O Programa Autoshow VDCar, exibido pela TV Borborema no último dia 1º de Março/2015, produzido pelo estúdio ArtCom, teve uma reportagem curiosa e cheia de saudosismo levada ao ar por Flávio Evangelista, também colaborador do BlogRHCG.
Trata-se da visita à empresa Noujaim Habib, antiga revendedora Ford que por mais de 50 anos comercializou veículos e peças de reposição da marca em Campina Grande. A visita às instalações é uma verdadeira viagem no tempo!
A empresa ainda conserva em seu interior uma mobília de época e, para a alegria dos apaixonados por carros, também conta com a presença de duas das maiores raridades automobilísticas da cidade em seu galpão: dois veículos, modelo Ford-T, fabricados nos anos de 1917 e 1922!
Cliquem abaixo e curtam essa maravilhosa viagem ao passado!
Agradecimentos especiais à:
TV Borborema
ArtCom Studio Digital
Flávio Evangelista
Vinheita RHCG: Trigueiro Jr
Belos carros.
Fui vizinho de rua durante muitos anos do Sr. Noujaim Habib e seu filho, Carlos Noujaim, infelizmente ambos falecidos. Na década de 70, carlinhos, como o chamava, uma vez por ano tirava estes carros da loja para uma volta pelo centro da cidade, a criançada da rua saia de bicicleta atrás do carro, era uma farra.
Adorei o programa!
Lembro-me dessas relíquias quando a comcessionária da Ford, Noujaim Habib S. A. ainda funcionava da Rua João Pessoa. Depois mudou-se para suas novas instalações na esquina da Rua Iremar Vilarim Meira com a Rua João Suassuna. O curioso para mim, é que a primeira vez que eu viajei de automóvel foi exatamente a bordo de um Ford T 1929, de carona, entre as Fazendas Icó e Aguas Pretas no município de Pocinhos, Pb., por volta de 1943 ou 1944 quando Pocinhos ainda era distrito de Campina Grande. Todas as vezes que eu vias os fordinhos do Noujaim me recordava desse saudoso detalhe. Parabens pela postagem!
Uma curiosidade: o Ford T conversível aparece no filme "Menino de Engenho" filmado aqui na Paraíba em 1966, dirigido por Walter Lima Júnior.
O carro foi emprestado pelo cônsul Noujaim para as filmagens na região de Pilar e adjacências.
Outro detalhe: no filme quem dirige o carro é Wilson Maux(já falecido)que fazia o papel(uma ponta)de um usineiro que queria comprar o engenho Santa Rosa(e terminou comprando0.
Só uma correção: o filme "Menino de Engenho" é de 1965.
Outra curiosidade: na "avant-première" mundial no Cine Capitólio, os atores principais chegaram no cinema a bordo deste carro.
Fantásticas lembranças. Campina Grande, a eterna terra do "já foi". Ja foi isso, já foi aquilo....hoje ja era.
Bela reportagem!
Saudade dos amigos Noujain,
corrijam se estou enganado,esses carros desfilaram no Centenário de Campina não?
Braulio José Tavares
O filme "Menino de Engenho" começou a ser produzido em 1965(produção de Glauber Rocha que era cunhado de Walter Lima então casado com a atriz Anecy Rocha irmã de Glauber), mas só foi filmado e exibido em 1966.
O filme teve uma "avant-première" no cine Municipal de João Pessoa e só depois entrou em cartaz no Capitólio.
A sessão de gala em Campina foi promovida pelo critico Wills Leal, que tinha feito a mesma promoção em JP.
A data exata de pré-estreia mundial no cine Municipal de João Pessoa, foi 3 de janeiro de 1966.
Oitocentas pessoas foram convidadas.
O governador do estado era Pedro Gondim.