Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


No último dia 06 de Março postamos um trecho do programa Autoshow VDCar; o quadro apresentado por Flávio Evangelista, que trouxe uma matéria sobre a loja Noujabib e dois modelos Ford-T mantidos em seu galpão sob sua conservação.

Um leitor anônimo do BlogRHCG deixou o seguinte comentário:


"Uma curiosidade: o Ford T conversível aparece no filme "Menino de Engenho", filmado aqui na Paraíba em 1965, dirigido por Walter Lima Júnior. O carro foi emprestado pelo cônsul Noujaim para as filmagens na região de Pilar e adjacências. Outro detalhe: no filme quem dirige o carro é Wilson Maux (já falecido) que fazia o papel (uma ponta) de um usineiro que queria comprar o engenho Santa Rosa(e terminou comprando)."

Seguindo a dica do leitor, fomos em busca do trecho citado do filme e, eis que selecionamos a participação do saudoso Wilson Maux no filme Menino de Engenho, de 1965, na cena citada com o FORD T retratado por Flávio Evangelista na loja do Cônsul Joseph Noujaim.





Comentário anônimo: "O filme "Menino de Engenho" começou a ser produzido em 1965 (produção de Glauber Rocha que era cunhado de Walter Lima então casado com a atriz Anecy Rocha irmã de Glauber), mas só foi filmado e exibido em 1966. O filme teve uma "avant-première" no cine Municipal de João Pessoa e só depois entrou em cartaz no Capitólio. A sessão de gala em Campina foi promovida pelo critico Wills Leal, que tinha feito a mesma promoção em JP."

Cartaz original do filme, lançado em 1970

5 comentários

  1. jose targino neto on 13 de março de 2015 às 09:02

    wilson é o motorista ou é o passageiro?

     
  2. walmir chaves on 13 de março de 2015 às 12:31

    Wilsom Maux é o comprador da fazenda. A voz não é a dele. O som deve ter sido gravado nos studios, no Rio de Janeiro e lhe dublaram. Geraldo del Rei esteve numa festa na casa de Noujaim onde estavamos nosso grupo TUC e falamos de Teatro e lhe levamos para conhecer o Teatro Municipal. Naquele momento era o ator mais famoso do Brasil pois tinha feito antes o "Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha...

     
  3. Anônimo on 13 de março de 2015 às 19:03

    Corrijam por favor a legenda do cartaz, o filme foi lançado em 1966, não em 1970 como está.
    Muito obrigado.

     
  4. Anônimo on 13 de março de 2015 às 22:51

    Na verdade Maux é o passageiro do carro.
    O motorista é o gringo sócio dêle na usina.
    Além de Geraldo del Rey, a presença do grande Rodolfo Arena fazendo o papel do coronel dono do engenho.

     
  5. Anônimo on 15 de março de 2015 às 11:21

    Quantas Lendas!
    Zé Lins do Rego,a várzea do Paraiba,Ford T,Joseph Noujain,Wilson Maux vestido de guarda-pó...

    Braulio José Tavares

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br