(CLIQUE NA FIGURA PARA AMPLIAR)
Contando com a cortesia do nosso amigo Rau Ferreira, editor do Blog História Esperancense (http://historiaesperancense.blogspot.com), hoje postamos a reprodução da primeira página do jornal oficial do Estado da Paraíba, "A União", edição de 19 de Agosto de 1937.
Era época da Interventoria Federal com de Argemiro de Figueiredo ocupando o cargo de governador do Estado, nossa cidade esteva no enfoque econômico central ainda vivendo o auge da cultura algodoeira e a manchete principal tratava do Sistema de Abastecimento d'Água de Campina Grande, problema que sempre se buscou uma equacionalização com medidas tomadas no início do Século XX.
Campina Grande tem sua História e seu destino de crescimento todo condicionado à disponibilidade de agua potável indispensáveis à sua sobrevivência como cidade e, conseqüentemente dos seus habitantes. Alguns açudes foram construidos para tentar sanar o problema e que atendessem à crescente demanda d’água dos campinenses. Para sanar e atender ao crescimento vertiginoso da cidade, a solução mais duradoura na época foi trazida por Argemiro de Figueiredo, em 1939, com a construção de uma adutora vindo da cidade de Areia do Açude Vaca Brava, minorando as necessidades d’água de cidade deste periodo. O problema era que Campina Grande continuava a crescer e a adutora de Vaca brava ja não atendia a contento toda cidade. Que só foi solucionada com a construção da barrragem de Boqueirão que abastece a cidade até hoje.