do alto, uma delas era o castelo da prata,
    que eu via com outros olhos; olhar de espanto e medo, face o misterio que a tudo envolvia,no entanto a brincar no seu interior com os colegas, o meu olhar se transformava num sonho real, onde eu esquecia o medo e vivia a realidade de ser rei por um dia ,sentindo-me dono de toda aquela fortaleza, inacabada, mas que eu completava no meu reinado entre meus suditos. sonho que acabava, com aproximaçao do anoitecer , noite que rondava nossas imaginaçoes, e depressa, abandonava-mos o reduto de sonhos, quando eu perdia a majestade por um dia...mesmo que a especulaçao e o progresso interronperam meu sonho,ele jamais vai apagar-se na minha mente. pois se nao sou mais rei, A RAINHA continua no alto da sua majestade, a zelar pela memoria de todos seus filhos, que como eu,UM DIA TAMBEM JA FOI REI.

     
  5. Anônimo on 13 de agosto de 2010 às 08:34

    Potencial do Açude Velho ignorado.

     
  6. Anônimo on 18 de dezembro de 2012 às 20:31

    Uma época de Campina Grande que poucos conhecem e tiveram a oportunidade e o prazer de viver, eu me chamo Felipe e tenho 15 anos, infelizmente não pude viver essa época, deve ter sido uma Campina Grande muito divertida e mais bem cuidada.
    Eu estou amando o Blog e me encantando com as histórias, eu tenho uma sugestão para vocês, eu acho que deveria ter uma página do Blog lá no facebook, iria ser muito mais legal e acessível.
    Obrigado e parabéns pelo blog.

     
  7. Anônimo on 18 de dezembro de 2012 às 20:31

    Uma época de Campina Grande que poucos conhecem e tiveram a oportunidade e o prazer de viver, eu me chamo Felipe e tenho 15 anos, infelizmente não pude viver essa época, deve ter sido uma Campina Grande muito divertida e mais bem cuidada.
    Eu estou amando o Blog e me encantando com as histórias, eu tenho uma sugestão para vocês, eu acho que deveria ter uma página do Blog lá no facebook, iria ser muito mais legal e acessível.
    Obrigado e parabéns pelo blog.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br