Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

A relação de Luiz Gonzaga com Campina Grande sempre foi intensa, com o "Rei do Baião" declarando várias vezes ao longo de sua carreira, o amor e o respeito pela Rainha da Borborema. Gonzagão se apresentou inúmeras vezes em Campina, seja em shows políticos, seja em shows de lançamentos de seus discos. Luiz eternizou em sua voz, o clássico "Tropeiros da Borborema", considerada por muitos como a música mais bonita que fala sobre Campina Grande.

 Propaganda de show de Gonzagão em Campina em 1985

Luiz Gonzaga entre o final dos anos 70 e começo dos 80 do século passado, concedeu a Chico Maria da TV Borborema uma entrevista para o programa "Confidencial". Na entrevista, Luiz disse uma frase bastante emblemática sobre a relação do forró com Campina Grande: "Campina Grande sempre foi meu chamego! Aqui começou a História do Forró... aqui começou a história dos oito baixos. [...] Qual é o sanfoneiro de boa estirpe que não vai amar Campina Grande?!". Pois bem, através da colaboração de "Sr. Barreto", conhecido colecionador de Campina Grande, disponibilizamos abaixo este raríssimo áudio:


O programa "Confidencial" já foi alvo de postagem do blog RHCG. A matéria pode ser acessada através de pesquisa em nosso mecanismo de busca.

Um grande espetáculo na casa de shows Spazzio em Campina Grande, em outubro de 1988, marcou os cinqüenta anos de carreira artística de Gonzagão. Muitos artistas, na maioria nordestinos, participaram do evento, entre os quais Fagner, Elba Ramalho, Nando Cordel, Alcymar Monteiro, Capilé, Jorge de Altinho, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Pedro Sertanejo, Zé Américo, Manassés, Borel, Valdomiro Moraes, Waldonys e o filho Gonzaguinha. Andando de muletas e mesmo debilitado em virtude de uma operação para a retirada de água na pleura, o ''Rei do Baião'' assistiu ao espetáculo e cantou, sentado numa poltrona, alguns dos seus maiores sucessos.

O velho "Lua" falou o seguinte desse show: "Sábado agora, eu botei cerca de vinte mil pessoas no Spazzio, uma verdadeira festa, muito bonita, feita especialmente pra mim. Estavam lá Fagner, Elba Ramalho, Genival Lacerda, Gilberto Gil, Dominguinhos, Alcimar Monteiro que tá indo muito bem, Jorge de Altinho... "

Mesmo com uma qualidade de imagem precária, mostramos abaixo aos nossos visitantes, momentos desse histórico show, que foi o último de Gonzagão em Campina Grande. Pela importância desse show, no mínimo esse registro se existir em boa qualidade, deveria ser colocado a disposição dos fãs em DVD.


Luiz Gonzaga viria a falecer em 2 de agosto de 1989, na cidade de Recife-PE. Campina Grande não poderia deixar de prestar-lhe homenagens e além do "Museu Luiz Gonzaga", localizado na Rua Presidente Costa e Silva n° 1304, Bairro Santa Rosa, uma estátua foi erguida ao lado do Açude Velho, conforme pode ser vista abaixo:



9 comentários

  1. igor lira on 11 de agosto de 2011 às 21:22

    gostaria de saber se tem mais alguma entrevista do programa CONFIDENCIAL, apresentado por Chico Maria, obrigado.
    Ass. Igor Lira, neto de "chico"

     
  2. igor lira on 11 de agosto de 2011 às 21:23

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  3. Adriano on 12 de agosto de 2011 às 07:27

    Infelizmente não Igor, é o nosso único registro.

     
  4. Paulo Gomes on 24 de novembro de 2011 às 17:06

    Ainda hoje não entendo porque tanta "louvação" a este personagem. O amor dele por nossa e por outras terras, estava vinculado apenas ao cachê que lhe pagavam (e regiamente) por cada apresentação. Reconheço o seu valor enquanto cantor e músico nordestino e não pelo seu "amor" por nossa terra a ponto de figurar em um monumento ao lado de um verdadeiro expoente da terra. Coisas de Campina Grande, que como ouvia dizer em minha infância, sempre foi "madastra" para seus filhos e mãe para os de outras origens. Duvido muito que na terra deste cidadão façam algum dia uma homenagem semelhante.

     
  5. Blog RHCG on 24 de novembro de 2011 às 17:34

    O Vereador Inácio Falcão tem um Projeto de Lei tramitando na Câmara Municipal onde propõe apostar uma estátua de Marinês nesse espaço no Largo do Açude Velho (Parque Vergniaud Wanderley). Ela pode ser mais uma forasteira, como Jackson ou Luiz mas, fora criada desde criança aqui e elevou o nome de Campina Grande por toda a sua vida! Torçamos para que outros artistas locais recebam o mesmo prestígio.

     
  6. Paulo Gomes on 25 de novembro de 2011 às 16:44

    Marinês merece, mereceu em vida, e sempre merecerá de todos nós Campinenses todas as honrarias. O que questiono não é a origem de cada pessoa, mas acima de tudo, a vinculação com a nossa terra. Marinês, Rosil, Hilton Mota e tantos outros, tem até mais direito de serem chamados de campinenses de que outras pessoas que nasceram fisicamente nesta terra. Eles são campinenses por opção, os outros por imposição cármica. Os verdadeiros campinenses merecem todo o nosso reconhecimento, independente da localidade onde tenham aportado neste mundo de Deus.
    Aguardamos ansiosos esta justa homenagem à saudos Marinês.

     
  7. Valfrêdo Farias on 3 de junho de 2012 às 23:37

    Que diferença de hoje em dia. Um show no Spazzio com esse pessoal todo. Nos nossos dias, o negócio é nivelado por baixo, com bandinhas de forró sem expressão e muito menos representatividade.

     
  8. Anônimo on 19 de outubro de 2012 às 23:19

    Eu estive lá. estive neste dia.

     
  9. Unknown on 19 de fevereiro de 2014 às 10:45

    LETRA E MÚSICA "CELSO LUZ

    "AMOR E LUA"(NO PULSAR DO CORAÇÃO): CELSO LUZ

    ESTRELAS NO MAR
    E DO CÉU A BRILHAR
    ILUMINADO O NOSSO AMOR
    CONVIDADO TODOS PRA DANÇAR

    NESSA LINDA MELODIA
    QUE GONZAGÃO ABENÇOOU
    CANTO PRA LUA TODO DIA
    A DECLARAR O MEU AMOR

    TEM JEITO NÃO, TEM JEITO NÃO
    FAZ PARTE DO MEU DESEJO
    O FOLE É MEU CHAMEGO
    NO PULSAR DO CORAÇÃO

    TEM TOQUE DE ZABUMBA SAPECANDO BEIJOS
    E O MEU SERTÃO A BRILHAR
    OS ANJOS BAILANDO NO CÉU
    E GONZAGÃO TIROU O CHAPÉU
    ;
    é só ver no youtube ........http://youtu.be/Ea3yyOy65rc

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br