Pode não parecer mas, a imagem acima é uma foto captada no ano de 1940, do acervo do Museu Histórico de Campina Grande, que mostra parte da Rua Maciel Pinheiro, mais precisamente a antiga Praça Epitácio Pessoa.
Os edifícios vistos ao centro da imagem são o Pavilhão Epitácio e, vizinho, o Sobrado de Cristiano Lauritzen. Ambos ainda existentes, porém, escondidos atrás do Edifício do Livro, onde funcionava a Livraria Pedrosa.
Não sei se é aqui que eu devo postar isso mas solicito que a equipe do "Retalhos Históricos de Campina Grande" Verificassem o email para contato.
A Rua Grande, ou Maciel Pinheiro, era o epicentro de Campina Grande. Nela morava a maior parte da elite política, proprietária e comercial da cidade, até pelo menos meados dos anos 30. Ali também estavam localizados, desde as décadas iniciais do século XX, o primeiro cinemas e teatro,a feira, retretas, footings, procissões e corsos carnavalescos também eram ali realizados.Esse território lindo da cidade conheceu o seu algoz no final de 1935. Vergniaud Wanderley que mandou mandou derrubar tudo. A praça e as casas de campinenses ilustres. Esta bela foto ficou apenas na memoria fotografica da cidade. Um pena!!!!!!!!!!!!!!!
Na grande reforma, que mudou totalmente o aspecto da Maciel Pinheiro, assobradando-a e dando-lhe novo alinhamento, feito pelo prefeito Vergniaud Wanderley, a praça [Epitácio Pessoa] desapareceu. Realmente um pena
Marquinhos Sanfoneante,Se você quis dizer disponibilizassem, eis: retalhoscg@hotmail.com