A propaganda abaixo é do antigo Cine-Capitólio, que tanta emoção e divertimento trouxe ao povo de Campina Grande e até mesmo, das cidades vizinhas. A imagem abaixo, publicada em jornais antigos, possivelmente é do período entre 1951 a 1959.
O filme em cartaz no Capitólio era "Tripoli" do ano de 1950, que teve a direção de Will Price. Do gênero aventura, tratava-se do combate a piratas na Costa da Califórnia-EUA por parte de tropas americanas.
Olhando o cartaz me sinto menino outra vez! Eu me esquecia do tempo olhando os cartazes dos cinemas. Imaginava um filme, muitas vezes diferentes, mais emocionantes e exitantes que a realidade, inspirado pelas imagens tão sugerentes dos cartazes. Que filmes maravilhosos os das décadas dos 40/60,quando brilhava a genialidade, o "savoir-faire" de atores e diretores sobre a frieza da atual técnologia...
Alguém teria alguma foto de uma daqueles cartazes que eram colocados amarrados nos poste em lugares estratégicos da cidade? Era feitos manualmente e eram muito interessantes como arte popular.
Estes cartazes existem até hoje,anunciando shows de forró ao invés de filmes.
No passado eles eram confeccionados no próprio cinema que tinha uma oficina e pintores só para fazer esse trabalho.
Alguns realmente eram bem talentosos, como é o caso de "seu" Antônio Cotó que trabalhou como cartazista do Capitólio(fez um cartaz do filme "O ébrio" muito elogiado pela perfeição)e depois do Cine Arte de Zé Pinheiro do exibidor Expedito Costa(o cinema ficava na Campos Sales,logo no inicio da rua onde existe hoje um mercadinho.)
Gente, os comentários dessa postagem já são uma informação espetacular e um presente para os leitores e admiradores desse site, como eu. Parabéns, amigos.
Trabalhei com o sr expedito costa e conheci esse grande pintor e acompanhei a exibicao do filme o ebrio sou sou sobrinho do expedito moro hoje em sao paulo mas minha familia mora em campina meu tel e 11953933440