Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

A produção do Programa Diversidade, da TV Itararé, em mais uma investida sobre o resgate Histórico campinense, entrevistou Hugo Felinto, bisneto do entusiasta pelo desenvolvimento da nossa cidade, o comerciante de algodão Alvino Pimentel.

Pimentel era natural de Alagoas, aportou na Rainha da Borborema e tornou-se um abastado exportador de algodão na época áurea da cultura algodoeira e detinha relações estreitas com grandes personalidades políticas do Brasil. Entre eles, o ex-presidente JK, o qual recebeu e hospedou o mesmo em sua confortável residência situada na Rua Getúlio Vargas, quando o mesmo visitou Campina Grande pela segunda vez, para inauguração da Adutora de Boqueirão, atendendo ao famoso pedido de Alvino: "para mim não quero nada, mas para Campina Grande peço uma adutora".

O livro "Folclore Político", de Sebastião Nery, reúne uma série de contos que foram absorvidos pela História de políticos brasileiros. Entre estes contos, na seção dedicada ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, encontramos a seguinte narrativa:

"Candidato a presidente, hospedou-se em Campina Grande, na casa do coronel Alvino Pimentel, industrial e homem refinado. Tratou JK como um rei: queijos da França e caviar da Rússia. Cinco anos depois, no fim de seu mandato, Juscelino retornou a Campina Grande para inaugurar o serviço de água, promessa de campanha. Quando a porta do avião abriu, a primeira pessoa que apareceu lá embaixo foi um senhor de cabelos brancos. Chamou Abelardo Jurema:

- Quem é aquele de cabelos brancos ali no pé da escada?
- É o compadre Alvino, onde o senhor se hospedou.
Juscelino desceu sorrindo, os abraços abertos:
- Coronel Alvino, e os queijos?"

Hugo Felinto, produziu o curta "Compadre Alvino" como resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Arte e Mídia, da UFCG e o Programa Diversidade apresentou o arcabouço da obra através da entrevista exibida, a qual reproduzimos abaixo:



Fontes:
Diário da Borborema
Jornal da Paraíba (Coluna de William Tejo)
"Folclore Político" Sebastião Nery

2 comentários

  1. Adriano on 17 de julho de 2010 às 10:23

    Parabéns a ele por esse documentário. Toda iniciativa em se resgatar a história daqueles que fizem Campina, grande, merece aplausos.

     
  2. My Life on 5 de setembro de 2012 às 21:12

    Em nome da família Alvino Pimentel, agradeço a homenagem pelo seu trabalho em nossa cidade, Campina Grande. Abraços, Cristina Agra Pimentel.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br