Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Os raros registros abaixo, fazem parte da publicação "Campina Grande - um centro comercial do Nordeste" de 1963 e foi enviado ao RHCG por Saulo Araújo:









A publicação de 1963 fala ainda de uma paixão dos campinenses à época, os famosos bingos:

"No entanto, é o bingo o jogo que reúne maior assistência. Os grandes bingos são patrocinados pelos clubes em festas, bailes e "brincadeiras dançantes". Toda espécie de prêmios é posta a sorteio, por meio de cautelas que podem ir de 40 a 2.000 cruzeiros. Certos bingos, detão concorridos, são feitos em estádios, onde acorrem milhares de pessoas, de todas as classes sociais. Há inclusive ônibus especiais de outras cidades, que chegam para o bingo. Anotamos chapas de caminhões, jipes e ônibus de Guarabira, Aracozi, Rio Tinto, Patos, Mossoró (R.G.N.),Sapé, João Pessoa, Recife, Natal. Os estádios ficam repletos, o povo transborda no gramado. Há bingos cujos prêmios são cartelas de outros bingos. Os prêmios são aparelhos domésticos, jipes, automóveis, caminhões, ônibus etc. São sorteados em cada bingo, às vezes, mais de 3 veículos. Quase toda semana ocorrem estes sorteios. Nos grandes bingos, a cidade fica praticamente vazia".



Em nossa fanpage do Facebook, temos um album com algumas imagens de "Bingos" realizados em Campina Grande, para acessar é só clicar AQUI.

6 comentários

  1. Saulo Araujo on 31 de março de 2015 às 09:06

    Gostaria de saber que rua é a da foto que tem a legenda "Habitação típica...". E também a da foto seguinte, "uma luxuosa residência..."

    Alguém sabe?

     
  2. walmir chaves on 31 de março de 2015 às 12:53

    Lembro-me de um bingo, no Açude Velho, na frente de S. Vicente, num sábado de noite.(Ano 67/68) Sorteavam 4 jeeps e antes de sair um premio, um caminhão que estava entre o povo, acendeu as luzes e o motor. O povo se assustou e saiu correndo todo o mundo. No domingo de manhã fizeram outro sorteo com so a metade dos assistentes. Houve suspeitas de que era uma fraude...

     
  3. Anônimo on 31 de março de 2015 às 18:13

    Eu lembro desse bingo, era chamado de "O show do século".Evidentemente que existia fraude.
    Muita gente foi atropelada e perdeu objetos por causa da correria da multidão.
    O caso obteve tanta repercussão na cidade, que quando alguém aparecia com um relógio novo no braço - por exemplo- alguém dizia: "achasse no bingo de São Vicente foi?"

     
  4. Anônimo on 1 de abril de 2015 às 21:01

    O jingle radiofônico que anunciava esse bingo dizia assim:

    Coral: "O Show do Século a você eu lembro"

    Coral 2: "No fim do ano, 29 de dezembro!"

    Locutor: "São oito carros! Esteja lembrado!"

    Corais encerrando: "Você será o beneficiado!"

    Diz a lenda que foi uma motoneta Zundap( uma espécie de cinquentinha daquele tempo) que um cara ligou no meio da multidão, o motor de 2 tempos deu um "tiro" antes de pegar e a massa/boiada estourou na carreira.Grande parte caiu dentro do açude velho, mas ninguém morreu.
    Bons tempos.

     
  5. Anônimo on 2 de abril de 2015 às 12:30

    O grupo que gravou o jingle era chamado de "Trigêmios Vocalistas".
    A versão da Zundap confere, foi realmente o estouro do motor que provocou o estouro da boiada.

     
  6. Anônimo on 19 de novembro de 2015 às 23:10

    vcs poderiam postar matérias da época relatando esse episódio do Açude Velho. O acervo do Diário da Borborema já está disponível para consulta na UEPB.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br